Por que ser médico se transformou em uma das profissões mais miseráveis?

Para discutir esse artigo recomenda-se antes uma olhada no documentário Sicko, SOS Saúde e no post Dois médicos norte-americanos avaliam o ...

Para discutir esse artigo recomenda-se antes uma olhada no documentário Sicko, SOS Saúde e no post Dois médicos norte-americanos avaliam o sistema de saúde de Cuba.


Assim, conhecendo os modelos, poderemos ter melhor poder de discernimento na hora de opinar sobre qual deve ser o modelo brasileiro. Carreira de Estado para os médicos do serviço público? Mais vagas nos cursos? Mais residências médicas? Mais medicina preventiva? Mais verbas? Mais gerentes de projetos?

O texto a seguir foi traduzido do original em inglês publicado no The Daily Beast (How Being a Doctor Became the Most Miserable Profession), as opiniões não refletem necessariamente a opinião editorial do blog. Mas foi colocado em pauta por ser um ponto de vista considerado relevante. O artigo trata da realidade nos Estados Unidos:

Nove entre 10 médicos desencorajam outras pessoas a ingressarem na profissão, e 300 médicos cometem suicídio a cada ano.

Quando foi que ser médico se tornou tão ruim? Até o final deste ano, estima-se que 300 médicos vão cometer suicídio. Embora a depressão entre os médicos não é nova, a poucos anos atrás, ele foi considerada a segunda ocupação com mais suicidas - o nível de pura infelicidade entre médicos está em ascensão.

Simplificando, ser médico tornou-se um miserável e humilhante empreendimento. De fato, muitos médicos acham que a América declarou guerra contra os médicos e ambos, os médicos e os pacientes, são os perdedores.


Não surpreendentemente, muitos médicos querem sair. Os estudantes de medicina optam por especialidades com altos salários para que eles possam se aposentar o mais rápido possível. MBA Médico, programas que prometem os médicos um caminho para atuar em gestão estão florescendo. O site conhecido como o Drop-Out-Club - que conecta os médicos com fundos de investimento e empresas de capital de risco, tem um sólido número de seguidores. Na verdade, os médicos estão tão descontentes que 9 em cada 10 médicos desencorajaria qualquer um de entrar na profissão.

É difícil para qualquer um fora da profissão para entender o quanto o trabalho tornou-se apodrecido, e o quanto isso é um má notícia para o sistema de saúde americano.

Talvez por isso o autor Malcolm Gladwell recentemente deu a entender que para corrigir a crise na saúde, o público precisaria entender o que é ser um médico. Imagine, que para que as coisas melhorem para os pacientes, eles precisam ter empatia para com os médicos - o que decididamente é uma tarefa difícil em nossos tempos não-empáticos e nocivos.

Afinal de contas, o público vê os oftalmologistas e radiologistas procrastinando feito bandidos e se pergunta porque deveria sentir algo além de desprezo por esses médicos, especialmente quando os americanos não têm obtido um aumento em décadas. Mas ser um médico de atenção básica não é como ser, digamos, um cirurgião-plástico. Profissional que garante tanto respeito e quanto uma boa aposentadoria. Tendo em conta que os médicos de cuidados primários fazer o trabalho que ninguém mais está disposto a fazer, sendo que um médico de atenção básica é mais como ser um cuidador, mas sem o status social ou a proteção sindical.

Infelizmente, as coisas estão ficando cada vez pior para a maioria dos médicos, especialmente aqueles que ainda aceitam plano de saúde. Apenas o processamento dos formulários do plano custa US$ 58 para cada encontro com o paciente, de acordo com Dr. Stephen Schimpff, um internista e ex-CEO da Universidade de Maryland Medical Center, que está escrevendo um livro sobre a crise na atenção primária. Para fazer face às despesas, os médicos tiveram de aumentar o número de pacientes que assistem. O resultado final é que uma consulta médica face-a-face dura em média cerca de 12 minutos.


