Consenso sobre tecnologia na educação limita debate

Pesquisa mostra que há pouco espaço para críticas sobre a mitificação do uso da tecnologia no que tange o processo de modernização educacion...

Pesquisa mostra que há pouco espaço para críticas sobre a mitificação do uso da tecnologia no que tange o processo de modernização educacional.

Se toda a unanimidade for realmente burra. Esse trabalho de pesquisa adiciona um pouco mais de inteligência na questão da adoção de novas tecnologias na educação. Uma das conclusões do trabalho em tela revela que as representações simbólicas sobre o uso de Tecnologia da Informação (TI) na educação são marcadas pela positividade e pela existência de um consenso em torno das novas tecnologias como a solução para problemas históricos do sistema educacional. O estudo vem sendo realizado na Faculdade de Educação (FE) da USP pela jornalista Michelle Prazeres, que analisou textos produzidos pelo governo, pela mídia, pela empresa de tecnologia Microsoft (MS) e artigos acadêmicos. E o que a pesquisa apurou merece uma maior atenção da sociedade e uma reflexão mais cuidadosa por parte dos educadores e autoridades da área educacional, uma vez que ela verificou haver pouco espaço para críticas ao processo de modernização da educação e um predomínio da mitificação da tecnologia.

O objetivo principal da pesquisa é mapear as relações entre agentes, instituições e valores no processo de construção de políticas públicas visando a modernização da educação via TI no Estado de São Paulo.

Procurei verificar como se dá esse processo por meio da dinâmica de construção de uma zona de convergência, uma ambiência favorável à modernização, para onde convergem interesses dos diversos campos envolvidos.
Michelle Prazeres

No desenvolvimento do estudo foram analisados documentos do site da Secretária de Estado da Educação de São Paulo, o noticiário publicado nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, artigos acadêmicos sobre educação e comunicação e relatórios de responsabilidade social da MS, que desenvolve projetos em parceria com a Secretaria da Educação realizados nas escolas.

De acordo com a pesquisadora, a análise do material escrito revelou semelhanças no repertório simbólico sobre a modernização, seja no governo, na mídia, na universidade ou na empresa.

Aparentemente, o tema está em debate mas, na verdade, existe um grande consenso de que a escola precisa se modernizar, que está atrasada e precisa acompanhar o ritmo de renovação das tecnologias. Isso pode ser constatado por meio das três categorias de análise da pesquisa: impacto das tecnologias na educação, tendências e linguagens.

Os documentos, segundo a jornalista, revelam uma crença em que a tecnologia vai revolucionar a educação; promover uma renovação nas práticas educativas; e a educação deve acompanhar a afeição dos jovens com estas ferramentas.

No que diz respeito ao impacto, os textos apresentam as tecnologias como algo revolucionário para a educação, capaz de modificar o jeito com que os professores dão aulas.

Com o apelo da renovação, elas seriam capazes de seduzir os alunos que estão desinteressados pela escola tradicional. A parte de tendências diz respeito à renovação das práticas de ensino, enfatizando a necessidade dos professores absorverem as novas tecnologias.

Já quanto a linguagem, a ênfase recai sobre a habilidade com os jovens na utilização da tecnologia, contrastando com a apatia e até mesmo a rejeição dos professores, que representariam valores tradicionais e ofereceriam resistência às mudanças.

Existem algumas diferenças entre a abordagem adotada pelas diversas instituições e agentes. No caso da academia, por exemplo, as análises são mais aprofundadas e existe alguma crítica; a mídia enfoca muito a questão das ferramentas tecnológicas. Entretanto, o conjunto dos repertórios analisados gera uma ambiência favorável a modernização, construindo a partir de uma orquestração simbólica um consenso em torno da necessidade da tecnologia na educação.

A pesquisa também investigou as motivações que levam os diferentes agentes a defenderem a modernização.

Antes de mais nada, há em todas as áreas um interesse comum na interface entre educação e tecnologias, declarado ou não. Especificamente, o Estado tem interesse em propagandear ações de implantação de equipamentos nas escolas. As empresas buscam formar público consumidor para seus produtos tecnológicos. As empresas de mídia possuem projetos educacionais e mesmo a universidade busca se inserir em projetos educacionais.

A pesquisadora destaca que embora haja um consenso em se chamar a modernização da educação de “revolução”, ela pode ser vista mais como um movimento reformista.

Tenho a impressão de que a mudança vem sendo implantada não como parte de uma política pública, mas na forma de uma imposição a toque de caixa da evolução tecnológica. Todo o repertório sobre o processo é cercado de positividade, e as críticas só aparecem em poucos estudos acadêmicos. A tecnologia é mitificada como se fosse a salvação do sistema educacional, aparentemente deixando de lado discussões históricas como acesso, qualidade de ensino e evasão escolar.

A jornalista pretende continuar as pesquisas comparando a representação simbólica das tecnologias com a realidade das escolas.

A ideia é verificar se tudo o que é dito vem sendo aplicado. Embora haja um grande consenso já consolidado, sabe-se que enquanto algumas escolas passaram por uma transformação do contexto escolar, em outras o equipamento permanece às vezes trancado, sem uso, com dificuldades para sua utilização.

A pesquisa faz parte de tese de doutorado e foi orientada pela professora Maria da Graça Jacintho Setton, da FE.

Fonte: Adaptado de Agência USP
[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: Consenso sobre tecnologia na educação limita debate
Consenso sobre tecnologia na educação limita debate
http://4.bp.blogspot.com/-9e97xwTf0FQ/UjE4a4DQG1I/AAAAAAAAWKU/rW2mdgdcizY/s400/students-99506_640.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-9e97xwTf0FQ/UjE4a4DQG1I/AAAAAAAAWKU/rW2mdgdcizY/s72-c/students-99506_640.jpg
Brasil Acadêmico Draft
http://draftbracad.blogspot.com/2013/09/consenso-sobre-tecnologia-na-educacao.html
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2013/09/consenso-sobre-tecnologia-na-educacao.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy