Os objetivos educacionais e a taxonomia de Bloom

A taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como taxonomia de Bloom, é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos...

A taxonomia dos objetivos educacionais, também popularizada como taxonomia de Bloom, é uma estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais. Foi resultado do trabalho de uma comissão multidisplinar de especialistas de várias universidades dos EUA, liderada por Benjamin S. Bloom, na década de 1950.


Apesar de já haver revisões da proposta original (questionando, entre outras coisas, a questão hierárquica) a taxonomia de Bloom serve para guiar a elaboração e a classificação do objetivos educacionais orientando, entre outras ações, o desenho instrucional dos treinamentos.

A classificação proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios:
  • Cognitivo, abrangendo o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades intelectuais;
  • Afetivo, abrangendo a forma como se lida com os problemas emocionalmente, como: sentimentos, valores, entusiasmo, motivação e atitudes.
  • Psicomotor, abrangendo as habilidades motoras em termos de velocidade, precisão, distância, procedimentos ou técnicas de execução.
Cada um destes domínios tem diversos níveis de profundidade de aprendizado. Por isso a classificação de Bloom é denominada hierarquia: cada nível é mais complexo e mais específico que o anterior. O terceiro domínio não foi terminado, e apenas o primeiro foi implementado em sua totalidade.

Assim, nesse artigo, vamos analisar mais detidamente o Domínio Cognitivo, que é o mais frequentemente usado nas avaliações.

O Domínio Cognitivo subdivide-se em seis categorias. Cada categoria segue uma linha hierárquica que, geralmente, exige que o indivíduo domine a anterior antes de atingir a próxima desejada. Portanto, tratam-se de processos intelectuais cumulativos, no quais uma categoria em um nível inferior oferece o suporte a uma próxima categoria de nível superior.

De acordo com Rodrigues Júnior (1997, apud Barros,2008), cada categoria pode ser, assim, definida:

1. Conhecimento: Nessa categoria, agrupam-se os processos que requerem que o indivíduo reproduza com exatidão uma informação que lhe tenha sido dada, seja ela uma data, um relato, um procedimento, uma fórmula, ou uma teoria.
Amostra de verbos:
  • Escreva
  • Liste
  • Rotule
  • Nomeie
  • Diga
  • Defina
2. Compreensão: Essa categoria é a primeira que requer elaboração (modificação) de um dado ou informação original. A elaboração ainda não será de complexidade elevada; o indivíduo deverá ser capaz de usar uma informação original e ampliá-la, reduzí-la, representá-la de outra forma ou prever conseqüências resultantes da informação original.
Amostra de verbos:
  • Explique
  • Resuma
  • Parafraseie
  • Descreva
  • Ilustre 
3. Aplicação: É a categoria que reúne processos nos quais o indivíduo transporta uma informação genérica para uma situação nova e específica.
Amostra de verbos:
  • Use
  • Compute
  • Resolva
  • Demonstre
  • Aplique
  • Construa
4. Análise: Processos dessa categoria caracterizam-se por separar uma informação em elementos componentes e estabelecer relações entre eles. Entre outras coisas, o processo de Análise pressupõe identificar aspectos centrais de uma proposição, verificar a sua validade, dos mesmos, constatar possíveis incongruências lógicas.
Amostra de verbos:
  • Analise
  • Categorize
  • Compare
  • Contraste
  • Separe 
5. Síntese: É a categoria que representa processos nos quais o indivíduo reúne elementos de informação para compor algo novo que terá, necessariamente, traços individuais distintos.
Amostra de verbos:
  • Crie
  • Planeje
  • Elabore hipótese(s)
  • Invente
  • Desenvolva
6. Avaliação: Representa os processos cognitivos mais complexos. Basicamente, o processo de avaliar consiste na confrontação de um dado, de uma informação, de uma teoria, de um produto etc., com um critério ou conjunto de critérios, que podem ser internos ao próprio objeto da avaliação ou externos a ele.
Amostra de verbos:
  • Julgue
  • Recomende
  • Critique
  • Justifique
    A hierarquização entre os dois últimos níveis das categorias do domínio cognitivo da taxonomia de objetivos educacionais não são consenso, ensejando uma discussão sobre a importância maior entre o ser criativo e o ser crítico, porém são considerados os dois mais altos níveis de desenvolvimento intelectual.

    Exemplos de questões de concurso público
    segundo o nível do domínio cognitivo (Barros, 2008).
    A exigência dos níveis 5 e 6 da Taxonomia de Bloom é essencial para quem deseja desenvolver habilidades intelectuais, que levem a uma resolução criativa de problemas diversos e complexos, os quais em muitas situações ainda não se apresentam de forma familiar ao indivíduo, que deve ser capaz de identificá-los e, se possível, antecipar-se aos fatos, encontrando as soluções mais adequadas (DAVIDSON; BALDWIN, 2005 apud Barros, 2008).

    É importante que os objetivos educacionais reflitam o nível de conhecimento desejado para os alunos dos cursos. Assim, o planejamento e o desenho instrucional poderá ser elaborado e executado adequadamente de forma a atingir tais objetivos. A taxonomia de Bloom tem sido um modelo hierárquico seguro, com algumas ressalvas, para determinarmos em qual nível se encaixam as metas almejadas de modo que podemos estabelecer um protocolo comum aos envolvidos nas atividades educacionais.


    Para usuários do Moodle:

    Veja o Guia para as Ferramentas do Moodle (tradução. Revisitado 2014)  para auxiliar na escolha das ferramentas pelos objetivos.

    [Via BBA]

    Comentários

    Nome

    A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
    false
    ltr
    item
    Brasil Acadêmico Draft: Os objetivos educacionais e a taxonomia de Bloom
    Os objetivos educacionais e a taxonomia de Bloom
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgF-ob32sl0chvLZm0Vquielytg1BppxCRGw5Ppx4NmxNtgyEWYflMaAJuucgUxTNDATzhyhqoZMpejIuSyLmMX-9YtcoDW-LGycmHnOouim3JjZZ_MwT_mYQ2P8nNulSNeOkxC9_RoN5c/s1600/coruja.jpg
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgF-ob32sl0chvLZm0Vquielytg1BppxCRGw5Ppx4NmxNtgyEWYflMaAJuucgUxTNDATzhyhqoZMpejIuSyLmMX-9YtcoDW-LGycmHnOouim3JjZZ_MwT_mYQ2P8nNulSNeOkxC9_RoN5c/s72-c/coruja.jpg
    Brasil Acadêmico Draft
    https://draftbracad.blogspot.com/2014/04/os-objetivos-educacionais-e-taxonomia.html
    https://draftbracad.blogspot.com/
    http://draftbracad.blogspot.com/
    http://draftbracad.blogspot.com/2014/04/os-objetivos-educacionais-e-taxonomia.html
    true
    7742307559183522523
    UTF-8
    Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy