Cura através da dieta

Dean Ornish fala sobre formas simples de baixa tecnologia e baixo custo para tirar vantagem do desejo natural do corpo para se curar. Essa...

Dean Ornish fala sobre formas simples de baixa tecnologia e baixo custo para tirar vantagem do desejo natural do corpo para se curar.




Essa sessão é sobre maravilhas naturais. e a conferência maior é sobre a busca da felicidade Quero tentar combinar todos, porque para mim, a cura é realmente a maior maravilha da natureza. Seu corpo tem uma notável capacidade para começar a se curar, e muito mais rapidamente do que as pessoas haviam imaginado se você apenas parar de fazer o que está causando o problema. Então, na verdade, muito do que fazemos na medicina e na vida em geral está centrado em secar o chão sem antes fechar a torneira.



Adoro fazer esse trabalho, porque ele da a muitas pessoas novas esperanças e novas escolhas que elas não tinham antes, e ele nos permite falar sobre coisas que - não apenas dieta, mas que a felicidade não é - nós estamos falando sobre a busca da felicidade, mas quando você realmente olha para todas as tradições espirituais, o que Aldous Huxley chamou de a "sabedoria perene" depois que passar pelos nomes e formas e rituais que realmente dividem as pessoas, o que quer dizer na verdade é - nossa natureza é ser feliz, nossa natureza é ser pacifico, nossa natureza é ser saudável. Não é algo - felicidade não é algo que você ganha, saúde geralmente não é algo que você ganha.

"Muito do que fazemos na medicina e na vida em geral
está centrado em secar o chão sem antes fechar a torneira."

Mas antes, todas essas praticas diferentes -- você sabe, os antigos swamis e rabinos e padres e monges e freiras não desenvolveram essas técnicas apenas para administrar o estresse ou para baixar sua pressão sanguínea, desentupir suas artérias, apesar de poderem fazer tudo isso. Elas são ferramentas poderosas para a transformação, para acalmar nossas mentes e corpos para nos permitir experienciar o que é estar feliz, estar em paz, estar alegre e perceber que isso não é algo que você busca e ganha, mas algo que você já tem enquanto você não prejudicar.


Estudei Yoga por muitos anos com um professor chamado Swami Satchidananda e as pessoas diziam, o que você faz?

Não, eu não faço, eu desfaço.

E isso é realmente sobre identificar o que está nos fazendo perturbar nossa saúde e felicidade inatas, e então permitir que a cura natural se faça. Para mim, esta é a maravilha natural.

Então, neste contexto, aquele contexto maior, podemos falar sobre dietas, administração de estresse, o que são na verdade, essas praticas espirituais, exercícios moderados, parar de fumar, grupos de apoio e comunidade -- que vou falar mais sobre -- e algumas vitaminas e suplementos. E isso não é uma dieta. Sabe, quando a maioria das pessoas pensam a respeito da dieta que recomendo, elas pensam que é uma dieta bem rigorosa. Para reverter doenças, isso é necessário, mas se você só está tentando ser saudável, você tem um espectro de opções. E a medida que você consegue se mover em uma direção saudável, você vai viver mais, vai se sentir melhor, vai perder peso e por aí vai. E em nossos estudos, o que temos conseguido fazer é usar medidas modernas, muito caras e de alta tecnologia para provar o quão poderosas essas intervenções muito simples, de baixo custo e tecnologia, e - de muitas formas - antigas, podem ser.

Começamos olhando as doenças do coração, e quando comecei a fazer este trabalho, 26 ou 27 anos atrás, achava-se que se você tem uma doença do coração, ela só vai piorar. E o que descobrimos foi que ao invés de piorar cada vez mais, em muitos casos ela podia melhorar cada vez mais, e muito mais rápido do que as pessoas imaginavam.


Esse é um paciente que na época estava com 73 anos -- precisava muito de uma ponte de safena, decidiu ao invés fazer isso; nós usamos arteriografia quantitativa para mostrar o estreitamento, Esta é uma das artérias que alimenta o coração, uma das artérias principais, e vocês podem ver o estreitamento aqui. Um ano depois, não está tão obstruída -- normalmente acontece o oposto. Essas pequenas mudanças nas obstruções causaram uma melhora de 300% na circulação sanguínea, e usando uma tomografia de emissão de pósitrons, azul e preto é nenhuma circulação, laranja e branco é máxima.


Enormes mudanças podem ocorrer sem o uso de drogas, sem cirurgia. Clinicamente, ele literalmente não podia atravessar a rua sem sentir fortes dores no peito; em um mês, como a maioria das pessoas, estava sem dor, e em um ano, subindo mais do que 100 andares por dia em uma Stairmaster. Isso não é incomum, e é parte do que possibilita que as pessoas mantenham esses tipos de mudanças, porque faz muita diferença na qualidade de vida delas. Acima de tudo, se você visse todas as artérias em todos os pacientes, elas tornaram-se cada vez piores desde o primeiro até o quinto ano, no grupo de comparação. Essa é a história natural da doença do coração, mas na verdade não é natural, porque descobrimos que podia melhorar cada vez mais, e muito mais rápido do que as pessoas pensavam. Percebemos também que quanto mais as pessoas mudam, melhores elas ficam. Não era uma questão de quão velhos ou quão doentes elas estavam, era principalmente o quanto elas mudavam, e os pacientes mais velhos melhoraram tanto quanto os mais jovens.


Recebi isto como um cartão de Natal a alguns anos atrás de dois pacientes em um de nossos programas. O irmão mais jovem tem 86 anos, o mais velho 95; queriam me mostrar como eles estavam mais flexíveis, E no outro ano me enviaram este, que achei meio engraçado. (Risos) Você nunca sabe. E o que descobrimos foi que 99 por cento dos pacientes começam a reverter a progressão de suas doença do coração. Agora pensei, você sabe, se apenas fizéssemos uma ciência boa, isso mudaria a prática médica, mas isso era um pouco ingênuo. É importante, mas não o bastante. Porque nós médicos fazemos o que somos pagos para fazer, e somos treinados para isso, assim se mudássemos os planos de saúde então mudaríamos a prática e a educação médica. O plano de saúde vai pagar pela safena, vai pagar pela angioplastia. Não vai, até recentemente, cobrir a dieta e o estilo de vida.

Então nós começamos, através de nosso instituto sem fins lucrativos, a treinar hospitais pelo país, e descobrimos que a maioria das pessoas poderia evitar a cirurgia, e o efeito não foi só médico, mas também financeiro. E as companhias dos planos de saúde descobriram que começaram a economizar quase 30.000 dólares por paciente, e a Medicare está agora no meio de um projeto de demonstração onde estão pagando para 1800 pessoas participarem do programa nos locais que treinamos.


O vidente diz, "Dou desconto aos fumantes porque não tem muito para se ver." E -- (Risos) Goste deste slide, porque é a chance de falar sobre o que realmente motiva as pessoas a mudar e o que não motiva E o que não funciona é o medo de morrer, e isso é o que é normalmente usado.

Vocês sabem, todo mundo que fuma sabe que não faz bem, e mesmo assim 30 por cento dos americanos fumam, 80% em algumas partes do mundo. Por que as pessoas fazem isso? Porque os ajuda a aguentar o dia. Vou falar mais sobre isso, mas a epidemia real, não é só de doenças do coração ou de obesidade ou fumo, é de solidão e de depressão. E como disse uma mulher, "Tenho 20 amigos neste maço de cigarros, e estão sempre aqui quando preciso e mais ninguém está. Você vai me tomar meus 20 amigos, e o que vai me dar em troca?" Ou eles comem quando ficam deprimidos, ou tomam uma bebida alcoólica para anestesiar a dor, ou eles trabalham demais, ou assistem muita TV. Existem muitas maneiras que nós temos para evitar e anestesiar e desviar a dor, mas o objetivo disso tudo é lidar com a causa do problema e a dor não é o problema, e sim o sintoma. E dizer às pessoas que elas vão morrer é muito assustador para pensar, ou, que vão ter enfisema ou um ataque cardíaco da muito medo, e assim elas não querem pensar nisso, então não pensam.


