Hans Rosling e a mágica máquina de lavar

Qual foi a maior invenção da revolução industrial? Hans Rosling defende o caso da máquina de lavar. Com novos gráficos com design da Gapmind...

Qual foi a maior invenção da revolução industrial? Hans Rosling defende o caso da máquina de lavar. Com novos gráficos com design da Gapminder, Rosling nos mostra a mágica que acontece quando o crescimento da economia e a eletricidade tornam um chato dia de lavagem em um dia de leitura intelectual.



Eu tinha apenas 4 anos quando vi minha mãe colocando roupas em uma máquina de lavar pela primeira vez em sua vida.



Este foi um grande dia para minha mãe. Minha mãe e meu pai juntaram dinheiro por anos para poder comprar aquela máquina. E no primeiro dia em que seria usada, até minha avó foi convidada para ver a máquina. E vovó estava ainda mais animada. Em toda sua vida ela esquentava água num fogão a lenha, e ela tinha que lavar à mão a roupa suja de sete crianças. E agora ela iria assistir a eletricidade fazer o trabalho.

Minha mãe abriu a tampa com cuidado, e colocou a roupa suja dentro da máquina, assim. E então, quando ela fechou a tampa, Vovó disse, "Não, não, não, não. Deixe-me, deixe-me apertar o botão." E vovó apertou o botão, e disse, "Oh, fantástico. Eu quero ver isso. Dê-me uma cadeira. Dê-me uma cadeira. Eu quero ver." E ela sentou-se em frente a máquina, e ela assistiu todo o processo de lavagem. Ela estava hipnotizada. Para minha avó, a máquina de lavar era um milagre.

Hoje, na Suécia e em outros países ricos, as pessoas estão usando tantas máquinas diferentes. Vejam, as casas estão cheias de máquinas; Eu nem sei o nome de todas. E também, quando as pessoas querem viajar, elas utilizam máquinas voadoras que podem levá-las a destinos remotos. E ainda, no mundo, existem tantas pessoas que ainda esquentam água no fogo, e elas cozinham sua comida no fogo. Algumas vezes elas nem têm comida suficiente. E elas vivem abaixo da linha de pobreza. Há 2 bilhões de seres humanos que vivem com menos de 2 dólares por dia. E as pessoas ricas - cerca de um bilhão de pessoas - e elas vivem acima do que eu chamo linha aérea, porque ela gastam cerca de 80 dólares por dia em seu consumo.

Mas isto é apenas um, dois, três bilhões de pessoas, e obviamente existe cerca de 7 bilhões de pessoas no mundo, então deve haver um, dois, três ou quatro bilhões de pessoas a mais, que vivem entre a linha de pobreza e a linha aérea. Elas têm eletricidade, mas a questão é, quantas possuem máquinas de lavar? Fiz um exame minucioso dos dados de mercado, e descobri que, na verdade, a máquina de lavar penetrou abaixo da linha aérea, e hoje existe um bilhão de pessoas a mais por aí que vivem abaixo da linha de lavagem. (Risadas) E elas consomem mais de 40 dólares por dia. Então 2 bilhões têm acesso a máquinas de lavar.

E os 5 bilhões restantes, como elas lavam roupa? Ou, para ser mais preciso, como a maioria das mulheres no mundo lava roupa? Porque isto ainda é um trabalho duro para as mulheres. Elas lavam assim: a mão. É duro, trabalho que consome tempo, que elas devem fazer por horas toda semana. E às vezes elas também têm que carregar água de longe até a lavanderia em casa. Ou elas têm que carregar a roupa suja até um riacho afastado. E elas querem a máquina de lavar. Elas não querem passar parte tão grande de suas vidas fazendo este trabalho duro com relativamente baixa produtividade. E não há nada de diferente com o desejo delas e o da minha avó. Vejam aqui, 2 gerações atrás na Suécia - buscando água de um riacho, esquentando no fogo e lavando assim. Elas querem a máquina de lavar exatamente da mesma forma.

Mas quando leciono para estudantes ecologicamente conscientes, eles me dizem, "Não, todos no mundo não podem ter carros e máquinas de lavar." Como podemos dizer a esta mulher que ela não terá uma máquina de lavar? E então perguntei aos meus alunos, E venho perguntando - nos últimos 2 anos tenho perguntado, "Quantos de vocês não usa carro?" E alguns deles orgulhosamente levantam a mão e dizem, "Eu não uso carro." E então eu coloco uma questão realmente difícil: "Quantos de vocês lavam a mão seu jeans e seus lençóis?" E ninguém levantou a mão. Até o mais extremista no movimento verde usa máquinas de lavar.

(Risadas)

Então como isto pode ser algo que todo mundo usa e eles acham que os outros não irão parar; o que tem de especial sobre isto? Tive que fazer uma análise sobre o uso de energia no mundo. Aqui estamos. Olhem aqui, vocês podem ver 7 bilhões de pessoas aqui em cima: as pessoas da linha aérea, as pessoas que lavam, as pessoas da lâmpada e as pessoas do fogo. Uma unidade dessas é uma unidade de energia de combustível fóssil - óleo, carvão ou gás. Aqui é onde a maior parte da eletricidade e energia do mundo está. E dessas 12 unidades usadas em todo mundo, o 1 bilhão mais ricos, usam 6 delas. Metade da energia é usada por 1/7 da população mundial. E esses que possuem máquinas de lavar, mas não uma casa cheia de outras máquinas, eles usam 2. Este grupo usa três, uma cada. E eles também têm eletricidade. E lá adiante, eles sequer usam uma cada. O que faz 12 deles.

Mas a questão principal para os estudantes ecologicamente interessados - e eles estão certos - é sobre o futuro. Quais são as tendências? Se nós apenas prolongarmos as tendências, sem nenhuma análise realmente detalhada, em 2050, existem 2 coisas que podem aumentar o uso de energia. Primeiro, o crescimento populacional. Segundo, o crescimento econômico. O crescimento populacional acontecerá principalmente entre as pessoas mais pobres, porque ele possuem alta taxa de mortalidade infantil e muitas crianças por mulher. E com isso você tem dois extras, mas isso não muda muito o uso de energia.

O que acontece é crescimento econômico. O melhor daqui nas economias emergentes - Eu as chamo Novo Leste - elas pularão a linha aérea. "Opa!" eles dirão. E eles começarão a usar tanto quanto o Velho Oeste já está usando. E estas pessoas, elas querem a máquina de lavar. Eu lhes digo. Elas chegarão lá. E elas dobrarão o consumo de energia. E nós esperamos que as pessoas pobres tenham energia elétrica. E eles chegarão a duas crianças por família sem parar o crescimento populacional. Mas o total de energia consumida crescerá para 22 unidades. E estas 22 unidades ainda serão usadas em sua maioria pelas pessoas mais ricas. Então o que precisa ser feito? Porque o risco, a alta probabilidade de mudança climática é real. É real. É claro que eles precisam ser mais eficientes em termos de energia Eles precisam mudar o comportamento de alguma forma. Eles também devem começar a produzir energia verde, muito mais energia verde. Mas até que eles tenham o mesmo consumo de energia por pessoa, eles não deveriam dar conselhos aos outros - o que fazer e o que não fazer. (Aplausos) Aqui podemos ter mais energia verde.

Isto é o que esperamos que aconteça. É um desafio real no futuro. Mas eu posso lhes assegurar que esta mulher na favela do Rio, quer uma máquina de lavar. Ele está muito feliz com seu ministro da energia que provê eletricidade a todos - tão feliz que ela até votou nela. E ela se tornou Dilma Rousseff, a presidenta eleita de uma das maiores democracias do mundo - saindo do ministério da energia para a presidência. Se você tem democracia, pessoas votarão pela máquinas de lavar. Elas amam as máquinas de lavar.

E qual é a mágica delas? Minha mãe explicou a mágica desta máquina logo, logo no primeiro dia. Ela disse, "Agora Hans, nós colocamos a roupa suja; a máquina fará o trabalho. E agora nós podemos ir à biblioteca." Porque está é a mágica: você coloca a roupa suja, e o que você tira da máquina? Você tira livros das máquinas, livros infantis. E mamãe ganhou tempo para ler para mim. Ela adorou isso. Eu ganhei "ABC". Foi aqui que comecei minha carreira como professor, quando minha mãe teve tempo de ler para mim. E ela também pegou livros para ela. Ela conseguiu estudar inglês e aprendê-lo como língua estrangeira. E ela leu tantos romances, tantos romances diferentes aqui. E nós relamente, relamente amamos essa máquina.

E o que dissemos, minha mãe e eu, "Obrigado industrialização. Obrigado siderúrgica. Obrigado hidrelétrica. E obrigado a indústria de produto químicos isto nos deu tempo para ler livros."

Muito obrigado.

(Aplausos)
[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: Hans Rosling e a mágica máquina de lavar
Hans Rosling e a mágica máquina de lavar
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_-2pOG2AxSOB9A4t4dwY1zVtnwouPnxCdZOUeHokSAxco82pvmOefmgCWkTjoe3pTcutUnhylUyjZ91YUw2ErWhmoWrPeGoOhE-CALoqsVAskq5TSqtfUDuPuKxr1GuvKa9sXEhqib_g/s400/Hans-Rosling-washing-machine2.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_-2pOG2AxSOB9A4t4dwY1zVtnwouPnxCdZOUeHokSAxco82pvmOefmgCWkTjoe3pTcutUnhylUyjZ91YUw2ErWhmoWrPeGoOhE-CALoqsVAskq5TSqtfUDuPuKxr1GuvKa9sXEhqib_g/s72-c/Hans-Rosling-washing-machine2.png
Brasil Acadêmico Draft
http://draftbracad.blogspot.com/2014/03/hans-rosling-e-magica-maquina-de-lavar.html
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2014/03/hans-rosling-e-magica-maquina-de-lavar.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy