Qual a diferença entre Astecas, Maias e Incas?

As três grandes civilizações da era pré-colombiana ainda confundem estudantes e o público em geral. Reunimos aqui informações para você sab...

As três grandes civilizações da era pré-colombiana ainda confundem estudantes e o público em geral. Reunimos aqui informações para você saber, afinal, quais são as diferenças, e as semelhanças, entre elas (quadro comparativo ao final).

O icônico Templo de Kukulcán ou Pirâmide de Kukulcán, ou incluso «El Castillo»
 foi construído no século XII, pelos maias itzáes na antiga cidade de Chichén Itzá,
no território pertencente ao estado mexicano do Iucatã [Wikipedia].

São culturas claramente diferenciadas das outras civilizações, todas elas tornaram-se grandes impérios de notável relevância no que conhecessemos hoje como América Hispânica. Ainda que não utilizassem o ferro para a elaboração de objetos ou mesmo, como no caso dos Incas, uma língua escrita, símbolos de progresso e poder para outras culturas.



Os Astecas criaram o seu povoado a partir de uma ilha no meio de uma lagoa onde hoje está a Cidade do México (capital do país cujo nome advém da forma como os Astecas se autodenominavam), os Maias estabeleceram a sua grande comunidade nas grandes selvas da América Central,  enquanto os Incas construíram um império enorme na íngreme paisagem andina.

Os astecas estavam em seu apogeu quando os europeus desembarcaram nas Américas. A civilização asteca surgiu mais ao norte do México. Enquanto seus "vizinhos" maias entravam em decadência, os astecas começaram a crescer por volta do século XII e ainda estavam se expandindo quando tiveram contato com os espanhóis.



Ano 1325, México Central, próximo à atual Cidade do México, uma jovem ainda adolescente celebrava seu noivado. Era filha de um rei tribal e iria se juntar a outra tribo que ficara hospedada em seu reino. Essa tribo agora é conhecida como Asteca. Como parte do ritual cinco astecas nobres se adiantaram para conduzí-la ao antigo templo cerimonial. Mas quando chegaram os nobres agarraram a moça e a deitaram sobre uma laje de pedra em frente ao grande altar. Era uma pedra sacrifical. quatro homens seguravam-na firmemente enquanto um quinto segurava um punhal de obsidiana. Com um movimento ágil ele rasgou o peito da moça de onde extraiu o coração ainda pulsante. Nessa noite, o rei hóspede fora convidado para a cerimônia do casamento. Mas o que ele viu foi um sacerdote dançando vestido com a pele de sua filha. Os astecas tinham esfolado o jovem corpo em honra ao deus da fertilidade. Os soldados perseguiram os astecas até dentro do lago. Havia uma ilha onde eles se refugiaram. A ilha pantanosa era pouco acolhedora. Mas ali eles se instalaram, floresceram e construíram o mais poderoso império das Américas.
Todos eles desenvolveram civilizações domando às características naturais das suas terras, desenvolvendo também progressos impressionantes no campo da engenharia, escultura, agricultura, astronomia ou matemáticas.

A civilização maia foi a primeira a se consolidar como um império, atingindo o auge no final do século IX - época em que o território maia se estendia do sul do México à Guatemala.

Especula-se que guerras ou o esgotamento das terras cultiváveis levou a civilização maia a um rápido declínio a partir do ano 900.

Quando os espanhóis chegaram, os maias encontrados por aqui eram simples agricultores que apenas praticavam os rituais religiosos de seus ancestrais.



[Ano 869] Sabemos que o povo [maia] começou a desaparecer. A questão é, como isso aconteceu? A resposta talvez esteja em hieróglifos complexos conhecidos como Código Maia. O hieróglifo é um modo complexo de transmitir toda a informação que o povo maia pensava e tentava expressar. É o único exemplo nas Américas de um sistema completo e complexo de escrita.


Trecho do filme Apocalypto que retrata o sacrifício humano da civilização maia.
O filme foi todo gravado na língua maia e contou com doze atores maias.

Além disso, respeitavam, temiam e adoravam deuses como sendo a expressão do mundo natural a ponto de realizarem sacrifícios diários de seres humanos. Na inauguração de um templo Asteca, por exemplo, milhares foram executados tendo seus corações arrancados ainda batendo.

Até o século XIV, os incas eram apenas mais uma tribo indígena espalhada pela cordilheira dos Andes. Porém, após o século 15 eles se expandiram, conquistando vilas vizinhas. Na chegada dos espanhóis, os incas já dominavam uma grande área do norte do Equador à região central do Chile. Doenças e lutas internas pela sucessão do império deixariam a civilização enfraquecida para a tarefa de resistir aos conquistadores espanhóis. Assim como fizeram com os astecas, os espanhóis derrotaram rapidamente o império inca. Levando apenas só três anos (de 1532 a 1535).



