As aulas de matemática precisam de reformulação

O currículo de matemática de hoje está ensinando os alunos a esperarem exercícios de colorir os números, furtando das crianças uma habilidad...

O currículo de matemática de hoje está ensinando os alunos a esperarem exercícios de colorir os números, furtando das crianças uma habilidade mais importante do que resolver problemas: a de formulá-los. Dan Meyer mostra exercícios de matemática testados em sala de aula que estimulam os estudantes a pararem e pensarem.


Peço a vocês que recordem uma ocasião em que vocês realmente gostaram de alguma coisa, um filme, um álbum, uma canção ou um livro, e vocês o recomendaram de todo coração a alguma pessoa de quem vocês também gostavam de verdade, e vocês antecipavam a reação dela, vocês esperavam por ela, e ela veio, e a pessoa odiou.



Assim, a título de introdução, esse foi exatamente o mesmo estado em que passei cada dia de trabalho nos últimos seis anos. Eu dou aulas de matemática no ensino médio. Eu vendo um produto a um mercado que não o deseja, mas é obrigado por lei a comprá-lo. Quero dizer que isso é algo como -- é simplesmente uma proposta perdedora.

Assim, existe um estereótipo útil sobre os estudantes que eu percebi, um estereótipo útil sobre todos vocês. Eu poderia aplicar a vocês uma prova final de álgebra dois, e eu não iria esperar mais do que uma taxa de aprovação de 25%. E ambos esses fatos dizem menos sobre vocês ou meus alunos do que eles dizem sobre aquilo que chamamos ensino de matemática nos Estados Unidos de hoje.

Para começar, gostaria de dividir a matemática em duas categorias. A primeira é computação. Estas são as coisas que vocês esqueceram. Por exemplo, fatoração de expressões quadráticas com coeficientes iniciais maiores do que um. Esta coisa também é bem fácil de aprender novamente, desde que vocês tenham uma base consistente em raciocínio, raciocínio matemático. Chamamos isso de aplicação dos processos matemáticos ao mundo a nosso redor. Isso é difícil de ensinar. Isso é o que nós adoraríamos que fosse fixado pelos alunos, mesmo que eles não pretendam especializar-se em áreas matemáticas. Isso também é uma coisa que, da maneira como ensinamos nos EUA, praticamente assegura que eles não vão fixar. Então, vou falar sobre por que isso acontece, por que isso é uma calamidade para a sociedade, o que podemos fazer a respeito disso, e, para encerrar, por que esta é uma época formidável para ser um professor de matemática.

Assim, para começar, cinco sintomas de que vocês estão errando no raciocínio matemático nas suas aulas. Um é falta de iniciativa; seus alunos não dão a partida por si mesmos. Você acaba a exposição da matéria e imediatamente você vê cinco mãos se levantando pedindo que você explique novamente toda a coisa nas carteiras deles. Os alunos têm falta de perseverança. Eles têm falta de retenção; você se encontra tornando a explicar conceitos três meses depois, em larga escala. Existe uma aversão a problemas expressos em palavras que se aplica a 99% de meus alunos. E então o outro 1% está ansiosamente procurando a fórmula para aplicar àquela situação. Isso é realmente destrutivo.

David Milch, criador de "Deadwood" e outros extraordinários programas de TV, tem uma descrição realmente boa para isso. Ele renunciou a criar dramas contemporâneos, shows ambientados nos dias atuais, porque ele percebeu que quando as pessoas preenchem suas mentes com quatro horas por dia de, por exemplo, "Two and a Half Men," sem desrespeito, isso condiciona as redes neurais, ele afirma, de tal modo que elas esperam problemas simples. Ele chama isso de "uma impaciência com a irresolução." A gente fica impaciente com coisas que não se resolvem rapidamente. A gente espera problemas do tamanho de episódios que acabam em 22 minutos, três intervalos comerciais e risadas gravadas. E eu declaro a todos vocês, o que vocês já sabem, que nenhum problema digno de ser resolvido é tão simples assim. Estou muito preocupado com isso, porque vou me aposentar em um mundo que vai ser administrado por meus alunos. Estou fazendo coisas ruins para meu próprio futuro e bem-estar quando ensino desse modo. Estou aqui para dizer a vocês que a maneira como nossos livros-texto, especialmente livros adotados em massa, ensinam o raciocínio matemático e resolução de problemas com paciência, é funcionalmente equivalente a ligar a TV em "Two and a Half Men" e dar o dia por encerrado.

(Risos)

Com toda a seriedade, eis aqui um exemplo de livro-texto de física. Isso se aplica do mesmo modo à matemática. Notem aqui, antes de mais nada que vocês encontram três informações aí, cada uma das quais vai resultar numa fórmula em algum ponto no caminho, que então o aluno vai calcular. Eu acredito na vida real. E perguntem a si mesmos, que problema vocês jamais resolveram, que valia a pena ser resolvido, em que vocês soubessem de todas as informações logo no início, ou em que vocês não tivessem um excesso de informações, e precisassem filtrá-las, o em que vocês não tivessem informações insuficientes, e precisassem ir buscar mais. Tenho certeza de que todos nós concordamos que nenhum problema que vale a pena resolver é assim. E o livro-texto, creio eu, sabe como ele está limitando os alunos. Porque, vejam isto, aqui está o problema prático que foi proposto. Quando chega a hora de lidar com o problema que foi efetivamente proposto, temos problemas como este aqui em que estamos apenas trocando alguns números e mudando ligeiramente o contexto. E se o aluno ainda não reconhece o modelo a partir do qual isto foi moldado, a questão explica para vocês qual é o problema típico que vocês devem consultar para encontrar a fórmula. Vocês poderiam literalmente, asseguro a vocês, ser aprovados nesta unidade específica sem saber nada de física, sabendo apenas como decodificar um livro-texto. Isso é lastimável.

Então eu posso diagnosticar o problema mais especificamente na matemática. Aqui está um problema realmente bem-bolado. Eu gosto disto. Trata-se de definir inclinação e rampa usando um elevador de esquiadores. Mas o que temos aqui é na verdade quatro camadas separadas. E estou curioso sobre qual de vocês consegue ver as quatro camadas separadas, e, particularmente, como quando elas são agrupadas e apresentadas ao aluno todas de uma vez, como aquilo cria essa resolução impaciente de problemas. Vou defini-las aqui. Vocês têm o visual. Vocês também têm a estrutura matemática, falando de tabelas, medições, rótulos, pontos, eixos, esse tipo de coisas. Vocês têm passos intermediários, o que leva ao que realmente queremos expressar, qual é a seção mais íngreme.

Assim, espero que vocês vejam. Realmente espero que vocês consigam ver como, o que estamos fazendo aqui é tomar uma questão instigante, uma resposta instigante, mas estamos pavimentando um caminho suave, um caminho direto de uma a outra, e congratulando nossos alunos pela habilidade de conseguir passar pelos pequenos acidentes do caminho. Isso é tudo que estamos fazendo aqui. Assim, quero mostrar a vocês, se conseguirmos separá-los de um modo diferente e construí-los com os alunos, podemos conseguir tudo que estamos buscando em termos de resolução paciente de problemas.

Então, neste ponto, começo com um visual, e imediatamente faço a pergunta: Qual seção é a mais íngreme? E isso dá início à conversa pois o visual é criado de tal modo que pode-se defender duas respostas. Assim você faz com que as pessoas argumentem umas com as outras, amigo versus amigo, em pares, registrando, seja o que for. E então no fim percebemos que vai ficando irritante falar sobre o esquiador do lado inferior esquerdo da tela ou do esquiador exatamente acima da linha média. E percebemos como seria formidável se simplesmente tivéssemos rótulos, A, B, C e D para falar sobre eles com mais facilidade. E daí, quando começamos a definir o que inclinação significa, percebemos que seria legal ter algumas medidas para realmente delimitar, especificamente, o que isso significa. E aí, e só nesse momento, entramos com aquela estrutura matemática. A matemática presta serviço à conversa. A conversa não presta serviço à matemática. E nesse ponto, digo a vocês que nove de cada 10 classes estão prontas para avançar nessa coisa de rampa e inclinação. Mas se for necessário, seus alunos podem então desenvolver aqueles passo intermediários juntos.

Vocês percebem como isto, que temos aqui, comparado com aquilo -- qual deles cria aquela resolução paciente de problemas, aquele raciocínio matemático? Ficou óbvio em minha prática, para mim. E vou ceder o palco, aqui, por um segundo, ao Einstein, que, creio eu, adquiriu esse direito. Ele falou como a formulação de um problema é de uma importância inacreditável, e no entanto, na minha prática, nos EUA, aqui, nós simplesmente damos os problemas aos alunos; nós não os envolvemos na formulação do problema.

Assim, 90% do que eu faço com minhas cinco horas de preparação de aulas por semana é reunir elementos bastante instigantes de problemas como este de meu livro texto e reconstruí-los de um modo que proporcione o raciocínio matemático e a resolução paciente de problemas. E eis como isso funciona. Gosto desta questão. É sobre um tanque de água. A questão é: Quanto tempo vai levar para vocês o encherem? Ok? Começando pelas primeiras coisas, nós eliminamos todos os passos intermediários. Os alunos precisam desenvolvê-los. Eles precisam formulá-los. E então perceber que todas as informações escritas ali são coisas que vão ser necessárias. Nenhuma delas é para confundir, então vamos esquecer isso. Os alunos precisam decidir, pois bem, será que a altura interessa? Será que o tamanho interessa? Será que a cor da válvula interessa? O que interessa aqui? Uma questão tão pouco representada no currículo de matemática. Então aqui temos um tanque de água. Quanto tempo vai levar para enchê-lo, e é só isso.

E como este é o século XXI, e nós gostaríamos de falar do mundo real em seus próprios termos, não nos termos de desenhos em preto e branco ou a cores que são encontrados geralmente nos livros-texto, nós saímos e tiramos uma fotografia da coisa. Assim, agora temos a coisa de verdade. Quanto tempo vai levar para enchê-lo? E, melhor ainda, é quando nós filmamos um vídeo, um vídeo de alguém enchendo o tanque. E se ele está enchendo devagar, irritantemente devagar. É entediante. Os alunos ficam olhando para os relógios, virando os olhos, e estão todos imaginando num ou noutro ponto, "Caramba, quanto tempo vai levar para encher isso?" (Risos) É assim que a gente sabe que colocou a isca no anzol.

E aquela questão, desta maneira, é muito divertida para mim, porque, como disse na introdução, eu ensino jovens, por causa de minha inexperiência, ensino os jovens que são mais recuperáveis, admito. E tenho jovens que evitam participar de uma conversa sobre matemática porque alguma pessoa já achou a fórmula, outra pessoa sabe como elaborar a fórmula melhor do que eu. Então não quero falar sobre isso. Mas aqui, todos estão nivelados num campo de jogo de intuição. Todos já encheram alguma coisa de água anteriormente, desse modo consigo que os jovens respondam a questão, quanto tempo vai levar. Tenho alunos, que são inibidos em relação a matemática e em relação a conversação, entrando na conversa. Colocamos nomes no quadro, e os ligamos às estimativas e os alunos se envolvem com isso. E então seguimos o processo que eu descrevi. E a melhor parte aqui, ou uma das melhores partes é que nós não encontramos nossa resposta no guia de respostas no final da edição do professor. Nós, em vez disso, simplesmente vemos o final do filme. (Risos) E isso é assustador, admito. Porque os modelos teóricos que sempre funcionam no guia de respostas no final da edição do professor, são ótimos, mas é assustador falar sobre fontes de erros quando o teórico não corresponde à prática. Mas essas conversas foram tão valiosas, entre as mais valiosas.

Assim estou aqui para contar alguns ganhos realmente divertidos com alunos que chegam pré-contaminados com esses vírus no primeiro dia de aula. Esses são os alunos que agora, depois de um semestre, quando eu coloco alguma coisa no quadro, totalmente nova, totalmente estranha, e eles ficam conversando sobre aquilo por três ou quatro minutos a mais do que eles ficariam no começo do ano, o que é simplesmente muito legal. Não temos mais aversão a problemas expressos em palavras, porque nós redefinimos o que é um problema expresso em palavras. Não estamos mais intimidados pela matemática, porque estamos lentamente redefinindo o que é a matemática. Isso foi muito divertido.

Eu encorajo professores de matemática a usar recursos multimídia, poque eles trazem o mundo real para dentro da sala de aula em alta resolução e cores brilhantes, para encorajar a intuição dos estudantes naquele campo de jogo nivelado, a fazer a pergunta mais curta que pode ser feita e permitir que aquelas questões mais específicas apareçam na conversa, para deixar que os alunos construam o problema, porque Einstein afirmou isso, e para, no final das contas, simplesmente oferecermos menos ajuda, porque o livro texto está ajudando de todas as maneiras erradas. Ele está resgatando a gente de nossas obrigações de resolução paciente dos problemas e raciocínio matemático, de oferecer menos ajuda.

E a razão pela qual esta é uma época formidável para ser um professor de matemática é porque temos as ferramentas para criar este currículo de alta qualidade nos nossos bolsos. Elas são encontradas em toda parte e bem barato. E as ferramentas para distribuir isso gratuitamente, sob licenças abertas também nunca foram mais baratas ou mais fáceis de encontrar. Coloquei uma série de vídeos no meu blog não faz muito tempo, e tiveram 6.000 visualizações em duas semanas. Recebo e-mails de professores de países que jamais visitei dizendo, "Que legal. Tivemos uma boa conversa sobre aquilo. Ah, e falando nisso, aqui está como melhorei seu material," o que é formidável. Coloquei este problema no meu blog recentemente. Num supermercado, em que fila você deve entrar, aquela com um carrinho e 19 itens ou aquela com quatro carrinhos e três, cinco, dois e um item. E a modelagem linear envolvida nisso foi um ótimo material para minha classe, mas isso acabou me levando ao "Bom Dia América" algumas semanas depois, o que é bizarro, admito.

E de tudo isso, só posso concluir que as pessoas, não apenas os alunos, estão realmente com fome disso. A matemática faz o mundo ter sentido. A matemática é o vocabulário da sua própria intuição. Assim, encorajo vocês, seja qual for o papel de vocês na educação, sejam vocês alunos, pais, professores, dirigentes, o que forem, a insistir num currículo de matemática melhorado. Nós precisamos de mais resolvedores pacientes de problemas.

Obrigado.

[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: As aulas de matemática precisam de reformulação
As aulas de matemática precisam de reformulação
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwUGuh_qZua0rOh1AgAdPljfafGLkNpXwOmi98F0EOF38gz8wJG772_qMousZWFbzhso_SqnHEu_uW009a4vezbw78F4mmEBYJlcf02Ite8XSKRkm-RoGrWf0JjW45JN7H3fZKEa2xe5c/s400/danmeyer.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwUGuh_qZua0rOh1AgAdPljfafGLkNpXwOmi98F0EOF38gz8wJG772_qMousZWFbzhso_SqnHEu_uW009a4vezbw78F4mmEBYJlcf02Ite8XSKRkm-RoGrWf0JjW45JN7H3fZKEa2xe5c/s72-c/danmeyer.jpg
Brasil Acadêmico Draft
http://draftbracad.blogspot.com/2014/03/as-aulas-de-matematica-precisam-de.html
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2014/03/as-aulas-de-matematica-precisam-de.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy