Algoritmo apresentado na SIGGRAPH 2013 mostra uma forma bastante precisa para modelar fios a partir de imagens bidimensionais. Pelos e cabel...
Algoritmo apresentado na SIGGRAPH 2013 mostra uma forma bastante precisa para modelar fios a partir de imagens bidimensionais.
Pelos e cabelos são partes de personagens virtuais modelados em três dimensões que merecem um tratamento especial pelo animadores e modeladores. Novos programas que melhorem a geração desse tipo de estrutura são sempre bem-vindos. O custo computacional dessas operações são geralmente elevadas, já que cada fio pode ser considerado um objeto virtual com todas as propriedades inerentes a eles. Como cor, textura, brilho, aspereza etc. Dessa forma é possível simular as interações físicas que normalmente operam em situações como quando uma leve brisa sopra nas madeixas de uma garota em uma campanha de xampu ou creme rinse.
Por isso esse trabalho apresentado na SIGGRAPH 2013 salta aos olhos. Nele os pesquisadores mostram que esse novo programa de computação gráfica para criar cabelos dinamicamente (dynamic hair) poderá deixar a tarefa de produzir cabelos virtuais bastante simplificada. Além de permitir fazê-lo usando cenas de um vídeo e ainda ajustar brilho e cor, ou ainda trocar o formato de um modelo para outro. Pode-se até fazer cortes e retoques nos cabelo em fotografia.
Isso tudo porque o modelo gerado poderá se transformar em imagens extremamente realistas, como os programas de edição de modelos tridimensionais já fazem com os objetos virtuais.
It´s a kind of magic. Mas é claro que a partir de uma foto frontal não se pode adivinhar como é a parte de trás do penteado. Apenas é feito um preenchimento para dar uma continuidade ao corte. Ainda assim é bem impressionante (um resultado um pouco melhor parece ser obtido a partir de um vídeo, onde se extrair mais informações sobre o penteado original).
Para entender melhor como tudo funciona operacionalmente assista o vídeo acima. E se você se interessar pela parte teórica, basta seguir o link do paper no final do post.
A rigor, esses pelos criados com esse novo algoritmo poderiam ser esculpidos em uma impressora 3D perfeitamente. O que daria estátuas muito bonitas e bem acabadas com grande detalhamento.
Fonte: Paper
[Via BBA]
Pelos e cabelos são partes de personagens virtuais modelados em três dimensões que merecem um tratamento especial pelo animadores e modeladores. Novos programas que melhorem a geração desse tipo de estrutura são sempre bem-vindos. O custo computacional dessas operações são geralmente elevadas, já que cada fio pode ser considerado um objeto virtual com todas as propriedades inerentes a eles. Como cor, textura, brilho, aspereza etc. Dessa forma é possível simular as interações físicas que normalmente operam em situações como quando uma leve brisa sopra nas madeixas de uma garota em uma campanha de xampu ou creme rinse.
Por isso esse trabalho apresentado na SIGGRAPH 2013 salta aos olhos. Nele os pesquisadores mostram que esse novo programa de computação gráfica para criar cabelos dinamicamente (dynamic hair) poderá deixar a tarefa de produzir cabelos virtuais bastante simplificada. Além de permitir fazê-lo usando cenas de um vídeo e ainda ajustar brilho e cor, ou ainda trocar o formato de um modelo para outro. Pode-se até fazer cortes e retoques nos cabelo em fotografia.
Isso tudo porque o modelo gerado poderá se transformar em imagens extremamente realistas, como os programas de edição de modelos tridimensionais já fazem com os objetos virtuais.
It´s a kind of magic. Mas é claro que a partir de uma foto frontal não se pode adivinhar como é a parte de trás do penteado. Apenas é feito um preenchimento para dar uma continuidade ao corte. Ainda assim é bem impressionante (um resultado um pouco melhor parece ser obtido a partir de um vídeo, onde se extrair mais informações sobre o penteado original).
Para entender melhor como tudo funciona operacionalmente assista o vídeo acima. E se você se interessar pela parte teórica, basta seguir o link do paper no final do post.
A rigor, esses pelos criados com esse novo algoritmo poderiam ser esculpidos em uma impressora 3D perfeitamente. O que daria estátuas muito bonitas e bem acabadas com grande detalhamento.
Fonte: Paper
[Via BBA]