Não é como naqueles jogos de corrida de automóveis futurísticos onde o veículo recupera a energia percorrendo alguma campo de força (os TGVs...
Não é como naqueles jogos de corrida de automóveis futurísticos onde o veículo recupera a energia percorrendo alguma campo de força (os TGVs de certa forma já fazem isso). O grande lance desse trem europeu é reduzir a emissão de CO2 obtendo energia renovável de um túnel de 3,5 km.

O túnel já existia com outra finalidade: Foi criado para proteger as ferrovias da queda de árvores velhas na Antuérpia, Bélgica, e seu telhado não tinha qualquer destinação especial.
Porém, O projeto desenvolvido por um time de engenheiros de uma empresa de energias renováveis belga, a Enfinity, vai ajudar a baixar os custos do setor dos transportes, eliminando os gastos de energia e reduzindo as emissões de CO2 até 2.400 toneladas por ano.
Trata-se da colocação 16 mil painéis solares, espalhados por 3,5 km que a partir de agora vão garantir a energia elétrica do comboio Thalys que é o nome do TGV, um serviço de trem de alta-velocidade europeu, que faz a ligação entre a França e Holanda.
Além disso, alimenta de energia elétrica metade da estação da Antuérpia e fornecendo energia para outras composições tradicionais poderem circular. A energia gerada é também usada na sinalização, iluminação e aquecimento das estações ferroviárias.
O conjunto de painéis fotovoltaicos cobrem uma área de 50 mil m2 e consegue gerar 3.300 MW/h. Sem fazer barulho, sem poluir a visão e nem o meio ambiente.
Apesar da primeira composição ter custado 14 milhões de euros, Bart van Renterghem, representante da empresa e citado pela The Ecologist, diz que a energia solar é “muito vantajosa em comparação com outras renováveis”, principalmente porque o investimento é recuperado a curto prazo.
Ciência Hoje
[Via BBA]

O túnel já existia com outra finalidade: Foi criado para proteger as ferrovias da queda de árvores velhas na Antuérpia, Bélgica, e seu telhado não tinha qualquer destinação especial.
Porém, O projeto desenvolvido por um time de engenheiros de uma empresa de energias renováveis belga, a Enfinity, vai ajudar a baixar os custos do setor dos transportes, eliminando os gastos de energia e reduzindo as emissões de CO2 até 2.400 toneladas por ano.
Trata-se da colocação 16 mil painéis solares, espalhados por 3,5 km que a partir de agora vão garantir a energia elétrica do comboio Thalys que é o nome do TGV, um serviço de trem de alta-velocidade europeu, que faz a ligação entre a França e Holanda.
Além disso, alimenta de energia elétrica metade da estação da Antuérpia e fornecendo energia para outras composições tradicionais poderem circular. A energia gerada é também usada na sinalização, iluminação e aquecimento das estações ferroviárias.
O conjunto de painéis fotovoltaicos cobrem uma área de 50 mil m2 e consegue gerar 3.300 MW/h. Sem fazer barulho, sem poluir a visão e nem o meio ambiente.
Apesar da primeira composição ter custado 14 milhões de euros, Bart van Renterghem, representante da empresa e citado pela The Ecologist, diz que a energia solar é “muito vantajosa em comparação com outras renováveis”, principalmente porque o investimento é recuperado a curto prazo.
Ciência Hoje
[Via BBA]