Pesquisadores adaptaram um equipamento normalmente utilizado em parques de diversão para criar um simulador bastante realista de um carro de...
Pesquisadores adaptaram um equipamento normalmente utilizado em parques de diversão para criar um simulador bastante realista de um carro de Fórmula 1.
Cientistas do Instituto Max Planck para Cibernética Biológica, na Alemanha, estão tentando desvendar de que forma os seres humanos percebem experiências de movimento, para aplicações como de telepresença.
Batizado de CyberMotion Simulator, o simulador usa um braço robótico de dois metros de extensão, que normalmente utilizado em parque de diversões. Porém seu movimento não é controlado pelo usuário do brinquedo.
Vídeo mostra como o braço robótico responde aos movimentos do jogo.
Esse se movimenta de acordo com o que acontece na tela do jogo de corrida. O jogador controla um veículo virtual de dentro de uma cabine que reproduz o cockpit de uma Ferrari F2007, com volante e pedais com o chamado efeito "force feedback".
Já as imagens do jogo são exibidas em uma tela curva, de forma a tomar todo o campo de visão do jogador.
A reação do braço robótico tem um atraso de pouco menos de um segundo, mas apesar disso, os pesquisadores ficaram satisfeitos com o resultado.
Não vejo a hora de comprar um desses para jogar em casa. ;-D
Via Info
Cientistas do Instituto Max Planck para Cibernética Biológica, na Alemanha, estão tentando desvendar de que forma os seres humanos percebem experiências de movimento, para aplicações como de telepresença.
Batizado de CyberMotion Simulator, o simulador usa um braço robótico de dois metros de extensão, que normalmente utilizado em parque de diversões. Porém seu movimento não é controlado pelo usuário do brinquedo.
Esse se movimenta de acordo com o que acontece na tela do jogo de corrida. O jogador controla um veículo virtual de dentro de uma cabine que reproduz o cockpit de uma Ferrari F2007, com volante e pedais com o chamado efeito "force feedback".
Já as imagens do jogo são exibidas em uma tela curva, de forma a tomar todo o campo de visão do jogador.
Um simulador de movimento é uma ferramenta fundamental para compreender como os seres humanos experimentam a sensação de movimento. Ao executar experimentos adequados, podemos ter uma visão melhor dos processos cognitivos do cérebro humano.
Paolo Robuffo Giordano. Pesquisador envolvido no projeto
A reação do braço robótico tem um atraso de pouco menos de um segundo, mas apesar disso, os pesquisadores ficaram satisfeitos com o resultado.
Não vejo a hora de comprar um desses para jogar em casa. ;-D
Via Info