Modelagem 3D em softwares profissionais como o 3D Studio max, Blender ou outras ferramentas de CAD podem ser extremamente complicada. Mas o ...
Modelagem 3D em softwares profissionais como o 3D Studio max, Blender ou outras ferramentas de CAD podem ser extremamente complicada. Mas o Sculptris promete trazer diversão novamente para a arte de esculpir.
![Sculptris](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKp6pbXv3HvfADEJRHIqUsfv0bjfPeU4Y-Q9ebJG29Wvi_Mfv1v3fS7qcFIXC4wvfqSeiC8sIkqqaJ0UAZA1_lCx9ITmm6If8mcEw2iLiCjemumfjf6JyzZfV7jZbtufDUebi70PQyeAxs/s400/corujaSculptris.jpg)
Quem nunca brincou de massinha? A maioria das obras infantis ficava parecendo literalmente uma b*sta. Mas com o tempo as crianças vão fazendo esculturas menos escatológicas com cinzéis feitos com palitos de fósforo e começam a criar um mundo maravilhoso de cores.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-eySOfVfdMdJ-TPF0k-JiuEQxiNwiYUu1YF8JN0Te-D2ue_vq43MPzJgtyyC-Boj8GJjCJlyuXPPRpk_J8x4picgGIL2q_smIhC6N0M4nXEmTiYdQICv46w65DDLOsNhe0lvRo3CJAPpr/s400/Massinha_de_modelar.jpg)
Foi dessa forma que os maiores escultores começaram (pelo menos é o que eu acredito) e quando a diversão passou para o mundo digital muito se perdeu da intuição de se colocar literalmente a mão na massa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMGPRSpten-5-D7qpKiWDXz8G1JgjPXiTfYjSf5tSnMNILa4yNAW005QyrN1y_lAgzZCmCHylYnsS9uM-X-EAfKmNn3nCmVoR_7Lb3NgPEwY4w87ebqHunRNXXX8A_dSxd8G0GZbAoxnB5/s400/jipe.jpg)
O Sculptris é o mais próximo de se "pegar" no objeto com o melhor "look and feel" que se pode obter com um mouse.
Você vai clicando e arrastado em uma metade de uma esfera e a outra metade vai se modificando atavés de uma técnica muito semelhante àquela executado por profissionais, mas de um modo muito simplificado.
Os controles, o tempo de resposta, a leveza do produto, tudo isso contribui para um experiência melhorada na interatividade do produto e vai dando confiança ao usuário para explorar mais a ferramenta.
Tais controles são bastante intuitivos e a maior parte vai fazendo sentido à medida que você vai experimentando, o que diminui sobremaneira a curva de aprendizagem.
Experimente mudar o tamanho (size) e a força (strength) de cada ferramenta e você pode se surpreender com uma forma bastante orgânica surgindo bem diante de seus olhos. Sensação antes proporcionada apenas por uma casta de diplomados em cursos da Autodesk.
O produto, totalmente gratuito, ainda permite pintar e exportar os objetos (.obj) para os softwares mais sofisticados.
Atualização: o Sculptris foi vendido no mês passado para a empresa Pixologic, fabricante de um produto similar chamado ZBrush, que também contratou o criador do Sculptris, Tomas Pettersson. Talvez (muito provavelmente) o Sculptris passe a ser comercializado, ou seja, deixará de ser gratuito. :-P
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyXV2yxAbn5CB_3GzPHm8jVjJv9FHTpZxdQnNlfgAWp52KVS2ifxIimqkdkXkDLyat4pZ6NLxbNU7RfHL1QqjsvDe-f51OdPWHCLJDvHxiOIznqWtv_sAplB9S8qNZqDV-octbX8Ctk6XR/s400/sculptrisCoruja.jpg)
Sinal que o produto é bom mesmo.
Então, o que está esperando? Mão na massa!
Download
![Sculptris](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKp6pbXv3HvfADEJRHIqUsfv0bjfPeU4Y-Q9ebJG29Wvi_Mfv1v3fS7qcFIXC4wvfqSeiC8sIkqqaJ0UAZA1_lCx9ITmm6If8mcEw2iLiCjemumfjf6JyzZfV7jZbtufDUebi70PQyeAxs/s400/corujaSculptris.jpg)
Quem nunca brincou de massinha? A maioria das obras infantis ficava parecendo literalmente uma b*sta. Mas com o tempo as crianças vão fazendo esculturas menos escatológicas com cinzéis feitos com palitos de fósforo e começam a criar um mundo maravilhoso de cores.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-eySOfVfdMdJ-TPF0k-JiuEQxiNwiYUu1YF8JN0Te-D2ue_vq43MPzJgtyyC-Boj8GJjCJlyuXPPRpk_J8x4picgGIL2q_smIhC6N0M4nXEmTiYdQICv46w65DDLOsNhe0lvRo3CJAPpr/s400/Massinha_de_modelar.jpg)
Foi dessa forma que os maiores escultores começaram (pelo menos é o que eu acredito) e quando a diversão passou para o mundo digital muito se perdeu da intuição de se colocar literalmente a mão na massa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMGPRSpten-5-D7qpKiWDXz8G1JgjPXiTfYjSf5tSnMNILa4yNAW005QyrN1y_lAgzZCmCHylYnsS9uM-X-EAfKmNn3nCmVoR_7Lb3NgPEwY4w87ebqHunRNXXX8A_dSxd8G0GZbAoxnB5/s400/jipe.jpg)
O Sculptris é o mais próximo de se "pegar" no objeto com o melhor "look and feel" que se pode obter com um mouse.
Você vai clicando e arrastado em uma metade de uma esfera e a outra metade vai se modificando atavés de uma técnica muito semelhante àquela executado por profissionais, mas de um modo muito simplificado.
Os controles, o tempo de resposta, a leveza do produto, tudo isso contribui para um experiência melhorada na interatividade do produto e vai dando confiança ao usuário para explorar mais a ferramenta.
Tais controles são bastante intuitivos e a maior parte vai fazendo sentido à medida que você vai experimentando, o que diminui sobremaneira a curva de aprendizagem.
Experimente mudar o tamanho (size) e a força (strength) de cada ferramenta e você pode se surpreender com uma forma bastante orgânica surgindo bem diante de seus olhos. Sensação antes proporcionada apenas por uma casta de diplomados em cursos da Autodesk.
O produto, totalmente gratuito, ainda permite pintar e exportar os objetos (.obj) para os softwares mais sofisticados.
Atualização: o Sculptris foi vendido no mês passado para a empresa Pixologic, fabricante de um produto similar chamado ZBrush, que também contratou o criador do Sculptris, Tomas Pettersson. Talvez (muito provavelmente) o Sculptris passe a ser comercializado, ou seja, deixará de ser gratuito. :-P
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyXV2yxAbn5CB_3GzPHm8jVjJv9FHTpZxdQnNlfgAWp52KVS2ifxIimqkdkXkDLyat4pZ6NLxbNU7RfHL1QqjsvDe-f51OdPWHCLJDvHxiOIznqWtv_sAplB9S8qNZqDV-octbX8Ctk6XR/s400/sculptrisCoruja.jpg)
Sinal que o produto é bom mesmo.
Então, o que está esperando? Mão na massa!
Download