Cansado de perder chaves, aparelho de controle remoto e outros objetos? Com a tecnologia wireless cada vez mais presente teremos cada vez ma...
Cansado de perder chaves, aparelho de controle remoto e outros objetos? Com a tecnologia wireless cada vez mais presente teremos cada vez mais problemas como esse. Onde foi mesmo que eu coloquei o meu headset bluetooth? Mas a própria tecnologia pode ser a solução.
Na CES (Consumer Eletronics Show) 2009, a Nokia mostrou o que pode vir a ser a melhor solução doméstica para uso do RFID , até o momento. Segundo o site Nokia Conversations o protótipo Nokia Locate Sensor é um pequeno dispositivo que deverá ser anexado aos objetos escolhidos pelo usuário, para que possam ser encontrados através de um aplicativo que será instalado no celular. Uma vez perdido um objeto, basta selecioná-lo na tela e um alarme irá disparar, facilitando a busca.
Isso me lembra um chaveiro que foi modo nos anos 1980 que com um assovio ele tocava uma sirene. Era quase um bicho de estimação.
Mas o que é o RFID?
De acordo com a Wikipédia, “RFID é um acrônimo do nome (Radio-Frequency IDentification) em inglês que, em português, significa Identificação por Rádio Frequência. Trata-se de um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos chamados de tags RFID.
Uma tag ou etiqueta RFID é um transponder, pequeno objeto que pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem ou produto, dentre outros. Ele contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Além das tags passivas, que respondem ao sinal enviado pela base transmissora, existem ainda as tags ativas, dotadas de bateria, que lhes permite enviar o próprio sinal. São bem mais caras que as tags passivas.”
Embora as tags RFID tenham sido elaboradas pensando em seu uso comercial e industrial, elas também se mostraram úteis no ambiente doméstico. As pessoas não perderiam mais tempo procurando estressadas, por exemplo, a carteira ou o pelo controle do videogame. Só não pode perder o celular (se bem que se tiver um segundo telefone sempre podemos ligar para o telefone móvel, desde que ele ainda tenha bateria). :-P
E para você? Essa solução é útil?
Fonte: Yahoo!