Conceito chinês faria o embarque e desembarque de passageiros com o trem em movimento. Criado por chineses, um compartimento vai realizar o ...
Conceito chinês faria o embarque e desembarque de passageiros com o trem em movimento.
Criado por chineses, um compartimento vai realizar o procedimento de recolhemento e dispensa de passageiros com o trem em alta velocidade.
Tal processo é um dos momentos que mais atrasam as viagens de trem. Foi pensando nisso, que o taiwanense Peng Yu-Lun concebeu esse novo conceito para o meio de transporte.
Assim, as paradas para a troca de passageiros serão eliminadas, já que todos poderiam embarcar e desembarcar com o vagão em movimento.
O embarque deve ser feito em uma espécie de vagão especial colocado em uma altura acima do trem, cujo o acesso será efetuado através de uma plataforma superior na estação.
Depois, esse vagão especial, separado do trem, após receber os passageiros, seria recolhido pelo próprio trem em movimento, acelerando a medida que deslizasse pelo topo dos demais vagões.
Quase simultaneamente, outro vagão especial seria largado pelo trem na estação com os passageiros a serem desembarcados.
As empresas ferroviárias precisarão se certificar que o vagão destinado para os passageiros que entrarão ou sairão da composição esteja devidamente lacrado, é claro. E soluções tecnológicas para garantir isso são desafios plenamente viáveis para a moderna engenharia.
E as vantagens são muitas, com o novo sistema, haveria uma economia de tempo para se cumprir o trajeto, além de haver um menor gasto de combustível, o que representa até mesmo uma vantagem ambiental, com menor emissão de carbono.
A ideia de parar para embarque e desembarque pode soar estranho. Porém, quando vi que a roda gigante mais famosa de Londres, a famosa London Eye, funciona ininterruptamente, passei a compreender melhor a utilidade do conceito.
Lá os usuário desembarcam na plataforma, o pessoal da segurança verifica o compartimento, o pessoal da limpeza faz uma rápida higienização, e os passageiros embarcam. Tudo com a roda-gigante em movimento.
Desse jeito, o trem-bala entre Brasília e Goiânia (o famoso expresso-piqui), pode ser viabilizado. Pode ter estação em Taguatinga, Ceilândia, Valparaíso, Samambaia, Luziânia, Alexânia, Abadiânia, Anápolis, Teresópolis de Goiás e se brincar dá até para incluir Senador Canedo na brincadeira.
Um negócio da China.
Fonte: Olhar Digital, BoingBoing
Criado por chineses, um compartimento vai realizar o procedimento de recolhemento e dispensa de passageiros com o trem em alta velocidade.
Tal processo é um dos momentos que mais atrasam as viagens de trem. Foi pensando nisso, que o taiwanense Peng Yu-Lun concebeu esse novo conceito para o meio de transporte.
Assim, as paradas para a troca de passageiros serão eliminadas, já que todos poderiam embarcar e desembarcar com o vagão em movimento.
O embarque deve ser feito em uma espécie de vagão especial colocado em uma altura acima do trem, cujo o acesso será efetuado através de uma plataforma superior na estação.
Depois, esse vagão especial, separado do trem, após receber os passageiros, seria recolhido pelo próprio trem em movimento, acelerando a medida que deslizasse pelo topo dos demais vagões.
Quase simultaneamente, outro vagão especial seria largado pelo trem na estação com os passageiros a serem desembarcados.
As empresas ferroviárias precisarão se certificar que o vagão destinado para os passageiros que entrarão ou sairão da composição esteja devidamente lacrado, é claro. E soluções tecnológicas para garantir isso são desafios plenamente viáveis para a moderna engenharia.
E as vantagens são muitas, com o novo sistema, haveria uma economia de tempo para se cumprir o trajeto, além de haver um menor gasto de combustível, o que representa até mesmo uma vantagem ambiental, com menor emissão de carbono.
A ideia de parar para embarque e desembarque pode soar estranho. Porém, quando vi que a roda gigante mais famosa de Londres, a famosa London Eye, funciona ininterruptamente, passei a compreender melhor a utilidade do conceito.
Lá os usuário desembarcam na plataforma, o pessoal da segurança verifica o compartimento, o pessoal da limpeza faz uma rápida higienização, e os passageiros embarcam. Tudo com a roda-gigante em movimento.
Desse jeito, o trem-bala entre Brasília e Goiânia (o famoso expresso-piqui), pode ser viabilizado. Pode ter estação em Taguatinga, Ceilândia, Valparaíso, Samambaia, Luziânia, Alexânia, Abadiânia, Anápolis, Teresópolis de Goiás e se brincar dá até para incluir Senador Canedo na brincadeira.
Um negócio da China.
Fonte: Olhar Digital, BoingBoing