Imagine as cenas: Cena 1 - Você já salvou várias vezes um documento e deu um problema técnico qualquer (pau!). O problema danificou todo o ...
Imagine as cenas:
 | Cena 1 - Você já salvou várias vezes um documento e deu um problema técnico qualquer (pau!). O problema danificou todo o conteúdo mas você só notou depois que salvou várias vezes por cima do arquivo já gravado. (A vida é feita de recomeços... :-P) Cena 2 - Você está programando, editando uma imagem, projeto ou ainda criando uma página web. A certa altura você se arrepende das últimas modificações e gostaria de voltar duas gravações atrás. (Já falei dos recomeços? :-P) |
Se você quer se prevenir desses cenários e ainda documentar a evolução de seus projetos uma boa solução é o software gratuito FileHamster. Uma ótima alternativa a softwares corporativos pagos (como o MS SourceSafe, Borland StarTeam ou IBM Rational ClearCase) ou frewares de difícil configuração (como o CVS).
|  |
Pequeno TutorialApós a instalação (exige .Net framework 2.0), ele o conduzirá por um assistente para criar uma nova biblioteca. Essa biblioteca (library) é um arquivo que constituirá um repositório único para guardar as diversas versões dos artefatos.
 | Indique o local da library e, na próxima tela, digite o nome que aparecerá na árvore. |
Indique o drive e diretório onde ela será criada e, após sua criação, bastará clicar com o botão direito sobre seu ícone e indicar um diretório (
Add Directory watch) ou arquivo (
Add File watch) a ser incluído na biblioteca.
Em seguida será aberta uma caixa de diálogo perguntando se deseja controlar tudo (
Watch Everything) ou seguir algum tipo ou padrão (por exemplo, você poderá controlar apenas páginas HTML colocando: *.htm) ou ainda escolher que ele solicite o que fazer a cada modificação detectada (possui ainda outras opções avançadas, que devem ser exploradas com o uso).
Finalmente, o FileHamster pedirá que você indique os diretórios e arquivos que inicialmente comporão a biblioteca.
Pronto! A partir daí a cada mudança em um arquivo ou diretório gerenciado pelo FileHamster surgirá uma nova entrada na árvore de monitoramento permitindo que se retroaja a edições anteriores com um clique, além de permitir a inclusão de comentários e que se marque quais versões serão preservadas e quais serão descartadas no futuro.
Ele ficará sempre a um clicar de distância na bandeja do sistema (com o ícone de um incansável hamster em sua roda azul.)
É realmente muito útil, espero que curta. ;-)
Link:
FileHamster