Nova técnica promete simular água e outros fluidos de modo realista e em tempo-real. Banhando o coelho: a imagem mostra como é a simulação ...
Nova técnica promete simular água e outros fluidos de modo realista e em tempo-real.
O PBF (Position Based Fluids) é um algoritmo que promete facilitar um dos maiores desafios atuais da computação gráfica: a dinâmica de fluido realística – artifício que confere maior realismo ao efeito da água e outros líquidos.
Esse novo algoritmo de simulação de fluido é integrado ao framework PBD (Position Based Dynamics), usado para simulações de materiais deformáveis como, por exemplo, tecidos.
O PBF resolver melhor questões como a simulação de tensão superficial dos fluidos, o que melhora substancialmente o resultado final da simulação. Além de estabilizar o modelo mais rapidamente do que outras soluções empregadas.
Os autores sabem das limitações da técnica no quesito qualidade do realismo. Assim, essa pode não ser a melhor opção se for empregado para processar imagens usadas no cinema. Afinal, o algoritmo foi pensado para simulações em tempo-real sendo melhor usado em aplicações interativas, onde o tempo de resposta deve ser baixo e previsível, como nos games e simulações físicas.
Com as sucessivas inovações em hardware e software na área do entretenimento nesse vórtice bilionário de investimento e retorno, não é difícil prever que um significativo incremento no fotorrealismo na área dos jogos não tarda. Ainda bem.
Para se deleitar veja outras simulações de água nessa coletânea em vídeo:
Para saber mais acesse o paper (PDF em inglês).
Fonte: Position Based Fluids, Adrenaline, PhysXInfo.com
[Via BBA]
Banhando o coelho: a imagem mostra como é a simulação após a renderização e com esferas virtuais representando o fluido. |
O PBF (Position Based Fluids) é um algoritmo que promete facilitar um dos maiores desafios atuais da computação gráfica: a dinâmica de fluido realística – artifício que confere maior realismo ao efeito da água e outros líquidos.
Esse novo algoritmo de simulação de fluido é integrado ao framework PBD (Position Based Dynamics), usado para simulações de materiais deformáveis como, por exemplo, tecidos.
O PBF resolver melhor questões como a simulação de tensão superficial dos fluidos, o que melhora substancialmente o resultado final da simulação. Além de estabilizar o modelo mais rapidamente do que outras soluções empregadas.
O algoritmo PBF |
Com as sucessivas inovações em hardware e software na área do entretenimento nesse vórtice bilionário de investimento e retorno, não é difícil prever que um significativo incremento no fotorrealismo na área dos jogos não tarda. Ainda bem.
Implementamos nosso algoritmo em CUDA [plataforma de computação paralela de propósito geral que tira proveito das GPUs NVIDIA] e rodamos nossas simulações em uma NVIDIA GTX 680. Cada etapa do nosso algoritmo é totalmente paralelizável e assim somos capazes de tirar proveito de arquiteturas paralelas, como as GPUs.
Trecho do artigo que explica a técnica usada
Para se deleitar veja outras simulações de água nessa coletânea em vídeo:
Para saber mais acesse o paper (PDF em inglês).
Fonte: Position Based Fluids, Adrenaline, PhysXInfo.com
[Via BBA]