Software educativo online ensina a identificar quadro respiratório de bebês prematuros. O e-Baby, foi desenvolvido pela pesquisadora Lucian...
Software educativo online ensina a identificar quadro respiratório de bebês prematuros.
O e-Baby, foi desenvolvido pela pesquisadora Luciana Mara Monti Fonseca da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP para treinar profissionais da saúde que trabalham em unidade neonatal.
Tudo começou em 2009 quando em seu trabalho de doutorado, a professora Luciana investiu no desenvolvimento, validação e uso de tecnologias educacionais para a educação em saúde resultando no site de avaliação clínica do bebê prematuro Semiologia e semiotécnica do recém-nascido pré-termo (SSRNPT).
Mas os estudo evoluíram e a professora resolveu tornar o conteúdo do site mais dinâmico, e otou pela ferramenta educativa virtual Serious Game para criar o e-Baby, um jogo de aprendizado por computador. O novo game educativo foi a base de seu trabalho de pós-doutoramento realizado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Portugal, entre outubro de 2011 e outubro de 2012.
Ela garante que a ferramenta torna o aprendizado mais flexível, atrativo e interativo.
O jogo utiliza tecnologia digital interativa para formação e ensino, que inclui simulações. No caso do “e-Baby”, o design é emocional, simulando o ambiente de uma incubadora, e o usuário realiza a avaliação clínica da respiração do bebê prematuro.
Funciona assim, após a apresentação do caso, o jogador deve escolher as opções do menu inferior onde, por exemplo, o ícone de um olho representa o exame visual. Ele apresenta fases, onde cada uma delas exibe um quadro com níveis de complexidade crescente de comprometimentos respiratórios. Além disso, conta com chat e fórum.
Os estudos da pesquisadora acerca das novas ferramentas de ensino mostraram que o desempenho do estudante é melhor com o uso das tecnologias integradas, comparando com os modelos que usam ensino virtual isolado ou o modelo tradicional de ensino.
Ela acredita que os resultados devem proporcionar novos estilos de aprendizagem aos estudantes.
Tanto o site de avaliação clínica do bebê prematuro, software SSRNPT, quanto o serious game, e-Baby, podem ser acessados livremente.
Fonte: e-Baby, Agência USP [Via BBA]
O e-Baby, foi desenvolvido pela pesquisadora Luciana Mara Monti Fonseca da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP para treinar profissionais da saúde que trabalham em unidade neonatal.
Tudo começou em 2009 quando em seu trabalho de doutorado, a professora Luciana investiu no desenvolvimento, validação e uso de tecnologias educacionais para a educação em saúde resultando no site de avaliação clínica do bebê prematuro Semiologia e semiotécnica do recém-nascido pré-termo (SSRNPT).
Mas os estudo evoluíram e a professora resolveu tornar o conteúdo do site mais dinâmico, e otou pela ferramenta educativa virtual Serious Game para criar o e-Baby, um jogo de aprendizado por computador. O novo game educativo foi a base de seu trabalho de pós-doutoramento realizado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Portugal, entre outubro de 2011 e outubro de 2012.
Ela garante que a ferramenta torna o aprendizado mais flexível, atrativo e interativo.
As simulações permitem a máxima aproximação à realidade encontrada em uma unidade neonatal; o que possibilita ao estudante um treinamento mais adequado da avaliação clínica da oxigenação de um segmento populacional de risco, o bebê prematuro.
Professora Luciana Mara Monti Fonseca
O jogo utiliza tecnologia digital interativa para formação e ensino, que inclui simulações. No caso do “e-Baby”, o design é emocional, simulando o ambiente de uma incubadora, e o usuário realiza a avaliação clínica da respiração do bebê prematuro.
Funciona assim, após a apresentação do caso, o jogador deve escolher as opções do menu inferior onde, por exemplo, o ícone de um olho representa o exame visual. Ele apresenta fases, onde cada uma delas exibe um quadro com níveis de complexidade crescente de comprometimentos respiratórios. Além disso, conta com chat e fórum.
Os estudos da pesquisadora acerca das novas ferramentas de ensino mostraram que o desempenho do estudante é melhor com o uso das tecnologias integradas, comparando com os modelos que usam ensino virtual isolado ou o modelo tradicional de ensino.
Finalizamos todas as fases propostas para o pós-doutorado em Portugal e fomos além, pois alavancamos um novo projeto, em parceria com a equipe europeia, que continua o estudo, testando o e-Baby em dispositivos móveis, o mobile-learning.
Ela acredita que os resultados devem proporcionar novos estilos de aprendizagem aos estudantes.
Tanto o site de avaliação clínica do bebê prematuro, software SSRNPT, quanto o serious game, e-Baby, podem ser acessados livremente.
Fonte: e-Baby, Agência USP [Via BBA]