A anúncio mais eficaz anti-tabagismo foi este. Percebam o cigarro flácido pendurado na boca dele, e impotência -- o título é impotência, e não enfisema. Qual foi a droga mais vendida de todos os tempos Quando foi lançada alguns anos atrás? Viagra, certo? Por que? Porque muitos homens precisam. Você não chega e fala, ei João, estou tendo disfunção erétil, e você? E no entanto, veja o numero de prescrições que estão sendo vendidas. Não é tanto psicológico, é vascular, e a nicotina faz as suas artérias se contraírem. Cocaína também, e uma dieta com muita gordura, e também o estresse emocional.


Então os mesmos comportamentos que pensamos serem tão sensuais na nossa cultura são os mesmos que deixam tantas pessoas se sentindo cansadas, letárgicas, deprimidas e impotentes, e isso não tem muita graça. Mas quando você muda esses comportamentos, seu cérebro recebe mais sangue, você pensa com mais clareza, tem mais energia, seu coração recebe mais sangue da maneira que lhes mostrei. Seu funcionamento sexual melhora. E essas coisas ocorrem dentro de horas. Este é um estudo -- uma refeição rica em gordura, dentro de uma ou duas horas o fluxo sanguíneo é claramente menor e todos vocês já passaram por isso no dia de Natal ou Ano Novo. Quando você come uma refeição grande e gorda, como se sente? Vocês se sentem meio sonolentos depois. Em uma refeição com pouca gordura o fluxo sanguíneo não cai, ele até aumenta. E muitos de vocês tem filhos, e sabem que essa é uma grande mudança no seu estilo de vida e assim as pessoas não têm medo de fazer grandes mudanças em seu estilo de vida se elas valem a pena. E o paradoxo é que quando você faz grandes mudanças, você obtém grandes benefícios, e você se sente muito melhor tão rapidamente. Para muitas pessoas, essas são escolhas que valem a pena fazer, não para viver mais, mas para viver melhor.



Quero falar um pouco sobre a epidemia de obesidade, porque ela é realmente um problema. Dois terços dos adultos estão acima do peso ou obesos, e a diabetes em crianças e em pessoas com 30 anos aumentou 70 por cento nos últimos 10 anos. Não é brincadeira, é verdade. E só para mostrar isso a vocês, isto é do CDC (Centro de Controle de Doenças). Não são retornos eleitorais, são a porcentagem de pessoas que estão acima do peso. E se você olhar de 85 à 86 a 87,88,89,90,91 -- você tem uma nova categoria, 15 à 20 por cento; 92,93,94,95,96,97 -- tem uma nova categoria; 98,99,2000, e 2001.



 Mississipi, mais de 25 por cento das pessoas estão acima do peso.

Por que isso? Bem, esta é uma forma de perder peso que funciona bem... mas não dura, este é o problema.


(Risos)

Agora, não existe mistério em como perder peso; ou você queima mais calorias com exercícios ou ingere menos calorias. Agora, uma forma de se ingerir menos calorias é comendo menos, o motivo de você conseguir perder peso com qualquer dieta se comer menos, ou se restringir categorias inteiras de alimentos. Mas o problema é, você fica com fome, então fica difícil manter. A outra forma é mudando o tipo de alimento. E gordura tem nove calorias por grama, enquanto proteína e carboidratos tem apenas quatro. Então quando come menos gordura, você ingere menos calorias sem ter que comer menos. Então você pode comer a mesma quantidade de comida, mas vai ingerir menos calorias porque o alimento é menos denso em calorias. E é o volume de comida que afeta a saciedade, ao invés do tipo de comida.

Você sabem, não gosto de falar sobre a dieta de Atkins, mas sempre me perguntam sobre ela, e assim acho que vou falar sobre ela por uns minutos. E o mito que vocês ouvem falar sobre é, que os americanos foram aconselhados a comerem menos gordura, a percentagem de calorias da gordura baixou, os americanos estão mais gordos do que nunca, logo a gordura não engorda. Isso é uma meia verdade. Na verdade os americanos estão comendo mais gordura do que nunca, e ainda mais carboidratos. E assim a porcentagem está menor, a quantidade real está maior, então o objetivo é reduzir ambos. Dr. Atkins e eu debatemos várias vezes antes dele morrer, e concordamos que os americanos comem muito carboidratos simples, os "carboidratos ruins", coisas como -- (Risos) -- açúcar, farinha branca, arroz branco, álcool, e você tem uma praga em dobro: Você ganha todas essas calorias que não o satisfazem porque retiraram as fibras, e elas são absorvidas rapidamente de maneira que seu açúcar no sangue sobe rapidamente. Seu pâncreas fabrica insulina para baixar, o que é bom. Mas insulina acelera a conversão de calorias em gordura. Então o objetivo não é ir para o torresmo e o bacon e a linguiça -- esses não são alimentos saudáveis -- mas ir do carboidrato ruim para o carboidrato chamado bom. E esses são as comidas integrais ou não refinadas: frutas, verduras, farinha integral, arroz integral, nas suas formas naturais são ricos em fibras. E a fibra deixa você satisfeito antes de você ingerir calorias demais, e ela torna mais lenta a absorção de maneira que você não tem aquele rápido aumento no açúcar sanguíneo. Assim, e você recebe todas as substâncias que protegem das doenças.

Não é só o que você exclui da dieta, mas também o que você inclui que o protege. Assim como nem todos os carboidratos são ruins para você, nem todas as gorduras fazem mal. Existem gorduras boas. E essas são predominantemente as que são chamadas ácidos graxos Omega-3. Você encontra elas, por exemplo, no óleo de peixe. E as gorduras ruins são coisas como gorduras trans e comidas processadas e gorduras saturadas, que encontramos nas carnes. Se você não lembrar de mais nada desta palestra, três gramas por dia de óleo de peixe reduz o risco de infarto e morte súbita de 50 a 80 por cento. Três gramas por dia, elas vem em cápsulas de um grama -- mais que isso apenas te dá um excesso de gordura que você não necessita. Ele também ajuda a diminuir o risco da maioria dos cânceres comuns como o de mama, de próstata e o de cólon. Agora, o problema com a dieta de Atkins, todos conhecem alguém que perdeu peso com ela, mas você pode perder peso com anfetaminas, você sabe, e de outras maneiras. Quero dizer, existem várias formas de se perder peso que não fazem bem. Você quer perder peso de uma forma que melhore sua saúde ao invés de uma que a prejudique. O problema é que ela é baseada em meias verdades, a de que os americanos comem carboidratos simples em excesso, Assim se você comer menos carboidratos simples você vai perder peso. Você perderá ainda mais peso se passar a comer mais comida integral e menos gordura, e vai melhorar a saúde ao invés de prejudica-la.


Ele diz, "Tenho boas notícias. Enquanto se nível de colesterol se manteve o mesmo, as conclusões das pesquisas mudaram."

(Risos)

Agora, o que acontece com o seu coração quando faz a dieta de Atkins? O vermelho é bom no inicio, e um ano depois -- isto vem de um estudo feito em uma revista revisada por especialistas chamada Angiology -- tem mais vermelho depois de um ano fazendo a dieta que eu recomendo, ha menos vermelho, menos fluxo sanguineo depois de um ano na dieta de Atkins. Então, sim, você pode perder peso, mas seu coração não fica feliz. Agora, um dos estudos feito pelo Atkins Center concluiu que 70 por cento das pessoas estavam com prisão de ventre, 65 por cento tinham mal hálito 54 por cento tinham cefaleia -- esta não é uma maneira saudavel de se alimentar Assim, você pode começar a perder peso e começa a atrair as pessoas, mas quando elas se aproximam muito, isso vai ser um problema.

(Risos)

E mais grave, há relato de casos de meninas de 16 anos que morreram depois de algumas semanas na dieta de Atkins de doença nos ossos, doença nos rins e por aí vai. E é assim que seu corpo excreta o lixo, é pelo seu hálito, seu intestino e seu suor. Então quando você faz esse tipo de dieta, eles começam a cheirar mal. Assim, uma dieta ideal possui pouca gordura, poucos carboidratos ruins, muitos carboidratos bons e gordura boa o suficiente. E então, novamente, é um espectro: quando você vai nessa direção, vai perder peso, vai se sentir melhor e vai ganhar mais saúde.

E ha razões ecológicas para se comer mais em baixo da cadeia alimentar, seja o desmatamento da Amazônia, ou ter mais proteína disponível, para as quatro bilhões de pessoas que vivem com um dólar por dia, sem falar, vocês sabem, nas questões éticas que as pessoas têm. Assim, existem vários motivos para se comer dessa maneira que vão além apenas da sua saúde.

Agora, estamos para publicar o primeiro estudo vendo os efeitos deste programa no câncer de próstata, e em colaboração com Sloane-Kettering e com a Universidade da Califórnia de São Francisco, nós pegamos 90 homens cujo resultado da biópsia havia sido de câncer de próstata e que haviam decidido, por motivos não relacionados com o estudo, não fazer a cirurgia. De maneira que então pudemos aleatoriamente dividi-los em dois grupos, e estão poderíamos ter um grupo ou seja um grupo de controle que não se tratou para comparar o qual não dava para ser um grupo com câncer de mama, porque todo mundo se trata.


E o que descobrimos foi que depois de um ano, nenhum dos pacientes dos grupos experimentais que fizeram essa mudança no estilo de vida, precisaram de tratamento, enquanto que seis pacientes do grupo de controle precisaram de cirurgia ou radioterapia. Quando olhamos os níveis de Antígeno Prostático Específico, que é o indicador de câncer de próstata, eles ficaram pior no grupo de controle, mas eles melhoraram no grupo experimental, e essas diferenças foram bastante significativas.

E então fiquei pensando,sera que havia algum relacionamento entre o quanto as pessoas modificaram sua dieta e estilo de vida, qualquer que seja o grupo em que elas estavam, e as mudanças no APE (Antígeno Prostático Específico). E com certeza suficiente, nós descobrimos um relacionamento entre a dose e a reação, assim como nós descobrimos nos entupimentos de artérias em nossos estudos de cardíacos. E para que o APE baixasse, eles tiveram que fazer grandes mudanças.

E pensei, bem, pode ser que eles estejam apenas mudando o APE mas isso não esteja realmente afetando o crescimento do tumor. Então tiramos amostras do soro sanguíneo dos pacientes e enviamos para a Universidade de Los Angeles, eles adicionaram a amostra a uma série padrão de células do tumor da próstata cultivada em uma cultura de tecidos e ela inibiu o crescimento sete vezes mais no grupo experimental do que no grupo de controle: 70 versus 9 por cento. E finalmente, eu disse, eu me perguntei se não existe algum relacionamento entre o quanto as pessoas mudam, e o quanto isso inibia o crescimento do tumor, qualquer que seja o grupo em que elas estivessem. E isso realmente me deixou empolgado porque novamente, encontramos o mesmo padrão: quanto mais as pessoas mudam, mais isso afetava o crescimento dos tumores. E finalmente fizemos testes de Ressonância Magnética em alguns desses pacientes e a atividade do tumor está em vermelho neste paciente, e podemos ver claramente que está melhor um ano depois, juntamente com o APE(Antígeno Prostático) diminuindo. Então se é verdade com o câncer de próstata, é quase certo que funcione com o câncer de mama também. E se você faz o tratamento convencional ou não, além disso, se você fizer essas mudanças, elas podem ajudar a reduzir o risco de recorrência.

A última coisa que eu quero falar a respeito, a propósito da questão da busca da felicidade, é que vários estudos têm mostrado que pessoas que são solitárias e deprimidas -- e depressão é a outra epidemia real na nossa cultura -- estão muitas vezes mais sujeitas a ficarem doentes e morrerem prematuramente, em parte porque, como ja dissemos, elas estão mais propensas a fumar e a comer demais e beber demais e trabalhar demais e por aí vai. Mas também por mecanismos que não compreendemos bem, pessoas que são deprimidas e solitárias, são muitas vezes -- de três a cinco a dez vezes, em alguns estudos -- estão mais sujeitas a doenças e morte prematura. E a depressão é tratável. Precisamos fazer alguma coisa sobre isso.

Por outro lado, qualquer coisa que promova intimidade tem a capacidade de curar. Pode ser intimidade sexual -- Eu penso que a energia de cura e energia erótica são apenas formas diferentes da mesma coisa. Amizade, altruismo, compaixão, serviço -- todas as verdades perenes que falamos sobre que são parte de toda religião e todas as culturas, quando pararmos de tentar enxergar as diferenças, essas são as coisas que no nosso próprio interesse, porque elas nos libertam de nosso sofrimento e de nossa doença. E de uma forma, é a coisa mais egoísta que podemos fazer.

Vejam este estudo. Foi feito por David Spiegel em Stanford. Ele pegou mulheres com câncer de mama metastático aleatoriamente as dividiu em dois grupos um grupo de pessoas apenas se encontrava por uma hora e meia uma vez por semana em um grupo de apoio. Era um ambiente acolhedor, de amor, onde elas eram encorajadas a baixar as defesas emocionais e falar sobre como é horrível ter câncer de mama com pessoas que entendiam, porque estavam passando por isso também. Se encontravam uma vez por semana por um ano. Cinco anos depois, essas mulheres viveram duas vezes mais, e podemos ver que as pessoas -- e essa era a única diferença entre os grupos. Este foi um estudo de controle aleatório publicado na revista médica The Lancet Outros estudos também tem mostrado esse mesmo resultado. Então essas coisas simples que criam intimidade curam realmente, e mesmo a palavra cura, em inglês, ela vem da raiz "fazer inteiro, completo". A palavra yoga vem do Sanskrito, significa "união, juntar, unir."


E o último slide que eu quero mostrar é do -- eu estava -- novamente, desse swami com quem estudei por muitos anos, e eu participava de um Programa de Atualização em oncologia e cardiologia combinados na faculdade de medicina da Universidade da Virginia a dois anos atrás. E no final, alguem disse, "Ei Swami, qual é a diferença entre bem estar (wellness) e doença (illness)?" E então ele foi até o quadro e escreveu a palavra doença (illness), e fez um círculo na primeira letra, i, eu em inglês, e escreveu bem estar (wellness), e fez um círculo nas primeiras duas letras-we,nós em inglês, e para mim, isso é apenas uma simplificação do que estamos falando aqui: que tudo que cria um senso de conexão e de comunidade e amor possui realmente a capacidade de curar. E então podemos aproveitar nossas vida plenamente sem adoecer durante o processo. Obrigado

[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: Cura através da dieta
Cura através da dieta
http://2.bp.blogspot.com/-nYFbXb_VhS0/U7WMySFx3xI/AAAAAAAAZbM/9eJD1SagW5A/s1600/dean18.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-nYFbXb_VhS0/U7WMySFx3xI/AAAAAAAAZbM/9eJD1SagW5A/s72-c/dean18.jpg
Brasil Acadêmico Draft
http://draftbracad.blogspot.com/2014/07/cura-atraves-da-dieta.html
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2014/07/cura-atraves-da-dieta.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy