Julian Treasure é um estudioso do som e dá consultoria para empresas sobre como melhor usá-lo nos negócios. Aqui ele fala sobre as várias ...

A terceira forma em que o som lhe afeta é cognitivamente. Você não consegue entender duas pessoas falando ao mesmo tempo ("Se você está escutando essa versão") ("de mim, você está no lugar errado.") ou nesse caso a uma pessoa falando duas vezes. Tente escutar à outra opção. ("Você tem que escolher a qual eu você vai escutar.")Nós temos uma largura de banda bem estreita para processar informações auditivas, que é razão porque barulho como esse [barulho de escritório] é extremamente prejudicial à produtividade. Se você tem que trabalhar num escritório de planta aberta como esse, sua produtividade é bastante reduzida. E qualquer número que estiver na sua cabeça, provavelmente não é tão ruim quanto esse aqui. (Música sinistra) Em escritórios abertos, você só tem um terço da produtividade de salas sem barulho. E eu tenho uma dica para você. Se você tem que trabalhar em espaços como aquele, use fones de ouvido, com sons acalmantes como cantos de passarinhos. Ligue esse som e sua produtividade volta a ser três vezes o que seria.
A quarta maneira em que o som nos afeta é comportamentalmente. Com tudo aquilo acontecendo, seria incrível se nosso comportamento não mudasse. [Música techno] Então, pergunte-se: algum dia essa pessoa irá dirigir a meros 45km/h? Eu não acredito. No mais básico, você se distancia de sons desconfortáveis e se aproxima de sons agradáveis. Se eu tocasse isso [Britadeira] por mais que alguns segundos, você se sentiria desconfortável; por mais que alguns minutos, e vocês sairiam desta sala aos bandos. Para pessoas que não conseguem fugir de barulhos como aquele, é extremamente prejudicial para a saúde delas.E isso não é a única coisa que som ruim prejudica. A maioria dos sons no varejo é desapropriada e acidental, e até mesmo hostil, e tem um efeito dramático nas vendas. Para os que são varejistas, talvez seja melhor olhar para o lado antes de eu mostrar este slide. Eles estão perdendo até 30% das vendas por as pessoas saírem das lojas mais rapidamente, ou simplesmente virarem as costas na entrada. Nós todos já fizemos isso, sair de uma área porque o som lá era terrível.Eu quero gastar um tempinho falando sobre o modelo que nós desenvolvemos, que nos permite começar pelo topo e olhar para os impulsores do som, analisar a paisagem sonora, e então prever os 4 resultados dos quais nós falamos hoje. Ou começar pelo final, e dizer qual resultado nós queremos, e então projetar uma paisagem sonora para ter o efeito desejado. A maioria dos sons no varejo é desapropriada e acidental, e até mesmo hostil, e tem um efeito dramático nas vendas. Para os que são varejistas, (...) Eles estão perdendo até 30% das vendas por as pessoas saírem das lojas mais rapidamente, ou simplesmente virarem as costas na entrada.Finalmente temos um pouco de ciência que podemos aplicar. E nós estamos no negócio de projetar paisagens sonoras.Uma breve palavra sobre música. Música é o som mais poderoso que existe. Frequentemente utilizado de forma inadequada. É poderoso por duas razões. Você a reconhece rápido. E você a associa muito poderosamente. Vou lhe dar dois exemplos. ("A Hard Day's Night" dos Beatles) A maioria de vocês reconhece imediatamente. Os mais novos, talvez não. (Risos) (Música tema de "Tubarão") E a maioria de você associam isso com alguma coisa. Agora, esses são trechos de 1 segundo de música. Música é bastante poderosa. E infelizmente permeia os espaços comerciais, muitas vezes de forma inadequada. Eu espero que isso mude ao longo dos próximos anos.
[Melodia da Nokia] Essa é a melodia mais tocada no mundo hoje. 1,8 bilhões de vezes por dia, essa melodia é tocada. E não custa absolutamente nada para a Nokia.Vou falar um pouco sobre marcas, porque alguns de vocês cuidam de marcas. Toda marca está lá fora com seu próprio som neste exato momento. Há oito expressões de uma marca em som. Todas são importantes. E toda marca precisa ter um direcionamento no centro. Fico feliz em dizer que isso está começando. [Melodia da Intel] Todos vocês reconheceram essa. [Melodia da Nokia] Essa é a melodia mais tocada no mundo hoje. 1,8 bilhões de vezes por dia, essa melodia é tocada. E não custa absolutamente nada para a Nokia.
![]() |
| As quatro regras de ouro |


