O veículo foi exibido nesta semana no Museu da Ciência (Science Museum) de Londres. O carro sem motorista vai transportar passageiros entre ...
O veículo foi exibido nesta semana no Museu da Ciência (Science Museum) de Londres. O carro sem motorista vai transportar passageiros entre o terminal 5 do aeroporto londrino de Heathrow, o terceiro aeroporto mais movimentado do mundo em volume de passageiros, e um de seus estacionamentos.
São dezoito "táxis" - batizados de Sistema de Trânsito Pessoal Rápido (PRT, na sigla em inglês) - que vão entrar em operação já no ano que vem.
Haverá três estações para embarcar no veículo e quem subir a bordo terá que selecionar seu destino em uma tela, dentro do veículo.
Movido a bateria, consome pouca energia, e apesar de parecer que o esquadrão changeman ou o Jaspion vai sair lá de dentro, o carrinho é bem rápido.
Ele vai transportar até quatro passageiros com a bagagem a uma velocidade de até 40 km por hora, por uma via exclusiva em um trajeto que vai levar quatro minutos. É a solução adotada pelo aeroporto para o problema do "último quilômetro".
O PRT deve diminuir o tempo de espera e as filas nos estacionamentos. Além disso, o projeto deverá reduzir as emissões de carbono e é 70% mais eficiente do que os automóveis convencionais em termos de uso de energia e 50% mais eficiente do que os ônibus tradicionais.
Desenvolvido pela empresa Advanced Transport Systems, de Bristol, o sistema de 25 milhões de libras (aproximadamente 76 milhões de reais), será testado primeiro no terminal 5 antes que de ser usado no resto do aeroporto de Heathrow.
Fonte: Estadão
São dezoito "táxis" - batizados de Sistema de Trânsito Pessoal Rápido (PRT, na sigla em inglês) - que vão entrar em operação já no ano que vem.
Haverá três estações para embarcar no veículo e quem subir a bordo terá que selecionar seu destino em uma tela, dentro do veículo.
Movido a bateria, consome pouca energia, e apesar de parecer que o esquadrão changeman ou o Jaspion vai sair lá de dentro, o carrinho é bem rápido.
Ele vai transportar até quatro passageiros com a bagagem a uma velocidade de até 40 km por hora, por uma via exclusiva em um trajeto que vai levar quatro minutos. É a solução adotada pelo aeroporto para o problema do "último quilômetro".
O PRT deve diminuir o tempo de espera e as filas nos estacionamentos. Além disso, o projeto deverá reduzir as emissões de carbono e é 70% mais eficiente do que os automóveis convencionais em termos de uso de energia e 50% mais eficiente do que os ônibus tradicionais.
Desenvolvido pela empresa Advanced Transport Systems, de Bristol, o sistema de 25 milhões de libras (aproximadamente 76 milhões de reais), será testado primeiro no terminal 5 antes que de ser usado no resto do aeroporto de Heathrow.
Fonte: Estadão