Modelagem 3D em softwares profissionais como o 3D Studio max, Blender ou outras ferramentas de CAD podem ser extremamente complicada. Mas o ...
Modelagem 3D em softwares profissionais como o 3D Studio max, Blender ou outras ferramentas de CAD podem ser extremamente complicada. Mas o Sculptris promete trazer diversão novamente para a arte de esculpir.
Quem nunca brincou de massinha? A maioria das obras infantis ficava parecendo literalmente uma b*sta. Mas com o tempo as crianças vão fazendo esculturas menos escatológicas com cinzéis feitos com palitos de fósforo e começam a criar um mundo maravilhoso de cores.
Foi dessa forma que os maiores escultores começaram (pelo menos é o que eu acredito) e quando a diversão passou para o mundo digital muito se perdeu da intuição de se colocar literalmente a mão na massa.
O Sculptris é o mais próximo de se "pegar" no objeto com o melhor "look and feel" que se pode obter com um mouse.
Você vai clicando e arrastado em uma metade de uma esfera e a outra metade vai se modificando atavés de uma técnica muito semelhante àquela executado por profissionais, mas de um modo muito simplificado.
Os controles, o tempo de resposta, a leveza do produto, tudo isso contribui para um experiência melhorada na interatividade do produto e vai dando confiança ao usuário para explorar mais a ferramenta.
Tais controles são bastante intuitivos e a maior parte vai fazendo sentido à medida que você vai experimentando, o que diminui sobremaneira a curva de aprendizagem.
Experimente mudar o tamanho (size) e a força (strength) de cada ferramenta e você pode se surpreender com uma forma bastante orgânica surgindo bem diante de seus olhos. Sensação antes proporcionada apenas por uma casta de diplomados em cursos da Autodesk.
O produto, totalmente gratuito, ainda permite pintar e exportar os objetos (.obj) para os softwares mais sofisticados.
Atualização: o Sculptris foi vendido no mês passado para a empresa Pixologic, fabricante de um produto similar chamado ZBrush, que também contratou o criador do Sculptris, Tomas Pettersson. Talvez (muito provavelmente) o Sculptris passe a ser comercializado, ou seja, deixará de ser gratuito. :-P
Sinal que o produto é bom mesmo.
Então, o que está esperando? Mão na massa!
Download
Quem nunca brincou de massinha? A maioria das obras infantis ficava parecendo literalmente uma b*sta. Mas com o tempo as crianças vão fazendo esculturas menos escatológicas com cinzéis feitos com palitos de fósforo e começam a criar um mundo maravilhoso de cores.
Foi dessa forma que os maiores escultores começaram (pelo menos é o que eu acredito) e quando a diversão passou para o mundo digital muito se perdeu da intuição de se colocar literalmente a mão na massa.
O Sculptris é o mais próximo de se "pegar" no objeto com o melhor "look and feel" que se pode obter com um mouse.
Você vai clicando e arrastado em uma metade de uma esfera e a outra metade vai se modificando atavés de uma técnica muito semelhante àquela executado por profissionais, mas de um modo muito simplificado.
Os controles, o tempo de resposta, a leveza do produto, tudo isso contribui para um experiência melhorada na interatividade do produto e vai dando confiança ao usuário para explorar mais a ferramenta.
Tais controles são bastante intuitivos e a maior parte vai fazendo sentido à medida que você vai experimentando, o que diminui sobremaneira a curva de aprendizagem.
Experimente mudar o tamanho (size) e a força (strength) de cada ferramenta e você pode se surpreender com uma forma bastante orgânica surgindo bem diante de seus olhos. Sensação antes proporcionada apenas por uma casta de diplomados em cursos da Autodesk.
O produto, totalmente gratuito, ainda permite pintar e exportar os objetos (.obj) para os softwares mais sofisticados.
Atualização: o Sculptris foi vendido no mês passado para a empresa Pixologic, fabricante de um produto similar chamado ZBrush, que também contratou o criador do Sculptris, Tomas Pettersson. Talvez (muito provavelmente) o Sculptris passe a ser comercializado, ou seja, deixará de ser gratuito. :-P
Sinal que o produto é bom mesmo.
Então, o que está esperando? Mão na massa!
Download