Se você gosta de batatas fritas deve agradecer aos incas. Porque eles foram os primeiros a cultivar a batata e a apresentaram ao resto do mundo. E não apenas um tipo de batata. De fato, mais de 200 tipos eram colhidos.

O choque com a cultura, os germes e a ambição dos europeus, em especial com os espanhóis e seus conquistadores do século XVI, levaram essas civilizações ao ocaso.



Um verdadeiro apocalipse onde milhões pereceram, cerca de 90% de todos as pessoas dessas populações. Um holocausto civilizatório com reflexos até hoje. O Peru, por exemplo, até os dias atuais ainda não produz alimentos na quantidade produzida na época dos Incas. O modo de entrega de mensagens dos Astecas era mais rápido do que o dos correios de hoje (com exceção das mensagens eletrônicas atuais, é claro).

Saboreie os vídeos e dados que selecionamos para que você saiba, de uma vez por todas, o que eram os Astecas, Maias e Incas.

Quadro comparativo
(clique AQUI para ler/esconder)


Astecas

Maias

Incas

Idioma
Nahuatl. O idioma faz parte de um grande grupo de idiomas indígenas incluindo o de tribos do Velho Oeste americano. Não havia um único idioma principal. Os atuais descendentes de maias, por exemplo, podem ser divididos em seis grupos principais, que falam dialetos ora muito similares, ora com grandes variações. Quéchua. Língua falada por todo o território em vários dialetos. Os povos conquistados pelos incas podiam manter seu idioma original, desde que o quéchua fosse a língua principal. Quase 50% da população atual do Peru ainda usa o idioma.

Moeda
Compras menores eram feitas com sementes de cacau. Um pequeno coelho valia 30 grãos e um ovo de peru custava 3 grãos. Nas compras maiores, eram usados comprimentos padronizados de pano de algodão chamados quachtli. Havia diferentes graus de quachtli, variando em valor de 65 a 300 grãos. Um homem poderia vender a própria filha como escrava sexual ou para um futuro sacrifício religioso, geralmente, por cerca de 500 a 700 grãos.Como unidade de troca, utilizavam sementes de cacau e sinetas de cobre, material que usavam também para trabalhos ornamentais, ao lado do ouro, da prata, do jade, das conchas do mar e das plumas coloridas.Os incas não usavam dinheiro propriamente dito. Eles faziam trocas ou escambos nos quais mercadorias eram trocadas por outras e mesmo o trabalho era remunerado com mercadorias e comida. Serviam como moedas sementes de cacau e também conchas coloridas, que eram consideradas de grande valor.

Escrita
Usavam sinais conhecidos como pictogramas, com figuras de serpentes, seres humanos e outros elementos da natureza, formando uma variedade de escrita. Alguns dos pictogramas simbolizavam ideias; outros representavam sons de sílabas. As paredes de seus templos e palácios são cobertas de hieróglifos os quais, em boa parte, já decifrados, contavam principalmente as histórias das dinastias maias, suas guerras contra cidades rivais e o sacrifício de inimigos para agradar aos deuses.
Não possuíam uma escrita. Mas criaram um complexo sistema para números na forma de nós distribuídos em uma corda (o quipu). Só algumas pessoas treinadas entendiam essa contagem, cujo significado ainda não foi totalmente decifrado.

População
Em 1519, a população estimada do império asteca era de 5 a 6 milhões de pessoas, espalhadas por centenas de pequenos estados/cidades. A expansão dos astecas se deu do norte para o sul da América Central, conquistando outras civilizações, como os toltecas. Números da época da conquista espanhola não são confiáveis. Mas, apesar da civilização ter sido quase dizimada, ainda hoje existem cerca de 4 milhões de descendentes dos maias na América Central, dando uma ideia da grandiosidade da sua população. O maior dos três impérios em número de súditos, 12 milhões de pessoas, teve suas conquistas territoriais transcorrendo pela cordilheira dos Andes e ao longo da costa do Pacífico. Elas começaram no início do século XV e 100 anos depois, a população atingiria seu auge.

Cidades
Tenochtitlán (hoje a Cidade do México), em seu apogeu, tinha mais de 140 mil habitantes e fora a maior cidade das antigas civilizações da América. Os templos eram de pedra e alinhados aos astros. Já o povo morava em cabanas feitas de madeira com lama seca. As cidades maias, algumas com até 50 mil habitantes, eram muitas vezes independentes, mas podiam liderar federações que abrangiam grandes territórios. Palácios e templos eram de pedras, enquanto a população comum vivia em cabanas de madeira. Cuzco, a capital do império, tinha cerca de 40 mil habitantes, na chegada dos espanhóis, em 1532. Outra cidade inca bastante famosa, Machu Picchu (veja vídeo), era bem menor, abrigando em torno de mil pessoas.

Sociedade
O poder pertencia ao setor militar da sociedade. Sacerdotes e burocratas administravam o império, enquanto as classes mais baixas eram formadas por servos, serviçais e escravos. A principal forma de ascensão social na cultura asteca era a demonstração de bravura nas batalhas. Acreditava-se, até meados do século XX, que a sociedade maia tinha em seu ápice uma classe de pacíficos sacerdotes observadores de estrelas, mantidos por camponeses devotos. Atualmente se sabe que havia frequentes guerras entre as cidades as quais agitavam a sociedade. Era uma civilização muito estratificada, em que era quase impossível mudar de classe social. O poder supremo pertencia ao imperador, que era auxiliado por uma aristocracia hereditária. Esta exercia a autoridade com rigor e medidas muitas vezes sangrentas.

Poder Militar
Camponeses podiam ser convocados a qualquer momento para integrar os exércitos astecas, que preferiam ferir a matar seus inimigos. Assim obtinham prisioneiros para usar em sacrifícios. Lanças, porretes e escudos redondos de madeira eram os principais equipamentos. Sua força militar residia no tamanho dos exércitos que podiam ser recrutados. Os armamentos, porém, eram mais limitados: arcos e flechas de concepção primitiva, lanças e escudos de madeira e até mesmo pedras que podiam ser atiradas com as mãos. Seus exércitos, de camponeses recrutados para campanhas militares, eram muito numerosos. Tinham como armas principais lanças de madeira com várias pontas de pedra e atiradeiras (feitas com lã de lhama) para arremessar pedras.

Ciência e Tecnologia
Tinham um calendário com cálculo preciso do ano solar (com 365 dias) e usavam um diferente sistema de contagem tendo como base o número 20. Médicos astecas podiam consolidar ossos quebrados e fazer obturações em dentes. Faziam avançados cálculos matemáticos e observações astronômicas. Tinham um calendário de 260 dias (determinado por complexos movimentos de astros) e já usavam o número zero. Conceito que só seria bem entendido pelos europeus posteriormente. Sua astronomia era avançada e eram capazes de aplicar conceitos de matemática e geometria nas suas construções. Apesar disso, a tecnologia de construção dos incas era relativamente simples, fazendo uso em especial de artefatos de pedra.
Realizações
Desenvolveram um planejamento urbano impecável. Suas obras públicas incluíam quilômetros de estradas e aquedutos. A capital Tenochtitlán foi erguida em área pantanosa, cuidadosamente drenada e aterrada para comportar cerca de 100 pirâmides e torres. Produziram obras arquitetônicas tão grandiosas quanto egípcios, gregos e romanos. A cidade de Teotihuacán, por exemplo, possuía um complexo monumental de 600 pirâmides. Em Tikal, havia um templo com 70 metros de altura, o maior edifício erguido na América antiga Construíram um incrível complexo de estradas ligando todo o império. O sistema tinha duas vias principais no sentido norte-sul: uma, com cerca de 3 600 km, corria ao longo da costa do Pacífico e a outra, com quase a mesma extensão, seguia pelos Andes.


Só para arqueólogos e antropólogos (Bonus Track)



Nasa: O calendário Maia e o porquê do mundo não ter acabado em 2012



Fonte: YouTube, Wikipedia, G1, Mundo Estranho  [Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: Qual a diferença entre Astecas, Maias e Incas?
Qual a diferença entre Astecas, Maias e Incas?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOxRQLdDV7hoNXeUztsN9qCsQmSME-htZW5Fc1_mEpVuYM8i7Ea5cuxw_Hww-AEZuhaWKDk3doy6lf-aAemM330TvbQnNJz7G2hRT0uXw9hnNstJGQUrXuiar1wKd93Fo9nloV0o0KaoI/s400/templo.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOxRQLdDV7hoNXeUztsN9qCsQmSME-htZW5Fc1_mEpVuYM8i7Ea5cuxw_Hww-AEZuhaWKDk3doy6lf-aAemM330TvbQnNJz7G2hRT0uXw9hnNstJGQUrXuiar1wKd93Fo9nloV0o0KaoI/s72-c/templo.png
Brasil Acadêmico Draft
https://draftbracad.blogspot.com/2014/09/qual-diferenca-entre-astecas-maias-e.html
https://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2014/09/qual-diferenca-entre-astecas-maias-e.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy