Esse post participa da Campanha Votem no Ocioso . Já usamos a famosa pintura A Criação de Adão , pintado por Michelangelo Buonarroti, leveme...
| Esse post participa da Campanha Votem no Ocioso. |
Já usamos a famosa pintura A Criação de Adão, pintado por Michelangelo Buonarroti, levemente alterada para representar a ligação do ser humano com um plano superior.
Agora você pode se transportar para o local original da deslumbrante obra.

Quando estive por lá esse era um local lotado de turistas e viajado pela (acredito) Guarda Suíça para que não tirássemos fotos do local. A razoável justificativa era que os flashes poderiam danificar a tinta dos afrescos.
Nem parecia um local inspirador onde se realiza o conclave, a reunião entre arcebispos para a escolha de um novo papa. Também não era possível admirar cada detalhe até porque a já citada Criação de Adão ficava no teto da capela (e não poderíamos usar o zoom das câmeras filmadoras e fotográficas para registrar e observar de modo ampliado).
Mas não posso deixar de dizer que foi um dos mais grandiloqüentes espetáculos de beleza artísticas a que fui imerso e a ideia do Museu do Vaticano de permitir que internautas do mundo todo testemunhem tal maravilha só pode ser aplaudida.

Não sou um estudioso da arte, por isso os guias foram muito úteis na descrição da grandiosidade da instalação. Mas apenas minha atração natural instintiva pelos efeitos digitais proporcionados por programas fotorrealístcos como 3D Studio e Photoshop foi o suficiente para me emocionar ao ver o que era possível se obter em termos de efeitos visuais em meados do século XVI. O Juízo Final é de uma profundidade e perspectiva estonteante.
Valeram os anos de trabalho árduo do gênio que se considerava melhor escultor do que pintor e que depois viraria sinônimo de vírus de computador e Tartaruga Ninja.
Sua devoção ao trabalho deixaria até o perfeccionista Kazunori Yamauchi, e seu GT5 que resiste vir à luz, admirado com tamanha qualidade técnica.

Tudo bem que criar expectativa em demasia pode estragar o impacto causado. Então, acesse aqui e tenha sua própria impressão.
Em tempo, eu fui a Roma e não vi o Papa (se ao menos fosse o carismático João Paulo II). Preferi visitar o Coliseu, afinal, o tempo urgia e o euro estava muito valorizado na época.
Se você gostou, pode apreciar ver a maior catedral do mundo em 3D interativo (Basílica de São Pedro).