O que os veterinários sabem que os médicos não sabem

Como se chama um veterinário que consegue cuidar apenas de uma espécie? "Médico". Em uma palestra fascinante, a cardiologista Barb...

Como se chama um veterinário que consegue cuidar apenas de uma espécie? "Médico". Em uma palestra fascinante, a cardiologista Barbara Natterson-Horowitz explica como uma abordagem abrangente da saúde das espécies pode melhorar o atendimento médico do animal humano, especialmente quando se trata de saúde mental.

Há dez anos, eu recebi um telefonema que mudou a minha vida. Na época, eu era cardiologista na UCLA, me especializando em técnicas de imagens cardíacas. O telefonema era de um veterinário do Zoológico de Los Angeles.



Uma chimpanzé idosa havia acordado com um desnível facial e os veterinários estavam preocupados que ela tivesse sofrido um AVC. Eles perguntaram se eu iria ao zoológico fazer a imagem do coração do animal para procurar uma possível causa cardíaca.

Agora, para esclarecer, os zoológicos da América do Norte são operados por veterinários altamente qualificados e certificados que dão um tratamento excepcional aos seus pacientes animais. Mas, ocasionalmente, eles procuram a comunidade médica de humanos, particularmente para algumas consultas de especialidades, e eu fui uma das médicas que teve a sorte de ser convidada a ajudar. Eu tive a oportunidade de descartar um AVC para essa chimpanzé e certificar-me de que um gorila não tinha uma aorta rompida, avaliar o sopro no coração de uma arara, garantir que o pericárdio do leão-marinho da Califórnia não estava inflamado, e nessa foto, estou auscultando o coração de um leão após um procedimento colaborativo que salvou a vida dele com veterinários e médicos quando drenamos 700cc de fluído da cavidade na qual o coração do leão estava contido. E esse procedimento, o qual fiz em muitos pacientes humanos, foi idêntico, com a exceção daquela pata e daquela cauda.

(Risos)

A maioria das vezes, eu estava trabalhando no Centro Médico da UCLA com médicos, discutindo sintomas, diagnósticos e tratamentos para os meus pacientes humanos, mas outras, estava trabalhando no Zoológico de Los Angeles com veterinários, discutindo sintomas diagnósticos e tratamentos para os pacientes animais deles. E, de vez em quando, no mesmo dia, eu fazia supervisão médica no Centro Médico da UCLA e no Zoológico de Los Angeles. E aqui está o que começou a ficar muito nítido para mim. Médicos e veterinários estavam essencialmente cuidando das mesmas enfermidades em seus pacientes animais e humanos: insuficiência cardíaca congestiva, tumores cerebrais, leucemia, diabetes, artrite, ELA, câncer de mama, até mesmo síndromes psiquiátricas como depressão, ansiedade, compulsões, transtornos alimentares e automutilação.

Agora, eu tenho uma confissão a fazer. Embora eu tenha estudado fisiologia comparativa e biologia evolucionária quando era estudante universitária -- eu até escrevi a minha última tese sobre a teoria de Darwin -- aprender sobre a significante sobreposição entre as enfermidades de animais e humanos aconteceu como um alerta muito necessário para mim. Então comecei a me questionar, com todas essas sobreposições, por que eu nunca tinha pensado em perguntar a um veterinário, ou consultar a bibliografia veterinária, para obter insights sobre um dos meus pacientes humanos? Por que eu nunca tinha participado, nem os meus amigos e colegas médicos para os quais perguntei, de uma conferência veterinária? Por esse motivo, por que isso era uma surpresa? Quero dizer, vejam, cada médico aceita alguma conexão biológica entre animais e humanos. Todo medicamento que prescrevemos ou que nós mesmos tomamos ou que damos aos nossos familiares foi primeiramente testado em um animal.

Mas existe algo muito diferente quanto a dar um medicamento ou uma doença humana a um animal e o animal desenvolver uma insuficiência cardíaca congestiva ou diabetes ou câncer de mama naturalmente. Agora, talvez parte da surpresa venha da crescente separação no nosso mundo entre o urbano e o não-urbano. Nós ouvimos falar de crianças da cidade que acham que a lã cresce nas árvores ou que queijo vem de uma planta. Bem, os hospitais para humanos hoje, cada vez mais, estão se tornando catedrais reluzentes de tecnologia. E isso cria uma distância psicológica entre os pacientes humanos que estão sendo tratados ali e pacientes animais que vivem em oceanos, fazendas e florestas.

Mas eu acho que existe uma razão ainda mais profunda. Nós médicos e cientistas aceitamos intelectualmente que nossa espécie, Homo sapiens, é meramente uma espécie, nada mais exclusiva ou especial do que qualquer outra. Mas em nossos corações, nós não acreditamos completamente nisso. Eu sinto isso quando estou ouvindo Mozart ou vendo as fotos do Rover em Marte no meu MacBook. Eu sinto aquele tranco de excepcionalidade humana, mesmo enquanto reconheço o custo cientificamente isolador de nos vermos como uma espécie superior, separada. Bem, eu estou tentando ultimamente. Quando vejo um paciente humano agora, eu sempre pergunto: "O que os médicos de animais sabem sobre esse problema que eu não sei?" E, será que eu poderia estar cuidando melhor dos meus pacientes humanos se eu os visse como pacientes humanos animais?

Aqui estão alguns exemplos do tipo de conexões emocionantes aos quais esse pensamento me conduziu. Insuficiência cardíaca induzida pelo medo. Por volta do ano 2000, cardiologistas humanos "descobriram" a insuficiência cardíaca induzida por emoção relatada num caso de um pai apostador que perdeu as economias de uma vida num jogo de dados, sobre uma noiva que fora abandonada no altar. Mas acontece que esse "novo" diagnóstico humano não era nem novo, nem exclusivamente humano. Veterinários já vinham diagnosticando, tratando e até prevenindo sintomas induzidos emocionalmente em animais de macacos a flamingos, de cervos a coelhos, desde os anos 70. Quantas vidas humanas poderiam ter sido salvas se esse conhecimento veterinário tivesse sido colocado nas mãos de médicos de pronto-socorros e cardiologistas?

Automutilação. Alguns pacientes humanos se ferem. Alguns arrancam tufos de cabelos, outros, na verdade, se cortam. Alguns pacientes animais também se ferem. Existem pássaros que arrancam suas penas. Existem garanhões que repetidamente mordem seus flancos até que sangrem. Mas veterinários têm maneiras bem específicas e efetivas de tratar e até mesmo prevenir a automutilação nos seus animais que se ferem. Será que esse conhecimento veterinário não deveria ser colocado nas mãos de psicoterapêutas, pais e pacientes que sofrem com a automutilação?

Depressão pós-parto e psicose pós-parto. Às vezes, logo após dar à luz, algumas mulheres ficam deprimidas, e às vezes elas ficam seriamente deprimidas e até mesmo psicóticas. Elas podem negligenciar o recém-nascido, e, em alguns casos extremos, fazer mal à criança. Veterinários equinos também sabem que ocasionalmente, uma égua, logo após o parto, vai negligenciar o potro, recusando-se a amamentar, e em alguns casos, chutar o potro até à morte. Mas os veterinários desenvolveram uma intervenção para lidar com a síndrome de rejeição do potro que envolve o aumento da oxitocina na égua. Oxitocina é um hormônio de ligação afetiva que leva a um interesse renovado por parte da égua em relação ao potro. Essa informação não deveria ser colocada nas mãos de obstetras e ginecologistas, médicos de família e pacientes que estão lutando contra a depressão e psicose pós-parto?

Bem, apesar de toda essa promessa, infelizmente o abismo entre nossas áreas permanece grande. Para explicar isso, infelizmente terei que expor a roupa suja. Alguns médicos podem ser bem esnobes quanto a médicos que não sejam doutores em medicina. Estou falando sobre dentistas, optometristas e psicólogos, mas talvez especialmente os médicos de animais. É claro, muitos médicos não percebem que é mais difícil entrar na faculdade de veterinária atualmente do que na de medicina, e que quando entramos na faculdade de medicina, aprendemos tudo o que existe sobre uma espécie, a Homo sapiens, mas veterinários precisam aprender sobre a saúde e as doenças de mamíferos, anfíbios, répteis, peixes e aves. Então eu não culpo os veterinários por ficarem irritados pela condescendência e ignorância da minha profissão. Mas aqui está uma dos veterinários: "Como se chama um veterinário que consegue cuidar apenas de uma espécie?" "Médico." (Risos)

Fechar essa lacuna tornou-se uma paixão para mim, e estou fazendo isso através de programas como o "Darwin on Rounds" na UCLA, onde nós trazemos peritos em animais e biólogos evolucionistas e os integramos à nossa equipe médica com nossos estagiários e residentes. E através de conferências em Zoobiquidade, quando juntamos faculdades de medicina com faculdades de veterinária para discussões colaborativas sobre as doenças em comum e transtornos de pacientes animais e humanos. Nas conferências de Zoobiquidade, participantes aprendem que tratar câncer de mama em um tigre pode nos ajudar a tratar melhor o câncer de mama de uma professora de escola infantil; que entender ovários policísticos em uma vaca Holstein pode nos ajudar a cuidar melhor de uma instrutora de dança com dores menstruais; e que entender melhor o tratamento de ansiedade da separação de um cão Sheltie irritável pode ajudar uma criança ansiosa que enfrenta seus primeiros dias na escola.

Nos Estados Unidos e nas conferências de Zoobiquidade internacionais agora médicos e veterinários deixam suas atitudes e seus preconceitos lá fora e entram juntos como colegas, como pares, como doutores. Afinal de contas, nós humanos somos animais, também, e está na hora de nós, médicos, aceitarmos a natureza animal dos nossos pacientes e a nossa própria e nos juntarmos aos veterinários em uma abordagem abrangente da saúde das espécies.

Pois como se vê, algumas das medicinas melhores e mais humanistas estão sendo praticadas por doutores cujos pacientes não são humanos. E uma das melhores maneiras com a qual podemos cuidar dos pacientes humanos é prestando atenção no modo que todos os outros pacientes do planeta vivem, crescem, adoecem e se curam.

Obrigada.

(Aplausos)

Fonte: TED
[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: O que os veterinários sabem que os médicos não sabem
O que os veterinários sabem que os médicos não sabem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYcJZ6C8oRevKq6og-zw9Qc6JCf3hckCEVDqTbUtlmiFPd8KK4MZ7AhaUiOs8qtRYR5QtEI2r6kkyU7vgyCxw7J6CIXUsK5IVh1KmiT0RdaXa9t0nV8g60tddQt8mPGu1w0TYDwD9YjBs/s1600/barbaraTED.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYcJZ6C8oRevKq6og-zw9Qc6JCf3hckCEVDqTbUtlmiFPd8KK4MZ7AhaUiOs8qtRYR5QtEI2r6kkyU7vgyCxw7J6CIXUsK5IVh1KmiT0RdaXa9t0nV8g60tddQt8mPGu1w0TYDwD9YjBs/s72-c/barbaraTED.jpg
Brasil Acadêmico Draft
http://draftbracad.blogspot.com/2014/12/o-que-os-veterinarios-sabem-que-os.html
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2014/12/o-que-os-veterinarios-sabem-que-os.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy