Professor de cursinho explica a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial e o porquê, apesar de decisiva, essa participação saiu do...
Professor de cursinho explica a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial e o porquê, apesar de decisiva, essa participação saiu dos livros de história.
Trecho de uma crítica colhida em fóruns na Internet:
Link:
Fernando Leão no Fórum de Luciano Pires.
http://www.lucianopires.com.br/idealbb/view.asp?topicID=7090
Trecho de uma crítica colhida em fóruns na Internet:
(...)A propósito; se por um lado não há incorreção histórica sobre a chamada "Batalha das Toninhas" - onde atacamos um cardume desses cetáceos ao confundí-los com um submarino alemão -, o fato ocorreu mesmo e ainda houve coisa pior, confundimos um navio americano com um submarino e o atacamos também! Isso mostra o grau de falta de treinamento e imaturidade da nossa marinha à época, por outro a tal da gripe espanhola que os brasileiros contrairam, apesar do nome não foi pega na Espanha, mas em Serra Leoa, primeiro ponto de parada (por ser mais próximo) ao se sair do nordeste brasileiro. Os brasileiros nunca chegaram ao sul da Espanha como o professor falou. E da forma que ele fala, parece que os brasileiros chegaram primeiro a Gibraltar e depois teve o lance da gripe, mas foi o contrário, a gripe chegou antes. O cara ainda fala que a gripe espanhola matou metade da população do país!
Também não se pode criticar apenas o professor. Já vi em vários colégios os Coordenadores Pedagógicos pedirem "aula-show" aos professores, como forma de "cativar" o aluno. Alto lá meu camarada! Até onde me lembro show em português está ligado ao ramo de entretenimento o que não é o caso da educação. Pelo menos não é ainda...
(...)Perdeu a oportunidade de discutir o (des)preparo dos nossos militares ou, no mínimo, perdeu a oportunidade de ficar calado.
Link:
Fernando Leão no Fórum de Luciano Pires.
http://www.lucianopires.com.br/idealbb/view.asp?topicID=7090