O FDA, órgão americano que regula alimentos e medicamentos, aprovou a primeira vacina para tratar câncer de próstata avançado e com metástas...
O FDA, órgão americano que regula alimentos e medicamentos, aprovou a primeira vacina para tratar câncer de próstata avançado e com metástase. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, só perdendo para o câncer de pele.
O Provenge, nome comercial da droga sipuleucel-T, estimula o sistema imunológico a combater o tumor.
Em todo o mundo, 75% dos casos desse tipo de câncer surgem após os 65 anos de idade.
Estudos clínicos feitos durante o desenvolvimento da vacina indicaram redução de mortalidade pela doença em 22% e aumento de sobrevida de quatro meses.
O tratamento do câncer de próstata metastático (isto é, aquele que já se espalhou para outras partes do corpo) normalmente é feito com quimioterapia e tratamento hormonal, com sobrevida média de três a cinco anos. Alguns pacientes, entretanto, simplesmente não respondem bem às terapias.
Próstata normal e próstata aumentada |
Mas a terapia com a droga aprovada custará caro. O fabricante do medicamento estima que o tratamento custará US$ 93 mil por paciente (US$ 31.000 por infusão e os pacientes receberão três durante o período de um mês) e, por enquanto, estará disponível apenas para alguns pacientes de 50 hospitais e centros médicos nos EUA.
O câncer de próstata é assintomático em suas fases iniciais, depois, há dificuldade de urinar e enfraquecimento do jato, mesmos sintomas do crescimento benigno da próstata.
Assim, o exame de toque retal é fundamental para o diagnóstico do tumor, não existindo nenhum outro exame que o substitua. O exame deve ser feito após os 40 anos de idade principalmente quando há histórico de ocorrências na família.
Contudo, a cultura machista daqui e de outro lugares do mundo, sustenta a falácia de que dói ou que torna o paciente "menos" homem.
Na verdade, a única certeza é que se não fizer o exame, e por causa disso tiver que tomar o medicamento em questão no futuro. O que o indivíduo vai ter menos é dinheiro.
A despeito disso, o procedimento urológico é tema de inúmeras piadas sobre o contrangimento do paciente na hora do exame.
Fonte: Folha, Xconomy