O surgimento da "impressora 4D"

A impressão 3D se sofisticou a partir do final da década de 1970; Skylar Tibbits está moldando o próximo desenvolvimento, que ele chama de i...

A impressão 3D se sofisticou a partir do final da década de 1970; Skylar Tibbits está moldando o próximo desenvolvimento, que ele chama de impressão 4D, em que a quarta dimensão é o tempo. Essa tecnologia emergente nos permitirá imprimir objetos que se reconfiguram ou autoajustam ao longo do tempo. Pense: um cubo impresso que se dobra ante seus olhos, ou um encanamento impresso capaz de perceber a necessidade de expandir-se ou contrair-se.


Este sou eu montando um protótipo durante seis horas sem parar. Este é um trabalho escravo para meu próprio projeto. É assim que são o faça-você-mesmo e o Maker Movements de verdade. E esta é uma analogia para o mundo de hoje da manufatura e da construção com técnicas de montagem de força bruta. E é por isso exatamente que comecei a estudar como programar materiais físicos para se autoconstruírem.



Mas há um outro mundo. Hoje, nas escalas micro e nano, está acontecendo uma revolução sem precedentes. E é a capacidade de programar materiais físicos e biológicos para mudar de forma, alterar propriedades e até mesmo computar sem componentes feitos de silício. Há inclusive um 'software' chamado cadnano que nos permite projetar formas tridimensionais como nanorrobôs e sistemas de aplicação de medicamentos e usar o DNA para automontar essas estruturas funcionais.

Mas, se olharmos na escala humana, há problemas enormes que não estão sendo tratados por essas tecnologias em nanoescala . Se olharmos para a construção e a manufatura, há enormes ineficiências, consumo de energia e técnicas de trabalho excessivas. Na infraestrutura, vamos ver um exemplo. Pegue a canalização. Na canalização da água, temos uma capacidade fixa para os encanamentos que têm taxas fixas de fluxo, com exceção de bombas e válvulas caras. Nós os enterramos no solo. Se algo muda -- se o ambiente muda, o solo se movimenta ou exige mudanças -- temos que começar da estaca zero, removê-los e substituí-los.

Então, gostaria de propor que combinássemos esses dois mundos, que combinássemos o mundo dos materiais adaptativos programáveis da nanoescala e construíssemos o ambiente. E não me refiro a máquinas automáticas. Não me refiro apenas a máquinas inteligentes que substituem humanos. Mas me refiro a materiais programáveis que se autoconstroem. E isso é chamado automontagem, que é um processo através do qual partes desordenadas constroem uma estrutura ordenada apenas pela interação local.

Então, de que precisamos se queremos fazer isso na escala humana? Precisamos de uns poucos ingredientes simples. O primeiro ingrediente é materiais e geometria, e isso precisa estar estreitamente ligado com a fonte de energia. E você pode usar energia passiva -- calor, tremor, pneumática, gravidade, magnética. Então você precisa de interações projetadas inteligentemente. E essas interações permitem correção de erros, e permitem que formas passem de um estado para outro estado.

Agora vou mostrar uma série de projetos que construímos, de sistemas unidimensionais, bidimensionais, tridimensionais e até mesmo quadridimensionais. Em projetos unidimensionais -- este é um projeto chamado de proteínas autodobráveis. E a ideia é que você pega a estrutura tridimensional de uma proteína -- neste caso é a proteína 'crambin' -- você pega a espinha dorsal -- portanto sem ligações cruzadas, sem interações ambientais -- e quebra isso em uma série de componentes. Então acrescentamos elástico. Quando você a joga para o alto no ar e a pega, ela tem a estrutura tridimensional completa da proteína, toda a complexidade. E isso nos dá um modelo tangível da proteína tridimensional e como ela se dobra e toda a complexidade da geometria. Então podemos estudar isto como um modelo físico, intuitivo. E também estamos transformando isso em sistemas bidimensionais -- assim, lâminas planas podem autodobrar-se em estruturas tridimensinais.

Em três dimensões, fizemos um projeto, ano passado, no TEDGlobal, com Autodesk e Arthur Olson, no qual observamos partes autônomas -- assim, partes individuais, não pré-conectadas que podem se juntar sozinhas. Montamos 500 destas provetas. Elas tinham estruturas moleculares diferentes dentro e cores diferentes que podiam ser misturadas e combinadas. Nós as demos a todos os TEDsters. E esses se tornaram modelos intuitivos para compreender como funciona a automontagem molecular na escala humana. Este é o vírus da pólio. Você o chacoalha fortemente e ele se quebra. Então você o chacoalha ao acaso e ele começa a corrigir os erros e constrói a estrutura sozinho. E isto está demonstrando que através de energia aleatória podemos construir formas não aleatórias.

Até mesmo demonstramos que podemos fazer isso numa escala muito maior. Ano passado, em TED Long Beach, construímos uma instalação que constrói intalações. A ideia era: poderíamos automontar objetos na escala de mobília? Então construímos uma grande câmara rotatória, e as pessoas apareciam e giravam a câmara mais rápido ou mais devagar, acrescentando energia ao sistema e conseguindo uma compreensão intuitiva de como funciona a automontagem e de que forma poderíamos usar isso como uma técnica, em macroescala, para construção ou manufatura de produtos.

Lembrem-se, eu disse 4D. Portanto, hoje, pela primeira vez, estamos revelando um novo projeto, que é uma colaboração com Stratasys, e é chamado de impressora 4D. A ideia por trás da impressora 4D é que você pega uma impressora 3D de multimateriais -- você pode colocar múltiplos materiais -- e você acrescenta uma nova capacidade, que é transformação, para que, exatamente na base, as partes possam se transformar diretamente de uma forma para outra sozinhas. Isto é como robótica sem fios ou motores. Assim, você imprime esta parte e ela pode transformar-se em outra coisa.

Também trabalhamos com a Autodesk em um 'software' que eles estavam desenvolvendo, chamado Projeto Cyborg. E isto nos permite estimular esse comportamento de automontagem e tentar otimizar quando e quais partes estão se dobrando. Mais importante, podemos usar este mesmo 'software' para o projeto de sistemas de automontagem em nanoescala e sistemas de automontagem na escala humana. Estas são partes sendo impressas com propriedades de multimaterial. Eis a primeira demonstração. Um único cordão mergulhado em água que se dobra completamente sozinho nas letras M I T. Estou sendo tendencioso. Esta é uma outra parte, cordão único, mergulhado em um tanque maior, que se dobra em um cubo, uma estrutura tridimensional, sozinho. Sem interação humana. E achamos que esta é a primeira vez que um programa e uma transformação foram introduzidos diretamente nos próprios materiais. E isso também poderia ser a técnica de manufatura que nos permitiria produzir infraestrutura mais adaptativa no futuro.

Sei que provavelmente estão pensando: ok, isso é legal, mas como usamos isso para o ambiente de construção? Abri um laboratório no MIT, chamado de Self-Assembly Lab (Laboratório de Automontagem). E estamos nos dedicando a tentar desenvolver materiais programáveis para o ambiente de construção. E achamos que há alguns setores chave que têm muitas utilizações de curto prazo. Uma dessas é em ambientes extremos. Estes são cenários onde é difícil construir, nossas técnicas de construção atuais não funcionam, é grande demais, é perigoso demais, é caro, partes demais. E o espaço é um grande exemplo para isso. Estamos tentando projetar novos cenários para o espaço que tenham estruturas completamente reconfiguráveis e automontáveis, que possam passar de uns para outros sistemas altamente funcionais.

Voltemos à infraestrutura. Em infraestrutura, estamos trabalhando com um empresa nos arredores de Boston, chamada Geosyntec. E estamos desenvolvendo um novo paradigma para encanamentos. Imagine se os encanamentos pudessem expandir ou contrair para mudar a capacidade ou o fluxo, ou talvez até mesmo mover-se em ondulações, como movimentos peristálticos, para que eles mesmos conduzam a água. Não são bombas e válvulas caras. Este é um encanamento inteiramente programável e adaptativo por si mesmo.

Quero lembrá-los, hoje, das difíceis realidades de montagem em nosso mundo. Estas são coisas complexas construídas com partes complexas que se juntam de formas complexas. Portanto, gostaria de convidá-los, seja qual for a indústria de onde vêm, a juntar-se a nós para reinventar e reimaginar o mundo, como as coisas se unem da nanoescala para a escala humana, para que possamos ir de um mundo como este para um mundo que é mais assim.

Obrigado.

(Aplausos)

[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: O surgimento da "impressora 4D"
O surgimento da "impressora 4D"
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5dCDTR_v6c_aK5xF-0dcoPt9P12YRMg9AD2XI7pAICIDQNzaHy_Q-YgZuX53Vi9_N4tZPAIiLZ-t3lPq6oeD_La7hf4NFGqSPoMFoI371k2s37shcMenwtdQaGs5skoqi6l-SfTOmfgVC/s400/mit4d.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5dCDTR_v6c_aK5xF-0dcoPt9P12YRMg9AD2XI7pAICIDQNzaHy_Q-YgZuX53Vi9_N4tZPAIiLZ-t3lPq6oeD_La7hf4NFGqSPoMFoI371k2s37shcMenwtdQaGs5skoqi6l-SfTOmfgVC/s72-c/mit4d.jpg
Brasil Acadêmico Draft
http://draftbracad.blogspot.com/2013/10/o-surgimento-da-4d.html
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2013/10/o-surgimento-da-4d.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy