A ideia de colocar o jogo Pac-Man na página do Google custou o equivalente a R$ 225 milhões (US$ 120 milhões) para as empresas em perda de p...
A ideia de colocar o jogo Pac-Man na página do Google custou o equivalente a R$ 225 milhões (US$ 120 milhões) para as empresas em perda de produtividade.
Logotipo do Google alterado na sexta feira (21 de maio). Comemorando os 30 anos de Pac-man
Já trabalhei em uma empresa de informática que possuia uma white list como política de segurança. Ou seja, todos os sites eram proibidos e só alguns poucos eram permitidos (os que constavam na lista branca).
Dentre os poucos permitidos figurava o site do Google. E era um desafio buscar informações técnicas na web através de seu "cache" (o que minorava um pouco o problema).
Imagino todos os funcionários sem acesso a sites de entretenimento que, de súbito, puderam ter acesso a um pac-man, levemente diferente, que pudesse inclusive ser jogado por duas pessoas simultaneamente. Podendo travar batalhas pela pontuação em pleno expediente. Tudo bem, isso não é profissional, mas que grande parte deu ao menos uma experimentadinha, isso deu.
Poderia o Pac-man inspirar um filme da série Jogos Mortais?
Pois uma empresa levantou o quanto isso custou de produtividade para as empresas no mundo todo e calculo que o prejuízo chegou a US$ 120 milhões, cerca de R$ 225 milhões.
A empresa de rastreamento, dona da ferramenta de monitoramento Rescue Time, que mede como o tempo é gasto na internet, relatou que, com esse valor, seria possível
"contratar todos os 19.835 funcionários do Google" por um período de seis semanas.
De acordo com o levantamento, os usuários do Google gastam, em média, quatro minutos e meio na página por dia, divididos em 22 buscas diferentes. Mas a existência do jogo na sexta-feira fez com que os internautas ficassem 36 segundos a mais no site.
Após essa constatação, acho que os donos da Google, Larry Page e Sergey Brin, devem estar pensando:
Os jogos antes do Pac-man eram predominantemente "masculinos". Baseados em tiros e guerras espaciais. Como fazer um videogame que pudesse ser mais "familiar"?
Tudo começou em 1980. Quando Toru Iwatani, um designer da Namco, quebrava a cabeça tentando inventar um jogo eletrônico diferente dos jogos de tiro, que se parecesse mais com um desenho-animado.
O seu momento "eureka" ocorreu durante um jantar com amigos, e deve-se a um insight que Toru teve ao ver a pizza sem uma fatia, que fazia lembrar uma boca aberta; assim tem origem uma personagem inspirada em Paku, uma personagem popular no Japão conhecido pelo seu apetite. A personagem e jogo tiveram o nome Puck-Man, do termo japonês paku-paku, que significa a boca de alguém a abrir-se e fechar-se. Em 1980, a Bally comprou os direitos nos EUA e o jogo tornou-se famoso no ano seguinte.
No jogo, os jogadores controlam puckman, com o objectivo de comer todas as bolas (ou pastilhas) que se encontram espalhadas num labirinto, enquanto evitam quatro fantasmas (os Galaxians), 'blinky', 'pinky', 'inky' e 'clyde', que escapam de uma prisão. Em cada canto da área de jogo, estão pastilhas maiores que permitem pac-man caçar os fantasmas, em vez de ser caçado, durante um curto período de tempo.
O nome foi alterado para Pac-Man, desencorajando a alteração da letra 'p' por 'f' (um palavrão em inglês).
Mimas, uma das luas de Saturno, e seu mapa térmico captado pela sonda Cassini
Estava lançado um dos maiores ícones dos videogames e que seria mundialmente reconhecido pelos 30 anos seguintes e além.
Imagine só quando forem completados os 30 anos do Winning Eleven...
Reparou? O tapete é um iPod.
Se você não jogou ainda podia ser jogado no endereço www.google.com/pacman. Rápido, antes que entre na black list ou saia da white list.
Fonte: Wikipedia, R7, G1
Já trabalhei em uma empresa de informática que possuia uma white list como política de segurança. Ou seja, todos os sites eram proibidos e só alguns poucos eram permitidos (os que constavam na lista branca).
Dentre os poucos permitidos figurava o site do Google. E era um desafio buscar informações técnicas na web através de seu "cache" (o que minorava um pouco o problema).
Imagino todos os funcionários sem acesso a sites de entretenimento que, de súbito, puderam ter acesso a um pac-man, levemente diferente, que pudesse inclusive ser jogado por duas pessoas simultaneamente. Podendo travar batalhas pela pontuação em pleno expediente. Tudo bem, isso não é profissional, mas que grande parte deu ao menos uma experimentadinha, isso deu.
Pois uma empresa levantou o quanto isso custou de produtividade para as empresas no mundo todo e calculo que o prejuízo chegou a US$ 120 milhões, cerca de R$ 225 milhões.
A empresa de rastreamento, dona da ferramenta de monitoramento Rescue Time, que mede como o tempo é gasto na internet, relatou que, com esse valor, seria possível
"contratar todos os 19.835 funcionários do Google" por um período de seis semanas.
De acordo com o levantamento, os usuários do Google gastam, em média, quatro minutos e meio na página por dia, divididos em 22 buscas diferentes. Mas a existência do jogo na sexta-feira fez com que os internautas ficassem 36 segundos a mais no site.
Após essa constatação, acho que os donos da Google, Larry Page e Sergey Brin, devem estar pensando:
Me processe!
Pac-man: origem
Os jogos antes do Pac-man eram predominantemente "masculinos". Baseados em tiros e guerras espaciais. Como fazer um videogame que pudesse ser mais "familiar"?
Tudo começou em 1980. Quando Toru Iwatani, um designer da Namco, quebrava a cabeça tentando inventar um jogo eletrônico diferente dos jogos de tiro, que se parecesse mais com um desenho-animado.
O seu momento "eureka" ocorreu durante um jantar com amigos, e deve-se a um insight que Toru teve ao ver a pizza sem uma fatia, que fazia lembrar uma boca aberta; assim tem origem uma personagem inspirada em Paku, uma personagem popular no Japão conhecido pelo seu apetite. A personagem e jogo tiveram o nome Puck-Man, do termo japonês paku-paku, que significa a boca de alguém a abrir-se e fechar-se. Em 1980, a Bally comprou os direitos nos EUA e o jogo tornou-se famoso no ano seguinte.
No jogo, os jogadores controlam puckman, com o objectivo de comer todas as bolas (ou pastilhas) que se encontram espalhadas num labirinto, enquanto evitam quatro fantasmas (os Galaxians), 'blinky', 'pinky', 'inky' e 'clyde', que escapam de uma prisão. Em cada canto da área de jogo, estão pastilhas maiores que permitem pac-man caçar os fantasmas, em vez de ser caçado, durante um curto período de tempo.
O nome foi alterado para Pac-Man, desencorajando a alteração da letra 'p' por 'f' (um palavrão em inglês).
Estava lançado um dos maiores ícones dos videogames e que seria mundialmente reconhecido pelos 30 anos seguintes e além.
Imagine só quando forem completados os 30 anos do Winning Eleven...
Se você não jogou ainda podia ser jogado no endereço www.google.com/pacman. Rápido, antes que entre na black list ou saia da white list.
Fonte: Wikipedia, R7, G1