Ouça Nivaldo Prieto e Paulo Vinícius Coelho (PVC) que completam o clima de brasileirão do FIFA 2009. Rival do ótimo Winning Eleven (ou da ve...
Ouça Nivaldo Prieto e Paulo Vinícius Coelho (PVC) que completam o clima de brasileirão do FIFA 2009. Rival do ótimo Winning Eleven (ou da versão européia chamada de Pro Evolution) o jogo FIFA 2009 vem com gráficos melhorados (explorando melhor o potencial do PS3) e com os times do campeonato brasileiro (sem precisar de uma mãozinha dos hackers).
Eu particularmente prefiro a jogabilidade do WE, mas já vi alguns comentários de que o FIFA é melhor para jogar sozinho. Devo concordar que o fato de haver todos os times do campeonato nacional faz com que tenhamos mais prazer de simular as emociantes partidas finais do brasileirão. Nessa versão a EA (Eletronic Arts, desenvolvedora do jogo) colocou até um sistema de atualização das características dos jogadores, atualizadas a cada rodada, segundo ela, que dá mais realismo ao jogo pois acompanha a evolução dos jogadores de verdade para refletir o que ocorre na vida real nos modelos digitais. Assim, o Toró pode subir ser considerado um melhor defensor após a goleada do Flamengo de 5 X 2 no Palmeiras (Ok, eu sou flamenguista, ninguém é perfeito).
Para diminuir a curva de aprendizado dos players oriundos do mundo Konami (fabricante do WE) é possível configurar os controles de acordo com os similares do WE. Como o botão Sprint (acelerar) que no WE é o R1 e no FIFA é o R2.
Outra novidade irresistível é a narração em português. Que no PS3 vêm na forma de uma add-on de 533 MB gratuita, é só baixar (narrações em outros 13 idiomas estão disponíveis, inclusive para o XBox 360). Apesar dessa feature ser inédita nos consoles, isso já ocorreu em outras versões do videogame de futebol oficial da FIFA para PC (o narrador na época era o Milton Leite). Hackers já modificaram o próprio WE para obter o mesmo efeito (colocaram até a voz do Galvão Bueno através da inclusão de samples da sua voz retiradas da captura de suas narrações esportivas).
O resultado no FIFA 2009 ficou muito bom, tem uma boa variação, o nome dos jogadores é citado com frequência (o que pode até ajudar a entender a fonética de alguns nomes estrangeiros mais difíceis) e tem até o efeito de mudar o timbre da voz quando vai ser narrado o nome de algum jogador (simulando um DEFEITO especial muito comum, quando o som recebe alguma interferência e parece perder o supressor de ruídos).
Pode ser que não aconteceu intencionalmente, mas parece mais realista. :-P Os comentários do PVC também continuam oniscientes como em "a bola pegou o efeito que o atacante queria", enfim, o que tudo isso parece nos mostrar é que no futuro os narradores poderão ser substituídos por máquinas que ninguém notará. :-D
Eu particularmente prefiro a jogabilidade do WE, mas já vi alguns comentários de que o FIFA é melhor para jogar sozinho. Devo concordar que o fato de haver todos os times do campeonato nacional faz com que tenhamos mais prazer de simular as emociantes partidas finais do brasileirão. Nessa versão a EA (Eletronic Arts, desenvolvedora do jogo) colocou até um sistema de atualização das características dos jogadores, atualizadas a cada rodada, segundo ela, que dá mais realismo ao jogo pois acompanha a evolução dos jogadores de verdade para refletir o que ocorre na vida real nos modelos digitais. Assim, o Toró pode subir ser considerado um melhor defensor após a goleada do Flamengo de 5 X 2 no Palmeiras (Ok, eu sou flamenguista, ninguém é perfeito).
Para diminuir a curva de aprendizado dos players oriundos do mundo Konami (fabricante do WE) é possível configurar os controles de acordo com os similares do WE. Como o botão Sprint (acelerar) que no WE é o R1 e no FIFA é o R2.
Outra novidade irresistível é a narração em português. Que no PS3 vêm na forma de uma add-on de 533 MB gratuita, é só baixar (narrações em outros 13 idiomas estão disponíveis, inclusive para o XBox 360). Apesar dessa feature ser inédita nos consoles, isso já ocorreu em outras versões do videogame de futebol oficial da FIFA para PC (o narrador na época era o Milton Leite). Hackers já modificaram o próprio WE para obter o mesmo efeito (colocaram até a voz do Galvão Bueno através da inclusão de samples da sua voz retiradas da captura de suas narrações esportivas).
O resultado no FIFA 2009 ficou muito bom, tem uma boa variação, o nome dos jogadores é citado com frequência (o que pode até ajudar a entender a fonética de alguns nomes estrangeiros mais difíceis) e tem até o efeito de mudar o timbre da voz quando vai ser narrado o nome de algum jogador (simulando um DEFEITO especial muito comum, quando o som recebe alguma interferência e parece perder o supressor de ruídos).
Pode ser que não aconteceu intencionalmente, mas parece mais realista. :-P Os comentários do PVC também continuam oniscientes como em "a bola pegou o efeito que o atacante queria", enfim, o que tudo isso parece nos mostrar é que no futuro os narradores poderão ser substituídos por máquinas que ninguém notará. :-D