Nem os pacientes nem os médicos estão felizes com isso. O que preocupa muitos médicos, no entanto, é que o Affordable Care Act, codificou este sistema quebrado em lei. Enquanto forçando todos a comprar seguro de saúde, ACA poderia ter encomendado um procedimento uniforme simplificado ou alegações de que teria ido um longo caminho para melhorar o acesso aos cuidados. Como Malcolm Gladwell observou, "Você não treinar alguém para todos aqueles anos em [a medicina] ... e então eles têm que executar uma operação de processamento de pedidos de companhias de seguros."

Para fazer face às despesas, os médicos tiveram de aumentar o número de pacientes que vêem. O resultado final é que a visita média face-a-face clínica dura cerca de 12 minutos.

Nem os pacientes nem os médicos estão felizes com isso. O que preocupa muitos médicos, no entanto, é que o Affordable Care Act (ACA), transformou este sistema falido em lei. Enquanto força a todos a comprar um seguro de saúde, o ACA poderia ter encomendado um procedimento uniforme simplificado que leva a um longo caminho para melhorar o acesso aos cuidados com a saúde. Como Malcolm Gladwell observou:

Você não treina alguém todos aqueles anos em [a medicina]... para que ele tenha que executar uma operação de processamento de pedidos de companhias de seguros.

Na verdade, as dificuldades de lidar com os planos de saúde levou os médicos a fecharem seus consultórios para ir trabalhar para os planos de saúde. Para os pacientes, consultarem-se com um médico empregado não significou maior tempo de consulta, pois estes profissionais possuem agenda completa. "Uma agenda de aproximadamente 2000 a 2500 pacientes é demais", diz o Dr. Schimpf. Esse é o número de pacientes que médicos da atenção básica são obrigados a manejar. Isso significa ver 24 ou mais pacientes por dia, e frequentemente, eles tem 10 ou mais problemas de saúde. Qualquer médico sabe que isso dá pra ser feito, porém é certamente longe do ideal.

A maioria dos pacientes experimentaram uma consulta apressada e é aí que a quebra de um bom tratamento médico começa. "Médicos que estão com pressa não tem tempo para ouvir", diz Dr. Schimpff. "Muitas vezes, os pacientes serão encaminhados a especialistas quando o problema poderia ser resolvido naquela visita ao consultório." É verdade que as referências especializadas estão em ascensão, mas a falta de tempo também faz com que os médicos trabalhem com diretrizes em vez de dar uma atenção individualizada. Infelizmente, Infelizmente, seguir diretrizes sem pensar pode resultar em maus resultados.

No entanto, médicos devem seguir, sempre tentando melhorar a sua "produtividade" e índices de satisfação dos pacientes - ou o risco de perder seus empregos. Os líderes do setor são fixados na satisfação do paciente, apesar do fato de que altas pontuações estão correlacionados com piores resultados e custos mais elevados.

Realmente, tentar agradar a todos os pacientes que chegam destroi a integridade do nosso trabalho. É um fato que os médicos aquiescer para demandas dos paciente demandas -de narcóticos, raios-X, receitas - sem levar em conta os indicadores. E agora os pagamentos do Medicare serão atrelados à satisfação dos pacientes - este problema será ainda pior. Médicos precisam ter a habilidade de dizer não. Se não, ao invés do paciente ir a uma consulta, eles não terão um médico, terão sim um refém.


O médico da atenção básica não tem o poder político de dizer não a nada - então a lista de afazeres continua a alongar. Um número impressionante e incontrolável de formulários, muitas vezes ilegíveis - aparecem diariamente na mesa do médico, com a necessidade de serem assinados. Resmas de resultados de laboratório, e-mails e chamadas de retorno aparecem continuamente na tela do computador. Telefonemas para explicar condutas as companhias de seguros são frequentes ao longo do dia. Cada decisão traz consigo uma ameaça implícita de litígio em imperícia. Deixar de comparecer a estas coisas traz medidas disciplinares prontas ou queixas dos pacientes. E sem piedade, todas essas tarefas tem de ser feitas no tempo "livre" do médico exausto.

Quase que comicamente, a resposta das lideranças médicas é chamar para mais testes. Na verdade, o Conselho Americano de Medicina Interna (ABIM), em seu próprio ato de tomada de reféns, decidiu que, além de serem testados a cada dez anos, os médicos devem estar de acordo com as novas, caras, "two year milestones [comprovação da educação médica continuada]." Para muitos médicos, se eles não fazerem tais testes até o fim deste mês, a ABIM vai anunciar "a falta de cumprimento" do médico em seu site.

Numa época em que os profissionais de enfermagem e assistentes de médicos [ essa profissão não é regulamentada no Brasil - Physician Assistent] têm mostrado que eles podem fornecer um excelente atendimento primário, é sem sentido levantar as barreiras para os médicos. Numa época em que você pode procurar orientações em seu smartphone, exigir mais testes aos médicos é uma resposta absurda e des-serviço

É absurdo. É punitivo. É errado. E, praticamente, os médicos não podem fazer nada sobre isso. Não admira que médicos sejam suicidas. Não admira que jovens médicos não querem nada com a atenção primária.

Certamente, a cobertura da imprensa é implacavelmente negativa contra os médicos, e ela dá o tom. "Há uma narrativa da mídia que culpa os médicos, por coisas que o médico não tem controle", diz Kevin Pho, MD, um clínico geral com um blog popular, onde os médicos muitas vezes desabafam suas frustrações. De fato, na imprensa popular recentemente responsabiliza por tudo, desde a quantidade de cadeira de rodas até pelas taxas de laboratório para os testes de Papanicolaou.

A ideia de que os médicos estão fugindo de algo e de que precisam de treinamento constante, observados e regulamentados, tem sido amplamente espalhada. Com isto em mente, é quase um reflexo para os políticos se debruçarem sobre os regulamentos. Regular o médico é uma venda fácil, porque é uma fantasia, uma febre freudiana, um sonho. É o desejo de abrandar, punir e controlar um familiar decepcionado, dar-lhe cartão de relatório, e dizer-lhe para lavar as mãos.


Há a certeza de que muitas pessoas com boas intenções estão trabalhando para resolver a crise de saúde. Mas as respostas que eles apresentam estão elevando os custos e descaracterizando os médicos. Talvez seja pedir demais por empatia, e talvez a vida dos médicos não importa para a maioria das pessoas.

Mas para a saúde dos Estados Unidos ser salvaguardada, o bem-estar dos cuidadores dos Estados Unidos vai ter que começar a importar a alguém.

Fonte: The Daily Beast, Academia Médica
[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: Por que ser médico se transformou em uma das profissões mais miseráveis?
Por que ser médico se transformou em uma das profissões mais miseráveis?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguoyLhh1RNOKwOqoe7wzsm3Tjn1M0MVd0aapbgT1trAoJj-U2-sc6HglT05ZCg4-YxOHPP03eXhBuXMBsaPDY74hnF-aP1SY4MwbW4a09fUaPU1-oUTO1D3i5C5luZK_vldwBaVgp115E/s400/esteto.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguoyLhh1RNOKwOqoe7wzsm3Tjn1M0MVd0aapbgT1trAoJj-U2-sc6HglT05ZCg4-YxOHPP03eXhBuXMBsaPDY74hnF-aP1SY4MwbW4a09fUaPU1-oUTO1D3i5C5luZK_vldwBaVgp115E/s72-c/esteto.jpg
Brasil Acadêmico Draft
http://draftbracad.blogspot.com/2014/05/por-que-ser-medico-se-transformou-em.html
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2014/05/por-que-ser-medico-se-transformou-em.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy