Aurasma: Realidade aumentada acionada pelo reconhecimento de imagem

Matt Mills e Tamara Roukaerts apresentam o Aurasma, uma nova ferramenta de realidade aumentada que pode perfeitamente animar o mundo visto p...

Matt Mills e Tamara Roukaerts apresentam o Aurasma, uma nova ferramenta de realidade aumentada que pode perfeitamente animar o mundo visto por um smartphone. Indo além das realidades aumentadas anteriores, o "aura" deles pode fazer tudo, de uma pintura falar a cobrir notícias ao vivo em um jornal impresso.

Não seria incrível se nossos telefones pudessem ver o mundo como nós o vemos, como se ao andarmos por aí pudéssemos apontar um telefone a qualquer coisa, tê-lo reconhecendo imagens e objetos como o cérebro humano, podendo extrair informações de uma quase infinita biblioteca de conhecimento, experiências e ideias.



Tradicionalmente isso era tido como ficção científica, mas agora mudamos para um mundo onde isso se tornou possível.

Assim, o melhor jeito de explicar isso é mostrando. Vocês podem ver Tamara aqui, segurando meu telefone já conectado. Deixem-me começar com isso. Temos aqui uma pintura do grande poeta Rabbie Burns, e é apenas uma imagem normal, mas se mudarmos os conectores para o telefone, rodando nossa tecnologia, vocês podem ver efetivamente o que Tamara está vendo na tela, e quando ela aponta para a imagem, algo mágico acontece.

(Risos) (Gaita de Foles) (Gaita de Foles) (Aplausos) (Gaita de Foles) Voz: Agora o verão cintila nas encostas floridas...

Matt Mills: O legal nisso é que não há truques. Nada foi feito a essa imagem. O legal é que a tecnologia permite que o telefone comece a ver e entender de forma bem parecida com a do cerébro humano. Não é só isso, conforme mudo o objeto de lugar, ele irá percorrer e revestir aquele conteúdo perfeitamente. Novamente, o incrível é como esses aparelhos estão avançados. Todo esse processo foi feito no próprio aparelho.

Isso tem aplicabilidade em tudo, seja em coisas como arte em museus, como viram agora, ou no mundo da propaganda ou jornalismo impresso.

Um jornal se torna desatualizado ao ser impresso. Eis o jornal desta manhã, e temos notícias de Wimbledon, o que é ótimo. O que podemos fazer é apontar pra capa do jornal e ver imediatamente o boletim.

Voz: ... Para a grama, e é muito importante que você se adapte e tem que ser flexível, tem que estar disposta a mudar de direção em uma fração de segundo, e ela faz tudo isso. Ela ganhou esse título.

MM: E essa conexão do conteúdo digital a algo físico é o que chamamos de aura e usarei esse termo conforme formos conversando.

É ótimo que não seja só uma maneira mais rápida e conveniente de conseguir informação no mundo real, mas há momentos em que usar esse meio nos permite mostrar informação de um jeito nunca antes possível.

O que tenho aqui é um roteador sem fio. Meus colegas americanos disseram que devo chamá-lo de roteador para que todos aqui entendam - (Risos) - mesmo assim, eis o aparelho. O que posso fazer agora é, em vez de pegar as instruções para o aparelho online, posso simplesmente apontar para ele, o aparelho é reconhecido, e então --

Voz: Comece plugando o cabo ADSL cinza. Depois conecte à energia. Por fim, o cabo amarelo de ethernet. Parabéns. Você completou a instalação.

(Risos) MM: Incrível. Obrigado.

(Aplausos)

O trabalho incrível que tornou isso possível foi feito aqui no Reino Unido por cientistas em Cambridge, que trabalham em nossos escritórios, e tenho uma bela foto deles aqui. Eles não puderam estar no palco, mas vamos trazer a aura deles, e aqui estão. Não estão muito animados. (Risos) Essa foi a quarta tentativa, me disseram. (Risos)

Ok. Como estamos falando de Cambridge, vamos mudar para os avanços técnicos, porque desde que começamos a colocar essa tecnologia em telefones móveis há menos de 12 meses, a velocidade e o processamento nestes aparelhos cresceu numa taxa fenomenal, e isso significa que posso ter modelos 3D de qualidade cinematográfica e colocá-los no mundo ao meu redor, e tenho um bem aqui. Tamara, gostaria de vir aqui?

(Música) (Dinossauro rugindo) (Risos) MM: Eu deveria saltar. (Música) (Dinossauro rugindo) (Aplausos)

Então, depois da diversão, vem a parte emocional do que fazemos, porque efetivamente, essa tecnologia nos permite ver o mundo pelos olhos de outra pessoa, e a essa pessoa poder pegar um momento no tempo e guardá-lo e ligá-lo a um momento físico que existe no mundo real. O legal é que essas ferramentas são gratuitas. São abertas, disponíveis a qualquer pessoa com nosso aplicativo, e os educadores estão aplicando à sala de aula. Assim, temos professores que marcaram livros didáticos, que marcaram salas de aula, e um ótimo exemplo é uma escola no Reino Unido. Tenho uma foto de um vídeo que vamos mostrar.

Professor: Veja o que acontece. (Crianças conversando) Vamos indo.

Criança: TV. (Crianças reagem)

Criança: Ai meu Deus.

Professor: Agora mude de lado. Veja o que acontece. Mova para longe e depois volte.

Criança: Uau, isso é muito legal.

Professor: E aí, conseguiu de novo?

Criança: Ai meu Deus! Como você fez isso?

Segunda criança: É mágica.

(Risos) MM: (Risos) Não é mágica. Está disponível a todos, e, vou lhes mostrar como é fácil, fazendo um agora mesmo.

Bom, como uma -- me disseram que se chama "Ola" vamos começar desse lado da sala quando eu contar três, e vamos até ali. Tamara, tá gravando? Ok, estão prontos? 1, 2, 3 e já!

Platéia: Uhhhhhhhh!

MM:Vocês são muito bons nisso. (Risos)

Ok. Agora vamos mudar para o aplicativo Aurasma, e Tamara vai marcar esse vídeo que fizemos e colocá-lo em meu crachá para que eu possa lembrar dele para sempre.

Já temos muitas pessoas fazendo isso, e falamos um pouco sobre o lado educacional. No lado emocional, temos pessoas que fizeram coisas como mandar cartões-postais e de natal para suas famílias com pequenas mensagens. Temos pessoas que, por exemplo, pegaram o interior do compartimento do motor de um carro velho e marcaram diferentes componentes dentro do motor, pois se ele enguiçar e você quiser saber mais, pode apontar e descobrir a informação.

Somos todos muito familiarizados com a internet. Nos últimos 20 anos, ela realmente transformou a forma como vivemos, trabalhamos e vemos o mundo, e o bom disso é que pensamos ser essa a próxima mudança de paradigma, porque agora podemos literalmente pegar o conteúdo que compartilhamos, descobrimos e adoramos e fazê-lo parte do mundo ao nosso redor. Esse aplicativo é totalmente gratuito. Se tiver uma boa conexão Wi-Fi ou 3G, o processo é bem rápido.

Ah, aqui estamos. Podemos salvar agora. Ele fará apenas um pequeno processamento para converter a imagem que acabamos de tirar em um tipo de impressão digital e o melhor disso é que se você for um usuário profissional, -- um jornal -- as ferramentas são praticamente idênticas ao que acabamos de usar para criar essa demonstração. A única diferença é que você tem a capacidade de adicionar links e um pouco mais de conteúdo. Estão prontos?

Tamara Roukaerts: Estamos prontos.

MM: Ok. Me disseram que estamos prontos, o que significa que agora podemos apontar pra imagem e lá estão todos vocês.

MM no video: 1, 2, 3 e já!

MM: Muito bem. Fomos aurasmados. Obrigado.

(Aplausos)
[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: Aurasma: Realidade aumentada acionada pelo reconhecimento de imagem
Aurasma: Realidade aumentada acionada pelo reconhecimento de imagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhk533-7MsJTLvrexNITORl15mpccuSJ5RCkgGN3uGWAQgMuHfezT6ZuqSd1P2YpFoJ54qUR1_KFWoam3N8KAsJEXjI8Bk8uF9CJm5-TDv1PxP3pdfSKiWXlX_n_aqnXfAH85lnnUaKi6A/s400/aura.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhk533-7MsJTLvrexNITORl15mpccuSJ5RCkgGN3uGWAQgMuHfezT6ZuqSd1P2YpFoJ54qUR1_KFWoam3N8KAsJEXjI8Bk8uF9CJm5-TDv1PxP3pdfSKiWXlX_n_aqnXfAH85lnnUaKi6A/s72-c/aura.jpg
Brasil Acadêmico Draft
http://draftbracad.blogspot.com/2014/04/aurasma-realidade-aumentada-acionada.html
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2014/04/aurasma-realidade-aumentada-acionada.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy