Animação bem-humorada ilustra a rivalidade entre os compositores Giuseppe Fortunino Francesco Verdi e Wilhelm Richard Wagner. Ambos são gera...
Animação bem-humorada ilustra a rivalidade entre os compositores Giuseppe Fortunino Francesco Verdi e Wilhelm Richard Wagner.
Ambos são geralmente lembrados como os maiores e mais opostos nomes da ópera oitocentista. Verdi era considerado o maior compositor nacionalista da Itália, na época, assim como Richard Wagner era na Alemanha.
Ambos nascidos em 1813, Verdi e Wagner eram líderes das suas respectivas escolas de música. Mas apesar de nunca terem se conhecido, os comentários de Verdi sobre a música de Wagner foram duros:
Ainda assim, na morte de Wagner, Verdi comentou:
De todos os comentários de Wagner, sobre Verdi, o mais conhecido é sobre o seu comentário após ouvir o Requiem do compositor italiano. Ele teria dito:
Fonte: Verdi [Wikipedi], Wagner [Wikipedia], Escola de Música - UFRJ
[Via BBA]
Ambos são geralmente lembrados como os maiores e mais opostos nomes da ópera oitocentista. Verdi era considerado o maior compositor nacionalista da Itália, na época, assim como Richard Wagner era na Alemanha.
Pode comentar a polarização entre as óperas italiana e alemã, que ambos representam?
A polarização decorre das diferenças entre as culturas musicais de Rossini e Beethoven, que, colocadas claramente no início do século XIX, provocariam uma fissura no conceito de música que refletiu-se em todo o século. Embora a dissensão se expressasse inicialmente como a distinção entre ópera italiana e música instrumental alemã, o cerne da questão era outro. O pensamento musical de Rossini baseava-se na noção de ‘evento’, enquanto Beethoven reclamou para a música um conceito de arte fundamentado na noção de ‘obra’– em outras palavras, a partitura apresenta-se em Rossini quase como uma “receita” para performance, flexível e sujeita a adaptações, mas em Beethoven como um texto imutável, que requer interpretação. Claramente influenciado pela concepção de obra musical beethoveniana, o teatromaníaco Wagner procurou fazer pela ópera alemã o que Beethoven havia feito pela sinfonia, e o resultado foi o seu ‘drama musical’, também chamado pelo compositor de ‘obra de arte do futuro’. Já Verdi deu prosseguimento à tradição de virtuosidade operística que herdou de seus predecessores italianos, expandindo-a sobretudo no aspecto da sofisticação dramatúrgica. As diferenças estéticas entre os dois são decorrentes de concepções distintas de música, e não o contrário.
Maria Celina Machado in Verdi, Wagner e contemporâneos
Ambos nascidos em 1813, Verdi e Wagner eram líderes das suas respectivas escolas de música. Mas apesar de nunca terem se conhecido, os comentários de Verdi sobre a música de Wagner foram duros:
Ele sempre escolhe, desnecessariamente, o caminho não trilhado, tentando fazer com que as pessoas alcancem os melhores resultados.
Ainda assim, na morte de Wagner, Verdi comentou:
Triste, triste, triste! Um nome que deixará uma marca muito forte na história da arte.
De todos os comentários de Wagner, sobre Verdi, o mais conhecido é sobre o seu comentário após ouvir o Requiem do compositor italiano. Ele teria dito:
É melhor não dizer nada!
Fonte: Verdi [Wikipedi], Wagner [Wikipedia], Escola de Música - UFRJ
[Via BBA]