Ensinar os professores a criar magia

Homenageando o educador Rubem Alves, falecido no último dia 19, que já nos alertava que os professores deveriam ser professores de espanto ,...

Homenageando o educador Rubem Alves, falecido no último dia 19, que já nos alertava que os professores deveriam ser professores de espanto, publicamos a palestra de outro metaprofessor, Christopher Emdin, no TED, que também quer professores inspirados e engajadores, aprendendo a magia de ensinar.



Neste exato momento, há uma ambiciosa professora que está trabalhando num artigo de 60 páginas, baseado em teorias antigas sobre educação, desenvolvidas por um professor de educação já morto, perguntando-se o que este trabalho em que ela está envolvida tem a ver com o que ela quer fazer de sua vida, que é ser educadora, mudar vidas e despertar a magia.



Neste exato momento, há uma professora ambiciosa, de uma universidade, que está assistindo à ladainha de um professor que fala sobre engajamento da forma mais "desengajante" possível. Neste exato momento, há uma professora de primeiro ano, em casa, que está repassando seu planejamento de aula, tentando encontrar sentido nos padrões, tentando entender como formar os alunos apropriadamente enquanto diz para si mesma, repetidas vezes: "Não sorria até novembro", porque foi assim que ela foi ensinada durante sua formação como professora. Neste exato momento, há um estudante que está encontrando um jeito de convencer sua mãe ou seu pai de que ele está muito, muito doente e não poderá ir à escola amanhã. Por outro lado, neste momento, há educadores incríveis que estão compartilhando informação, informação compartilhada de um jeito belo, fazendo com que os alunos sentem na beirada de seus assentos apenas esperando uma gota de suor escorrer do rosto dessa pessoa, para que possam absorver todo aquele conhecimento. Neste exato momento, há uma pessoa que tem a atenção de um público inteiro, uma pessoa que recita uma poderosa narrativa sobre um mundo que as pessoas que estão escutando nunca imaginaram ou viram antes, mas que, se fecharem bem os olhos, poderão ver esse mundo, porque o modo de contar a história é envolvente. Neste exato momento, há uma pessoa que pode dizer ao público para colocar as mãos para o alto e permanecer assim até que diga: "Abaixem-nas". Neste exato momento.


Assim, as pessoas dirão: "Bem, Chris, você descreve o cara que está passando por um treinamento horrível, mas você também está descrevendo esses poderosos educadores. Se você está pensando sobre o mundo da educação ou sobre educação urbana, em particular, esses caras provavelmente irão se cancelar, e então ficaremos bem".


A verdade é que as pessoas que eu descrevi como os bons professores, os bons construtores de narrativas, os bons contadores de histórias estão muito distantes das salas de aula. Aqueles que sabem as técnicas sobre como ensinar e despertam interesse no público não têm a menor ideia do que significa ter um certificado de professor. Eles talvez nem tenham formação


para serem capazes de ter alguma coisa a que chamar de educação. E para mim isso é triste. É triste porque as pessoas que eu descrevi estavam desinteressadas no processo de aprendizado, querem ser professor de fato, mas não têm nenhum modelo. Vou parafrasear Mark Twain. Mark Twain diz que a preparação adequada, ou o ensinar, é tão poderosa que pode transformar morais más em boas, pode tornar práticas ruins em práticas poderosas, pode mudar e transformar os homens em anjos.


Aqueles que eu descrevi anteriormente tiveram a preparação adequada para ensinar, não numa faculdade ou universidade, mas por estarem nos mesmos espaços daqueles que se comprometem. Adivinha quais são esses lugares? Barbearias, shows de rap e principalmente na igreja dos negros. E tenho formulado uma ideia chamada de pedagogia pentecostal. Quem daqui já esteve numa igreja de negros? Temos algumas mãos. Quando você vai a uma dessas igrejas, o pregador inicia e percebe que tem que despertar o interesse do público. Então, ele começa com um tipo de jogo de palavras, logo no início, na maioria das vezes, e então dá uma pausa, e diz: "Ai, meu Deus, eles não estão prestando muita atenção". Então ele diz: "Posso ter um amém?"


Público: Amém.


Chris Emdin: Então posso ter um amém?


Plateia: Amém.


E de repente, todos estão reacordados. O pregador bate no púlpito para receber atenção. Abaixa a voz a um volume muito, muito baixo, quando quer que as pessoas se conectem com ele, e essas coisas são as técnicas de que precisamos para os professores mais competentes. Então por que a formação de professores só fornece teorias e mais teorias e fala sobre as normas e sobre todas essas coisas que não têm nada a ver com as técnicas básicas, a magia de que você precisa para interessar o público, o estudante? Então, eu sugiro que reformulemos novamente a ideia de professor, para que possamos focar o conteúdo, e isso é bom, e assim possamos focar as teorias, e isso é bom, mas conteúdo e teorias, sem a magia de ensinar e aprender, não significam nada. As pessoas geralmente dizem: "Bem, mágica é só mágica". Existem professores que, apesar de todos os desafios,


aqueles que têm as técnicas entram nessas escolas e são capazes de interessar o público, e o coordenador aparece e diz: "Nossa, ele é bom. Gostaria que todos os meus professores fossem bons assim." E quando tenta-se descrever o que é isso, apenas se diz: "Ele tem essa magia." Mas estou aqui para dizer-lhes que mágica pode ser ensinada.


Mágica pode ser ensinada. Mágica pode ser ensinada. Agora, como ensinar isso? Você ensina permitindo que as pessoas vão a esses lugares onde a mágica está acontecendo. Se você quer ser um professor inspirador no contexto da educação urbana, você tem que deixar os confins da universidade e ir ao bairro. Você tem que ir lá e interagir na barbearia, você deve ir a uma igreja de negros, e você tem que ver esse pessoal, que tem o poder de engajar, e tomar notas do que eles fazem. Nas aulas de educação para professores na minha universidade, iniciei um projeto em que todo aluno que aparece se senta e assiste a shows de rap. Eles assistem ao modo como os rappers se movem e falam com as mãos. Estudam como eles andam orgulhosos pelo palco. Escutam suas metáforas e analogias, e começam a aprender essas pequenas coisas que, se praticadas o suficiente, tornam-se a chave para a mágica. Eles aprendem que se apenas olhar para um aluno e erguer a sobrancelha um pouquinho, não precisa dizer palavra alguma porque eles sabem que isso significa que você quer mais. E se pudéssemos transformar a formação de professores e pôr o foco em ensiná-los a criar essa mágica então... puf! Podemos fazer aulas mortas ganharem vida, podemos reacender imaginações e podemos mudar a educação. Obrigado. (Aplausos)


[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: Ensinar os professores a criar magia
Ensinar os professores a criar magia
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjY4ZgHkKbmrmPRzEgPIQNRdmXN1g4MrIYWU_sZ_zxaI5fxpys97BJZcrgQWxNb220bnvLKU1lzKtrxaDbgyRos6WdLPLOIpoM-Uaen8xuQUB0R9aI0bFEWeF82mH16CVJD59rCz5Kph9s/s400/ted.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjY4ZgHkKbmrmPRzEgPIQNRdmXN1g4MrIYWU_sZ_zxaI5fxpys97BJZcrgQWxNb220bnvLKU1lzKtrxaDbgyRos6WdLPLOIpoM-Uaen8xuQUB0R9aI0bFEWeF82mH16CVJD59rCz5Kph9s/s72-c/ted.jpg
Brasil Acadêmico Draft
https://draftbracad.blogspot.com/2014/07/ensinar-os-professores-criar-magia.html
https://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2014/07/ensinar-os-professores-criar-magia.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy