Magnus Carlsen: Gênio do xadrez treinado pelo computador

Líder do ranking mundial, esse jovem-prodígio do xadrez mostra perfeitamente como a genialidade pode ser turbinada na era digital. O noruegu...

Líder do ranking mundial, esse jovem-prodígio do xadrez mostra perfeitamente como a genialidade pode ser turbinada na era digital.
O norueguês Magnus Carlsen completará 22 anos dia 30 de novembro. Mas, em dezembro de 2009, já garantira o seu lugar na história ao se tornar o mais jovem enxadrista a chegar ao topo do ranking mundial.


Fato que foi consumado ao fazer um ponto a mais que o número 1 anterior da época, o russo Vladimir Kramnik, no torneio magistral de Londres, com 19 anos e 32 dias de idade.
Antes dele, os mais jovens jogadores a atingir essa colocação foram o americano Bobby Fischer, com 21 anos, e o russo Garry Kasparov, aos 22.
Curiosamente, Carlsen gosta mesmo é de futebol. Fã de Ronaldo e Roberto Carlos e torcedor do Real Madrid, gosta de ver futebol na TV e como muitos garotos normais, gosta de jogar bola.
Eu sigo futebol na TV o tempo todo, especialmente os campeonatos da Espanha e da Inglaterra. Sou torcedor do Real Madrid, muito fã do Ronaldo e do Roberto Carlos. Acho que até teria sido um bom jogador, mas acho que estou bem no xadrez. Está valendo a pena, porque estou criando umas coisas legais.
Magnus Carlsen para o Globo Esporte.



Além disso, diferente do estereótipo do nerd de QI alto mas antissocial, ele já é uma espécie de popstar do xadrez. Com um jeitão de Gênio Indomável, Carlsen viaja o mundo todo como garoto-propaganda de uma multinacional de roupas, e de quebra passeia na companhia de atrizes de Hollywood e coleciona milhares de seguidores nas mídias sociais.

Em 2010, você estrelou uma campanha da grife alemã G-Star. Por que aceitou o convite?
Não é uma oportunidade que os enxadristas geralmente têm. Não dava para recusar.
Magnus Carlsen, em entrevista à Folha

Seu pai, Henrik Carlsen, um aficionado por xadrez, via algumas habilidades no filho desde cedo, resolveu pegar um tabuleiro e tentar ensinar Magnus. A princípio, sem sucesso, pois aos 6 anos, o garoto não quis nem saber daquele jogo entediante, gostava mesmo era de jogar bola diariamente. Vendo a falta de interesse, o pai resolveu não insistir naquela oportunidade.
Magnus tinha algumas habilidades que nos chamavam a atenção. Ele conseguia montar quebra-cabeças de 50 peças antes dos 2 anos. Com 4 ou 5, montava coisas fabulosas com Lego. Ele tinha uma habilidade incrível de concentração, de ficar focado em alguns tópicos por bastante tempo.
Henrik Carlsen. Pai de Magnus.
Por volta dos 9 anos de idade, espontaneamente,  Magnus começou a se interessar e a jogar xadrez. Só que no computador, nada de tabuleiro (até hoje Magnus nem sabe se tem um tabuleiro em casa). E o pai o apoiou:
O computador é uma grande ferramenta para o aprendizado. Ele usava o computador para várias outras coisas, e se sentiu confortável naquele ambiente. Os programas para jogar xadrez começaram a aparecer nos anos 90, justamente na geração dele.
Henrik Carlsen.
É claro que o computador tinha algumas vantagens sobre o xadrez analógico que seu pai tentara introduzir na vida de Magnus. Com o computador ele poderia jogar partidas com gente do mundo todo, desafiar amigos e estudar lances. Com esses atrativos (e com a maturidade) o jogo já não parecia mais tão paradão. Ainda que nessa época o menino só pensasse em vencer suas maiores rivais: as irmãs mais velhas.
Entre os 9 e os 10 anos, ele começou a passar várias horas do dia jogando e estudando xadrez. Mas não como uma obrigação, nunca pedimos nada. Era um hobby. Ele tinha essa vontade. Primeiro, queria ganhar das irmãs. Depois começou a estudar para me derrotar. E asssim foi.
Henrik Carlsen.
Seu processo de formação difere do processo dos grandes mestres do passado. É comum que grandes jogadores de xadrez participem de seus primeiros torneios aos 6 anos e se tornem jogadores em tempo integral aos 12. Mas Carlsen é um tipo de gênio diferente. Nascido em Tonsberg em 1990, o primeiro torneio de Magnus Carlsen foi o campeonato nacional de 1999, ainda aos 9 anos. Porém, ele não deixou o hobby atrapalhar os estudos e adaptou a agenda de competições de acordo com a escola. O que torna o seu recorde ainda mais impressionante.

O brasileiro Gilberto Milos, um dos Grandes Mestres do xadrez, opina sobre as mudanças ocorridas com o tempo:
Enquanto nós nos espelhávamos nos melhores jogadores do mundo, como Boby Fischer, e analisávamos as partidas dele, ele se espelha no melhor jogador de hoje, que é o computador, devido à capacidade de cálculo. O computador é melhor porque calcula mais, então ele desenvolve mais esse lado e de alguma forma chega próximo da capacidade de cálculo do computador. Não é igual, mas ele tira uma vantagem disso.
Gilberto Milos. Enxadrista brasileiro.
Seguindo essa lógica, Magnus Carlsen começou aos poucos a pensar como um computador. E foi desenvolvendo  uma notável capacidade de calcular e memorizar. Estima-se que ele memorize cerca de 500 mil jogadas. E que também seja capaz de enxergar 20 lances à frente. E parece fazer isso de forma muito instintiva.
Eu nunca tive mesmo um jeito científico de estudar xadrez. Eu simplesmente seguia minha curiosidade, minhas ideias. Acho que isso foi muito importante.
Magnus Carlsen.

Foi dotado de toda essa habilidade que ele enfrentou Anatoly Karpov, o melhor jogador do mundo por dez anos, e venceu, surpreendendo a todos. O próximo desafio foi encarar aquele que é considerado até hoje o melhor de todos os tempos:  Garry Kasparov, líder do ranking entre 1985 e 2005 e dono das mais altas pontuações internacionais do xadrez.


Tomando suco de laranja, dando uma voltinha enquanto esperava a jogada do Pelé do xadrez, Magnus conseguiu um empate contra o gênio do esporte, e parece que assustou Kasparov. Que a partir dali o tomou como um pupilo.
Depois desse jogo o Kasparov foi embora correndo, nervosíssimo. Mas depois mandou um de seus livros autografados para a nossa casa e disse que podia dar umas aulas, uns conselhos a Magnus. Ele não se interessou muito no começo, mas tempos depois se deu conta que Kasparov sabia muito, muito mesmo. E que poderia ajudá-lo.
Henrik Carlsen. Pai de Magnus.
Foi bom para Magnus não rejeitar os conselhos do velho Mestre. Afinal, Carlsen não vivenciou a importância dos embates entre Kasparov e Karpov nos anos 80, nos tempos da Guerra Fria, onde xadrez era tratado como assunto de Estado (embora ambos fossem russos, Kasparov era opositor ao regime soviético). Talvez ele só se lembre da última cartada do humanidade versus inteligência artifical, quando Kasparov tentou, inutilmente, derrotar um supercomputador (o célebre Deep Blue).

Com isso, Carlsen ganhou um grande tutor, talvez o melhor deles. O russo também é adepto do uso de  computadores e sabia utilizá-los para analisar jogos e melhorar o desempenho. E ensinou Carlsen a usar melhor a máquina o qual foi aprimorando a técnica até se tornar o número 1 do ranking da federação internacional.
Fiquei mais agressivo. E isso foi decisivo para vencer os melhores do mundo.
Magnus Carlsen.
Segundo Magnus, a parceria entre ele e Garry durou até 2010 (pouco mais de um ano) e hoje eles ainda mantêm boas relações.
Mas a pergunta que fica é: como Magnus consegue analisar e memorizar tantas jogadas? Ele não é um autista savant. E tampouco se considera um filho da era da computação. Nem mesmo se considera um gênio.

Na teoria, quando um jogador comum pensa para fazer um lance no xadrez, ele usa apenas o lado esquerdo do cérebro. Já os grandes jogadores, como Magnus, conseguem usar os dois hemisférios, obtendo o dobro da capacidade de raciocínio e memorização. Por isso é possível calcular e memorizar tanto.
Você olha para o tabuleiro em um jogo dele e diz: não existe saída, está acabado. E aí, logo depois, Magnus escapa, com algo que ninguém havia pensado. Parece simples, mas é incrivelmente difícil fazer isso em um jogo de xadrez. Poucas pessoas têm esse talento: escolher precisamernte a jogada certa e fazer o que ninguém havia imaginado. É o que o Magnus faz.
Dirk Geuzendam. Especialista em xadrez.
De qualquer forma, os cientistas têm um caso formidável que pode trazer avanços para a ciência da cognição e o xadrez obteve um fenômeno para renovar o interesse pela modalidade.
Fonte: SporTV, Galileu, Wikipedia, WhyChess (em inglês), YouTube
[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: Magnus Carlsen: Gênio do xadrez treinado pelo computador
Magnus Carlsen: Gênio do xadrez treinado pelo computador
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVzBGa6fztCNC9tvwt6ID-FO7b3imkvL4ly3OPBUKxk1bL1duVixNbs0EXBVQ8pgclAZZJnsKgxOI9Lu9KbQOsRiJVxNfHf5ZEumzFLs5RKdlhhlLFZFPSm9xuLNgpB209aRrTq9Vb_YTE/s320/magnus.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVzBGa6fztCNC9tvwt6ID-FO7b3imkvL4ly3OPBUKxk1bL1duVixNbs0EXBVQ8pgclAZZJnsKgxOI9Lu9KbQOsRiJVxNfHf5ZEumzFLs5RKdlhhlLFZFPSm9xuLNgpB209aRrTq9Vb_YTE/s72-c/magnus.jpg
Brasil Acadêmico Draft
http://draftbracad.blogspot.com/2012/01/magnus-carlsen-genio-do-xadrez-treinado.html
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2012/01/magnus-carlsen-genio-do-xadrez-treinado.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy