Você já deve provavelmente ter ouvido falar que no Youtube é possível assistir a vídeos em 3 dimensões usando óculos especiais (tipo aqueles...
Saiba também que você pode criar os seus próprios vídeos tridimensionais. Entenda como funciona e faça suas imagens saltarem da (ou afundarem na) tela.
Os cinemas agora passaram a exibir mais frequentemente filmes em três dimensões. Nas salas stadium do Cinemark foi muito interessante poder assistir "A Era do Gelo 3" ou "Monstros X Aliens". Nada comparável a uma sala de projeção da iMax. Mas já sinaliza uma tendência que pode decretar que finalmente os filmes em 3D chegaram para ficar.
Talvez por isso, o YouTube implementou uma forma bem interessante de permitir que os seus usuários façam seus próprios filmes em três dimensões. Embora ainda experimental (o Google e seus betas :-P), essa ferramenta funciona bem e pode ser estimulante explorar essa nova possibilidade.
O princípio é até simples. Para que você tenha a sensação de que uma imagem é tridimensional (como no mundo real) e não uma imagem em duas dimensões (como um desenho em um papel) é necessário fazer com que a imagem que chegua em um olho seja diferente da imagem do outro olho (diferente no sentido de que é registrada sob outro ponto de vista).
Nosso cérebro consegue perceber a profundidade através da combinação de ambas as imagens. Algo que, segundo especialistas, ele normalmente aprende a fazer na infância.
Assim, existem várias técnicas para conseguirmos obter isso, desde projetores independentes, até tela de matriz ativa que envia imagens diferentes cada vista em ângulos distintos (as salas de cinema hoje usam óculos com lentes polarizadas e projetores especiais).
Uma técnica bem popular é a que usa um filtro de cor nas lentes dos óculos (geralmente vermelho e azul, pois essa cores estão próximas das extremidades do espectro da luz visível) de forma que certas cores da imagem sejam filtradas para cada um dos olhos e assim percebemos uma versão da imagem diferente em cada olho. É com base nessa técnica (e algumas variantes dela) que os vídeos serão exibidos no Youtube.
A seguir um mini-tutorial para criar seus próprios vídeos. Proceda da seguinte maneira:
1- Use duas câmeras justapostas como um par de olhos.
2- Comece a gravação em ambas as câmeras simultaneamente.
3- No seu programa de edição de vídeo (como o Pinaccle Studio que eu usei, ou mesmo o freeware VirtualDub), coloque os vídeos filmados como sendo o olho esquerdo e o olho direito juntos lado a lado em um único vídeo, com o vídeo da direita no lado esquerdo e o da esquerda no lado direito.
4- Faça o upload de seu vídeo para sua conta do YouTube (você precisa ter uma)! Edite seu vídeo e adicione a tag yt3d:enable=true. Se seu vídeo é widescreen, adicione também a tag yt3d:=16:9 para indicar o aspecto.
Se ocorrer tudo bem, quando seus amigo forem visualizar o filme que você criou deverá ver embaixo do player do vídeo uma caixa de opções denominada "Estilo de visualização 3D" em que constará os vários tipos de visualizações esperados. E a mudança pode ser feita em tempo real sem perda de continuidade no vídeo assistido, uma característica da implementação dessa novidade do YouTube que ficou muito boa.
A incorporação de imagens por enquanto pode não funcionar, assim, fora do site do YouTube, o vídeo 3D pode se apresentar exatamente como o vídeo que foi enviado. Conforme pode ser visto abaixo.
Caso você não tenha duas câmeras mas tiver uma certa intimidade com modelagem de objetos tridimensionais essa pode ser uma outra forma de experimentar o recurso do YouTube. Basta usar um software de animação e modelagem 3D (como o 3D Studio Max, que foi usado no exemplo, ou o Blender, Maya, LightWave etc.) e criar em um cenário suas câmeras virtuais posicionadas conforme mencionado no passo 1 acima.
Depois, crie uma animação (pequena de início) e renderize os filmes em separado para cada câmera. Aí é só seguir com o roteiro acima. A experimentação vai trazer os melhores resultados. O empirismo aqui vai ajudá-lo a perceber o que causa mais impacto em se tratando de animação 3D.
Como ver vídeos 3D no YouTube
Para assistir aos filmes 3D no YouTube é conveniente possuir um óculos de visualização 3D. Já passei trabalhos para alunos que obtiveram um bom resultado criando os próprios óculos com papel celofane. Até mesmo já fiz um óculos com embalagem de bombom (O Sonho de Valsa dá um bom filtro vermelho). Ou então você terá de comprá-los (muitas vezes esses óculos vem de brinde em brinquedos promocionais ou junto com vídeos, pode ser que algum amigo possua um). Sites como o MercadoLivre ou o Deal Extreme possuem várias opções bem em conta.
Mas é possível assistir aos vídeos usando a técnica dos "olhos cruzados" (crossed-eyes). Semelhante à técnica utilizada nos livros da série de esteoreogramas "Olho Mágico".
Você precisa fazer o seguinte:
- Fique em frente ao vídeo e mantenha sua cabeça centralizada em relação às duas imagens.
- Começe a cruzar seus olhos como se fosse ficar vesgo (olhar para ponta do nariz ajuda).
- Continue cruzando os olhos até obter uma única figura no centro.
- Tente travar a imagem do meio. Ela deverá parecer tridimensional.
Não aconselho usar muito essa técnica já que, na prática, ela é bastante desconfortável. O melhor mesmo é obter um óculos 3d. Contudo, o Youtube trás esse estilo de visualização entre os vários tipos, se você quiser começar já. Vá treinando com a imagem abaixo. Boas experiências.
Caso você tenha alguma dúvida ou crítica deixe-a nos comentários.