Os últimos minutos do voo AF 447

Veja a transcrição completa das gravações das conversas na cabine nos últimos minutos do voo da Air France que caiu no oceano Atlântico em 2...

Veja a transcrição completa das gravações das conversas na cabine nos últimos minutos do voo da Air France que caiu no oceano Atlântico em 2009 quando viajava do Brasil para França.




Ao soar o primeiro alarme de estol (do inglês stall, perda de sustentação aerodinâmica), o comandante do voo, Marc Dubois, 58, estava fora da cabine. Os copilotos Pierre-Cedric Bonin, 32 e David Robert, 37, tentaram, em vão, controlar o Airbus A330, que caiu no oceano a quase 200 km/h.



O terceiro relatório oficial divulgado pela BEA (Escritório de Investigações e análises), órgão que apura o ocorrido no acidente com o voo AF 447, deixando um saldo de 228 mortos, que fazia a rota entre Rio de Janeiro e Paris, aponta os erros dos pilotos como a principal causa da catástrofe.

Curso final do voo AF 447
Quando estamos perdidos, viajando às cegas, tendemos a andar em círculos. Será que isso se aplica ao voo AF447?


Ainda que tenha sido confirmado o congelamento das sondas Pitot, sensores responsáveis por detectar a velocidade do avião e que falharam. Obrigando os pilotos a tomarem as decisões em meio a tempestade sem essa informação.

Mas antes de entrar nessa situação de estol (perda de sustentabilidade do avião), com certeza a situação poderia ter sido controlada.
Jean-Paul Troadec. Diretor do BEA


Na conversa gravada na caixa-preta, os pilotos discutem por não saberem com precisão se o avião subia ou caía. O relatório apontou, também, que os pilotos não adotaram os procedimentos previstos para a situação de "IAS (velocidade) questionável".

Dois anos depois do acidente, a caixa preta faz os mortos falarem

Além disso, o relatório faz dez novas recomendações de segurança. A primeira solicita que as autoridades reguladoras revejam o conteúdo dos programas de treinamento e de controle e imponham principalmente a implantação de exercícios específicos e regulares dedicados à pilotagem manual em caso de situações de estol. Outras recomendações dizem respeito ao registro de parâmetros de vôos adicionais e da instalação a bordo dos aviões de gravadores de imagem que permitam visualizar o conjunto do painel de bordo.

Foi um acidente complexo, mesmo que tenha durado pouco tempo.
Jean-Paul Troadec


Ainda não é possível entender, a partir do material analisado, porque o piloto tomou a decisão de embicar o avião. Por isso, segundo o presidente do BEA, será criado um grupo de trabalho denominado "Fator Humano", que se encarregará de estudar as condições psicológicas e ergonômicas no momento do acidente que poderiam ter influenciado na queda do avião.

Ainda segundo o BEA, o relatório final sobre o acidente com o AF 447 ficará pronto somente no primeiro semestre de 2012.

Horário1
23h 10min 51Alarme de estol (54 segundos)
23h 10 min 56Bonin: TO/GA
23h 11min 00Robert: Tenta tocar o menos possível nos comandos laterais
23h 11 min 03Bonin: Eu estou em TO/GA
23h 11 min 06Robert: (*) Ele vem ou não?
23h 11 min 21Robert: A gente tem ou não os motores, o que está acontecendo (*)?
23h 11 min 32Bonin: Eu não tenho o controle do avião. Eu não tenho mesmo o controle do avião (*)
23h 11 min 38Robert: Vire à esquerda
23h 11 min 41Bonin: Tenho impressão que a gente conseguiu velocidade
23h 11 min 43Barulho da porta da cabine
23h 11 min 43Dubois: O que é que vocês estão fazendo?
23h 11 min 43Robert: O quer está acontecendo? Eu não sei o que está acontecendo
23h 11 min 52Dubois: Então pega isso logo
23h 11 min 53Alarme de estol
23h 11 min 55Alarme de estol
23h 11 min 58Bonin: Tenho um problema, o variômetro não tá funcionando
23h 11 min 58Dubois: Tá certo
23h 11 min 58Bonin: Eu não tenho mais nenhum dado
23h 12 min 04Bonin: Tenho a impressão que estamos com uma velocidade louca, o que você acha?
23h 12 min 07Robert: Não sei, mas não solte
23h 12 min 07Alarme de estol
23h 12 min 10Alarme de estol
23h 12 min 13Robert: O que você acha, o que você acha? O que você acha que devemos fazer?
23h 12 min 15Dubois: Então não sei, está caindo
23h 12 min 19Bonin: Agora está bom, conseguimos estabilizar as asas
23h 12 min 19Dubois: As asas estão estabilizadas
23h 12 min 19Robert: Horizonte seguro
23h 12 min 26Robert: A velocidade?
23h 12 min 27Robert: Você está subindo
23h 12 min 27Alarme de estol
23h 12 min 27Robert: Você está caindo, caindo, caindo
23h 12 min 30Bonin: Mas eu estou caindo?
23h 12 min 30Robert: Caindo
23h 12 min 32Dubois: Você está subindo
23h 12 min 33Bonin: Estou subindo? Ok, vou descer
23h 12 min 34Alarme de estol
23h 12 min 39Bonin: Ok, estamos em TO/GA
23h 12 min 40Alarme de estol (6 segundos)
23h 12 min 42Bonin: A gente subiu ou o quê?
23h 12 min 44Dubois: (*) Não é possível
23h 12 min 45Bonin: A gente subiu ou o quê?
23h 12 min 45Robert: Qual é nossa altitude?
23h 12 min 45Bonin: Ué, eu estou caindo ou não?
23h 12 min 45Robert: Agora você está caindo
23h 12 min 45Dubois: Anh, coloque as asas na horizontal
23h 12 min 45Robert: Coloque as asas na horizontal
23h 12 min 45Bonin: É o que estou tentando fazer
23h 12 min 45Dubois: Coloque as asas na horizontal
23h 12 min 49Alarme de estol (8 segundos)
23h 12 min 59Bonin: Eu estou tentando virar ao máximo à esquerda
23h 12 min 59Dubois: O pedal
23h 13 min 25Bonin: O que será que está acontecendo que o avião continua caindo?
23h 13 min 28Robert: Tente ver o que você consegue fazer com seus comandos lá em cima, os básicos etc.
23h 13 min 32Bonin: No nível cem
23h 13 min 36Bonin: 9.000 pés
23h 13 min 38Dubois: Acelere devagar
23h 13 min 39Robert: Sobe, sobe, sobe, sobe
23h 13 min 40Bonin: Mas estou subindo muito há algum tempo
23h 13 min 40Dubois: Não, não, não, não sobe
23h 13 min 40Robert: Agora caindo
23h 13 min 45Robert: Então me dê os comandos, me dê os comandos
23h 13 min 45Bonin: Vai lá, você tem os comandos. Ainda estamos em TO/GA
23h 13 min 55Alarme de estol (8 segundos)
23h 14 min 05Dubois: Atenção, você está subindo
23h 14 min 05Robert: Estou subindo?
23h 14 min 05Bonin: Bem, é isso que precisamos, acho que estamos a 4.000 pés
23h 14 min 17Alarme "Pull up", três vezes
23h 14 min 18Dubois: Vamos lá, vai
23h 14 min 21Bonin: Vamos lá, vai, vai, vai, vai
23h 14 min 21Alarme "Pull up", quatro vezes
23h 14 min 26Dubois: (Dez) graus de subida
23h 14 min 28Fim dos registros


1 Horário de Brasília
TO/GA: posição de aceleração máxima do manete
(*): Palavras não relacionadas à condução do voo
Nível cem: 10 mil pés (3km) de altitude


Leia a versão em português do relatório na íntegra (em PDF).


Fonte: Folha, rfI
[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: Os últimos minutos do voo AF 447
Os últimos minutos do voo AF 447
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5N_87Jp3nmMX8vRZidrxewEm9J5TJXNZftzp-Kq2pfQJarlanQs6GCyNkGwdQ53LgrmbzNGaq-WtU3lxQm6T-kqlYCDlPOf8SUHkiOw7JFKdSV66g7ELZ1Jw5UgUbMjUYz8MKI8CFuPvb/s400/vooaf447.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5N_87Jp3nmMX8vRZidrxewEm9J5TJXNZftzp-Kq2pfQJarlanQs6GCyNkGwdQ53LgrmbzNGaq-WtU3lxQm6T-kqlYCDlPOf8SUHkiOw7JFKdSV66g7ELZ1Jw5UgUbMjUYz8MKI8CFuPvb/s72-c/vooaf447.jpg
Brasil Acadêmico Draft
https://draftbracad.blogspot.com/2011/07/os-ultimos-minutos-do-voo-af-447.html
https://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2011/07/os-ultimos-minutos-do-voo-af-447.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy