Mensagem da Guerra Civil americana descodificada após 147 anos

Mensagem usava Cifra de Vigenère como método de codificação e, em tempos de Wikileaks, podemos dizer que esse é um "cable" que vaz...

Mensagem usava Cifra de Vigenère como método de codificação e, em tempos de Wikileaks, podemos dizer que esse é um "cable" que vazou quase um século e meio após o envio. Saiba com exclusividade qual era a chave para descodificar.





Imagine a situação, o General Pemberton (confederado sulista) estava sofrendo investidas seguidas das tropas do General Grant (nortista da União) em Vicksburg, última cidade ainda não tomada do Rio Mississipi.

A resistência parecia suportar bem as tentativas de tomada da cidade. Todavia, em abril de 1863, Grant decidiu mudar sua estratégia, e, na noite de 18 de maio, Grant e parte de suas forças moveram-se em direção ao sul, através de barcos.

Esse movimento pegou Pemberton de surpresa. Sem suprimentos, com as tropas tendo até que comer cães, gatos, couro e até sopa feita com cola de papel de parede. Após o cerco de seis semanas, Pemberton finalmente cedeu. Vicksburg, tão marcada pela experiência traumática, se recusou a celebrar o 4 de julho pelos 80 anos que se seguiram.



Provavelmente, Pemberton deve ter enviado mensagens pedindo ajuda a outras unidades, incluindo a do General Joseph E. Johnston (citado na mensagem) que estava acampado ao sul de Vicksburg, com 32.000 homens e que estava impedido de ajudar pelos 35.000 soldados de Grant.

A mensagem estava em uma garrafa com cerca de 5 cm de comprimento junto com uma bala. Provavelmente, esta munição serviria para fazer com que a mensagem afundasse no rio caso o mensageiro percebesse que seria interceptado.

O texto dizia basicamente que a ajuda não iria, e está datada 04 de julho de 1863, exatamente o dia da queda de Vicksburg. Que é considerado pelos historiadores o ponto de virada na Guerra de Secessão.

O remetente da mensagem por certo desconhecia que Vickburg estava a ponto de ceder quando enviou o texto de seis linhas. É bem provável que o mensageiro, ao avistar a bandeira da União, tenha entendido que o cerco terminara e resolvera ir embora. A mensagem nunca chegou ao seu destinatário.

Ele descobriu o que estava acontecendo e disse: 'Bem, isso é inútil", e voltou.
Catherine M. Wright


A fonte da mensagem foi provavelmente o major-general John G. Walker, da Divisão de Texas, que tinha sob seu comando, William Smith, que doou a garrafa para o Museu da Confederação em 1896.

Desde então, ela repousava incólume dentro da garrafa. Até que Catherine M. Wright, gerente de coleções do museu, resolveu saber o que dizia a mensagem.

Apenas um tipo de curiosidade. Essa noção de, não temos qualquer ideia do que diz a sua mensagem?
Catherine M. Wright


Após pedir ajuda de um restaurador de arte, que usou um microscópio eletrônico para analisar a rolha, e cortá-la usando um bisturi, Wright pode ler o que estava escrito. Apenas para descobrir que a mensagem estava cifrada. As letra pareciam estarem aleatoriamente colocadas. Após tentar em vão descodificar, ela pediu ajuda para um ex-funcionário da CIA aposentado, David Gaddy, que após algumas semanas conseguiu quebrar o código.

Depois, a mensagem foi confirmada por um especialista em códigos da marinha americana que descodificou-a enquanto esteva em um porta-aviões.

Cifra de Vigenère


A mensagem foi criptografada usando-se o método da Cifra de Vigenère. Para compreender esse método é preciso entender antes como funciona um outro método de codificação que lhe deu origem. A Cifra de César.

A Cifra de César é um método de criptografia que leva em consideração um deslocamento das letras da mensagem. Isto é, caso o deslocamento seja, digamos, três posições, isso significa que o "A" vira "D", o "B" vira "E" e o "Z" vira "C".

Assim a mensagem:

BLOG BRASIL ACADEMICO

Em código seria:

DNQI DTCUKN CECFGOKEQ

O que não é tão difícil de ser quebrado, já que cada caractere corresponde a uma mesma letra. Sabendo-se que temos muitas ocorrências de vogais, em especial, "A" e "E" logo teríamos avançado para:

--O- --A-I- A-A-E-I-O

Assim, se um analista concluísse que as quatro primeira letras correspondem à palavra "BLOG" ele saberia que todas as ocorrências de "D" corresponderia ao "B" e as letras "Q" corresponderiam à letra "O". Facilitando bastante a quebra do código.

BLOG B-A-IL A-A-E-I-O

É claro que textos maiores fornecem mais elementos para conclusões melhores. Este é apenas uma ilustração das técnicas que poderiam ser empregadas. Mostrando a fragilidade da Cifra de César (que realmente fora empregado pelos oficiais das legiões romanas).

A solução apresentada pela Cifra de Vigenère é uma sofisticação que, aparentemente, tonaria a mensagem codificada inquebrável. De fato, na época de sua criação, a Cifra de Vigenère era considerada indecifrável. Hoje, no entanto, ela não resistiria muito tempo à força bruta dos computadores.

O truque consiste em criar uma Cifra de César para cada letra da mensagem a ser codificada. Conforme descrito a seguir.

Cada letra de um alfabeto de 26 letras corresponde ao deslocamento a ser aplicado a cada caracterer da mensagem. Assim, a letra "A" corresponde ao deslocamento de uma posição, a letra "B" de duas e assim sucessivamente.

Para facilitar, é usada uma tabela de alfabetos que consiste no alfabeto escrito 26 vezes em diferentes linhas, cada um deslocado ciclicamente do anterior por uma posição (ver figura). As 26 linhas correspondem às 26 possíveis cifras de César.



Uma palavra é escolhida como "palavra-chave", e cada letra desta palavra vai indicar a linha a ser utilizada para cifrar ou decifrar uma letra da mensagem.

Para ilustrar, veja o exemplo:

Frase em claro: BLOG BRASIL ACADEMICO
Palavra chave: BRACAD

Texto.....: BLOG BRASIL ACADEMICO
Chave.....: BRAC ADBRAC ADBRACADB
Codificado: CCOI BUBJIN AFBUEOIFP

Perceba que agora não mais é possível associar diretamente um caracter com uma letra.

Tarde demais!


Pois a mensagem dirigida à Vickburg dava apenas as más notícias para o General Pemberton.

Ele está dizendo: Eu não posso te ajudar. Eu não tenho tropas, não tenho fontes, eu não tenho como chegar lá.
Catherine M. Wright


O que àquela altura não faria mais muita diferença no resultado do cerco. Mas para satisfazer a curiosidade histórica tínhamos na mensagem:

Gen'l Pemberton: Você não pode esperar nenhuma ajuda deste lado do rio. Deixe Gen'l Johnston saber, se possível, quando você pode atacar o mesmo ponto em linhas do inimigo. Informe-me também, e eu vou me esforçar para fazer um desvio. Eu já mandei alguns caps (explosivos). Eu acrescentei um despacho do General Johnston.


Segundo Wright, a última linha, parece sugerir que uma entrega separada para Pemberton seria a palavra-chave para quebrar a mensagem.


A pressa e o desespero podem ter contribuído para erros na codificação


Mas, afinal, qual era a palavra-chave para descodificar a mensagem?

A mensagem descodificada, no original, dizia:

GENL PEMBERTON:
YOU CAN EXPECT NO HELP FROM THIS SIDE OF THE RIVER. LET GENL JOHNSTON KNOW IF POSSIBLE WHEN YOU CAN ATTACK THE SAME POINT ON THE ENEMYS LINE. INFORM ME ALSO AND I WILL ENDEAVOUR TO MAKE A DIVERSION I HAVE SENT YOU SOME CAPS I SUBJOIN DESPATCH FROM GEN JOHNSTON

Usando a mensagem codificada no papel e a mensagem descodificada podemos aplicar a mesma tabela da Cifra de Vigenère para determinar a palavra-chave usada para codificar e traduzir a mensagem.


Dispositivo usado pelos confederados para codificar mensagens


Seria algo trivial se não fossem as rasuras e uma ou outra letra que parecem terem sido trocadas acidentalmente. Até mesmo uma palavra inteira foi repetida durante a escrita da mensagem (repare no termo FEQT que foi duplicado no texto). Isso tudo pode indicar o stress sentido por aqueles soldados naqueles momentos decisivos da história norte-americana.

Por isso, fazendo uma análise do texto e com a ajuda de alguns algoritmos, chegamos à palavra-chave usada no texto:

MANCHESTERBLUFF

Codificado: SEAN WIEUIIUZH DTG CNP LBHXGK OZ BJQB FEQT XZBW JJOY TK FHR TPZWK
Chave.....: MANC HESTERBLU FFM ANC HESTER BL UFFM ANCH ESTE RBLU FF MAN CHEST
Texto.....: GENL PEMBERTON YOU CAN EXPECT NO HELP FROM THIS SIDE OF THE RIVER

Fazendo uma rápida consulta à Internet vemos que nem era preciso gastar muito tempo para descriptografar esse texto. As forças da União frequentemente quebravam as mensagens cifradas pelos confederados cuja liderança usava três palavras-chave para codificação:

"Manchester Bluff", "Complete Victory" e perto do fim da guerra, "Come Retribution" conforme o livro "Crises of the Union". The Codebreakers: The Story of Secret Writing, publicado em 1999.

Fonte:
CIA codebreaker reveals 147-year-old Civil War message about the Confederate army's desperation
Cifra de Vigenère


A seguir, programas que desenvolvemos em BASIC (VBA no Access) para "brincarmos" com as cifras de César e Vigenère. Pode ser copiado e alterado livremente, desde que sejam mantidos os créditos originais.


Function trocaLetra(Codigo As String, Chave As String)
'
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
' Função que troca a letra dependendo do
' caracter da chave da cifra de Vigenère
'
' por Prof. Alexandre Gomes (30/12/2010)
' http://blog.brasilacademico.com
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
'
Dim Desloc As Integer, Desc As Integer
Codigo = UCase(Codigo)
Chave = UCase(Chave)
Desloc = Asc(Chave) - 65

Desc = Asc(Codigo) + Desloc
If Desc > 90 Then
Desc = 64 + (Desc Mod 90)
End If

trocaLetra = Chr(Desc)

End Function

Function destrocaLetra(Codigo As String, Chave As String)
'
''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
' Função que codifica a letra de acordo com
' caracter da chave da cifra de Vigenère
'
' por Prof. Alexandre Gomes (2010)
' http://blog.brasilacademico.com
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
'

Dim Desloc As Integer
Codigo = UCase(Codigo)
Chave = UCase(Chave)
Desloc = Asc(Chave) - 65

Desc = Asc(Codigo) - Desloc
If Desc < 65 Then
Desc = 91 - (65 - Desc)
End If

destrocaLetra = Chr(Desc)

End Function

Function Codificar(Texto As String, Chave As String)
'
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
' Função que descodifica texto passado
' parâmetro de acordo com a chave
'
' por Prof. Alexandre Gomes (30/12/2010)
' http://blog.brasilacademico.com
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
'
Dim L As String, Decod As String
Dim K As String, DK As Integer, Tam As Integer

Tam = Len(Texto)
DK = 0
For t = 1 To Tam
L = Mid(Texto, t, 1)
If L = " " Then
Decod = Decod & L
Debug.Print " ";
Else
DK = DK + 1
K = Mid(Chave, DK, 1)
Decod = Decod & trocaLetra(L, K)
If DK = Len(Chave) Then
DK = 0
End If
If K <> " " Then
Debug.Print K;
Else
Debug.Print " ";
End If
End If
Next
Debug.Print
Codificar = Decod
End Function

Function Descodificar(Texto As String, Chave As String)
'
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
' Função que codifica texto passado como
' parâmetro de acordo com a chave
'
' por Prof. Alexandre Gomes (30/12/2010)
' http://blog.brasilacademico.com
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
'
Dim L As String, Decod As String
Dim K As String, DK As Integer, Tam As Integer

Texto = UCase(Texto)
Tam = Len(Texto)
DK = 0
For t = 1 To Tam
L = Mid(Texto, t, 1)

If L = " " Then
Decod = Decod & L
Debug.Print " ";
Else
DK = DK + 1
K = Mid(Chave, DK, 1)
Decod = Decod & destrocaLetra(L, K)
If DK = Len(Chave) Then
DK = 0
End If
If K <> " " Then
Debug.Print K;
Else
Debug.Print " ";
End If
End If
Next
Debug.Print
Descodificar = Decod
End Function

Comentários

BLOGGER: 2
Loading...
Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: Mensagem da Guerra Civil americana descodificada após 147 anos
Mensagem da Guerra Civil americana descodificada após 147 anos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMLg7V0lrsdv-MVyd7tbKoJ3wjw6aMA0_3kMFeGY9XeuNpPaa5QervlQ10GAjo5Chcfr-HCpW99R4C7cRxuhQGastfBEM7NS2OmCxKJ7aCYa7LzxGlL13L3GsUTY3V8HAoyUhY7OoUlaV9/s400/civilWarMessage.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMLg7V0lrsdv-MVyd7tbKoJ3wjw6aMA0_3kMFeGY9XeuNpPaa5QervlQ10GAjo5Chcfr-HCpW99R4C7cRxuhQGastfBEM7NS2OmCxKJ7aCYa7LzxGlL13L3GsUTY3V8HAoyUhY7OoUlaV9/s72-c/civilWarMessage.jpg
Brasil Acadêmico Draft
https://draftbracad.blogspot.com/2010/12/mensagem-da-guerra-civil-americana_30.html
https://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2010/12/mensagem-da-guerra-civil-americana_30.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy