O irmão mais novo de McKenna Pope amava cozinhar, mas ficou preocupado quanto a usar um forno de brinquedo (Easy-Bake Oven), porque era um b...
O irmão mais novo de McKenna Pope amava cozinhar, mas ficou preocupado quanto a usar um forno de brinquedo (Easy-Bake Oven), porque era um brinquedo para meninas. Então, com 13 anos, Pope começou uma petição online para que a empresa americana de brinquedos Hasbro mudasse o esquema de cores rosa-roxo do brinquedo clássico e incorporasse meninos nas propagandas de TV. Em uma animadora palestra, Pope fala sobre brinquedo de gênero neutro e faz um vibrante chamado de ação para as crianças que se sentem sem poder.
Eu sou McKenna Pope. Tenho 14 anos de idade e, quando tinha 13, eu convenci uma das maiores companhias de brinquedos, fabricantes de brinquedos, no mundo, a Hasbro, a mudar a maneira pela qual eles colocavam à venda um dos produtos mais vendidos.
Então, permitam-me contar sobre isso a vocês. Então, eu tenho um irmão, Gavin. Quando toda essa coisa aconteceu, ele tinha quatro anos. Ele amava cozinhar. Ele estava sempre pegando ingredientes da geladeira e fazendo, não preciso dizer, misturas intragáveis, ou fazendo macarrão com queijo invisível. Ele queria muito ser um chefe de cozinha. E, então, que melhor presente para uma criança que queria ser um chefe do que um forno de brinquedo? Certo? Quero dizer, todas nós tivemos um quando éramos pequenas. E ele queria muito um.
Mas, então, ele começou a perceber uma coisa. Nos comerciais e nas caixas dos fornos de brinquedo, a Hasbro os vendia especificamente para meninas. E eles faziam isso mostrando somente meninas nas caixas e nos comerciais, apenas desenhos florais por todo os fornos e ele era feito com as cores rosa e roxo brilhante, cores muito específicas para o gênero feminino, certo? Então, isso meio que estava mandando uma mensagem de que apenas meninas deveriam cozinhar; meninos não. E isso desencorajou muito meu irmão. Ele pensou que não poderia querer ser um chefe, porque isso era algo que as meninas faziam. Meninas cozinhavam; meninos não. Ao menos essa era a mensagem que a Hasbro estava transmitindo.
E isso me fez pensar: "Deus, queria que houvesse uma maneira de eu mudar isso, que eu pudesse ter minha voz ouvida pela Hasbro para que eu pudesse perguntar e contar a eles o que eles estavam fazendo errado e pedir que eles mudassem isso. E isso me fez pensar sobre um site que eu havia conhecido alguns meses antes, chamado Change.org. Change.org é uma plataforma online de compartilhamento de petições, onde você pode criar uma petição e compartilhá-la através de todas as redes e mídias sociais, pelo Facebook, pelo Twitter, pelo YouTube, pelo Reddit, pelo Tumblr, por qualquer coisa que você possa imaginar. Então, eu criei uma petição, junto com o vídeo do YouTube que adicionei à petição, basicamente pedindo à Hasbro para mudar sua maneira de vender os fornos, mostrando meninos nos comerciais, nas caixas e, mais que tudo, fabricando os fornos com menos cores de um gênero específico.
Então, essa petição começou a alçar voo muitíssimo rápido, vocês não fazem ideia. Eu estava sendo entrevistada por vários canais nacionais de notícias e canais de imprensa, e isso era chocante. Em três semanas, talvez três e meia, eu tinha 46.000 assinaturas na petição.
(Aplausos)
Obrigada.
Então, não preciso dizer que foi uma loucura. Afinal, a própria Hasbro me convidou para visitar sua sede para que pudessem me mostrar o seu novo modelo de forno de brinquedo, em preto, prata e azul. Esse foi, literalmente, um dos melhores momentos da minha vida. Foi como "A Fantástica Fábrica de Chocolates." Foi maravilhoso.
O que não percebi no momento, entretanto, era que eu tinha me tornado uma ativista, eu poderia mudar alguma coisa. Mesmo sendo uma criança, ou mesmo especialmente sendo uma criança, minha voz importava, e suas vozes importam também. Eu quero dizer a vocês que não será fácil, e não foi fácil para mim, porque eu me deparei com muitos obstáculos. Pessoas pela internet e, às vezes, até na vida real foram desrespeitosas comigo e com minha família, e disseram que tudo isso era perda de tempo e realmente me desencorajaram.
Na verdade, eu tenho alguns exemplos, porque que melhor vingança do que revelar a estupidez deles? Então, vamos ver. Do usuário Liquidsore29 -- temos nomes de usuários interessantes aqui: "Repugnantes mães liberais, tornando seus filhos gays." Liquidsore29, sério? Sério? Ok. Mas que tal a do Whiteboy77AGS: "As pessoas sempre precisam de algo para incomodar." De Jeffrey Gutierrez: "Ai, meu Deus, cale a boca. Você quer apenas dinheiro e atenção."
Então, foram comentários como esses que realmente me desencorajaram a querer promover mudanças no futuro, porque eu pensei: "As pessoas não se importam, elas pensam que é uma perda de tempo, e vão ser desrespeitosas comigo e com minha família." Isso me machucou e me fez pensar: "Qual é o propósito de fazer mudanças no futuro?"
Mas, então, eu comecei a perceber uma coisa:
Vamos, digam isso comigo. Um, dois, três: Odiadores odiarão. Então, deixe seus odiadores odiarem, sabe, e faça sua mudança, porque eu sei que você pode. Eu olho para essa multidão e vejo 400 pessoas que vieram porque queriam saber como fazer uma mudança, e eu sei que você pode, e todos vocês que estão assistindo em casa podem também, porque há muita coisa que você pode fazer e em que você acredita, e você pode espalhar isso por todas as mídias sociais, pelo Facebook, pelo Twitter, pelo YouTube, pelo Reddit, pelo Tumblr, por qualquer lugar que você possa imaginar.
E você pode fazer essa mudança. Você pode pegar aquilo em que acredita, transformar isso em uma causa e gerar mudança. E aquela faísca sobre a qual você ouviu falar hoje, o dia todo, você pode usá-la para o que você tem dentro de si e transformá-la em uma chama.
Obrigada.
(Aplausos)
[Via BBA]
Eu sou McKenna Pope. Tenho 14 anos de idade e, quando tinha 13, eu convenci uma das maiores companhias de brinquedos, fabricantes de brinquedos, no mundo, a Hasbro, a mudar a maneira pela qual eles colocavam à venda um dos produtos mais vendidos.
Então, permitam-me contar sobre isso a vocês. Então, eu tenho um irmão, Gavin. Quando toda essa coisa aconteceu, ele tinha quatro anos. Ele amava cozinhar. Ele estava sempre pegando ingredientes da geladeira e fazendo, não preciso dizer, misturas intragáveis, ou fazendo macarrão com queijo invisível. Ele queria muito ser um chefe de cozinha. E, então, que melhor presente para uma criança que queria ser um chefe do que um forno de brinquedo? Certo? Quero dizer, todas nós tivemos um quando éramos pequenas. E ele queria muito um.
Mulheres cozinham, homens trabalham. |
E isso me fez pensar: "Deus, queria que houvesse uma maneira de eu mudar isso, que eu pudesse ter minha voz ouvida pela Hasbro para que eu pudesse perguntar e contar a eles o que eles estavam fazendo errado e pedir que eles mudassem isso. E isso me fez pensar sobre um site que eu havia conhecido alguns meses antes, chamado Change.org. Change.org é uma plataforma online de compartilhamento de petições, onde você pode criar uma petição e compartilhá-la através de todas as redes e mídias sociais, pelo Facebook, pelo Twitter, pelo YouTube, pelo Reddit, pelo Tumblr, por qualquer coisa que você possa imaginar. Então, eu criei uma petição, junto com o vídeo do YouTube que adicionei à petição, basicamente pedindo à Hasbro para mudar sua maneira de vender os fornos, mostrando meninos nos comerciais, nas caixas e, mais que tudo, fabricando os fornos com menos cores de um gênero específico.
Essa menina não é brinquedo, não. |
(Aplausos)
Obrigada.
Então, não preciso dizer que foi uma loucura. Afinal, a própria Hasbro me convidou para visitar sua sede para que pudessem me mostrar o seu novo modelo de forno de brinquedo, em preto, prata e azul. Esse foi, literalmente, um dos melhores momentos da minha vida. Foi como "A Fantástica Fábrica de Chocolates." Foi maravilhoso.
Pode até vender menos, mas é um microondas politicamente correto. |
Com essa dificuldade de se contratar empregados domésticos é melhor a marmanjada aprender a pegar na vassoura cedo. |
Crítica de alguém classificado como hater: "Você quer apenas dinheiro e atenção". |
Mas, então, eu comecei a perceber uma coisa:
Odiadores odiarão (em inglês, haters gonna hate).
Vamos, digam isso comigo. Um, dois, três: Odiadores odiarão. Então, deixe seus odiadores odiarem, sabe, e faça sua mudança, porque eu sei que você pode. Eu olho para essa multidão e vejo 400 pessoas que vieram porque queriam saber como fazer uma mudança, e eu sei que você pode, e todos vocês que estão assistindo em casa podem também, porque há muita coisa que você pode fazer e em que você acredita, e você pode espalhar isso por todas as mídias sociais, pelo Facebook, pelo Twitter, pelo YouTube, pelo Reddit, pelo Tumblr, por qualquer lugar que você possa imaginar.
As crianças também devem reinvindicar. |
Obrigada.
(Aplausos)
[Via BBA]