Resumo do 19° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) realizou o 19° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). O evento...

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) realizou o 19° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). O evento aconteceu no Centro de Convenções de Salvador/BA, no período de 9 a 12 de setembro, com o tema “Bons Profissionais Fazem Bons Programas de EaD: Como Estamos?”. Eis o resumo do que aconteceu por lá.



Nesse congresso na Bahia, fui co-autor (e co-apresentador) do estudo de caso: Plataforma de Educação a Distância do Ministério Público Federal. E pelo tamanho do evento e o número de apresentações, oficinas e mesas de debate ocorrendo simultaneamente, tornou-se impossível ter uma visão consolidada de tudo que foi disponibilizado por lá. Assim, vou tentar passar um instantâneo do congresso, e por tabela, das tendências da EaD aqui e lá fora.

Logo na abertura, o presidente da ABED, Fredric Michael Litto, explicou a escolha do tema do 19° CIAED, "Bons profissionais fazem bons programas de EaD", ressaltando que esse não foi o único considerado. Frisou que grande parte dos alunos de cursos a distância no mundo inteiro preferem ler o conteúdo no papel e ilustrou essa possível temática de futuros CIAEDs com o seguinte vídeo:



Com cerca de 2000 inscritos e 26 estados representados até a abertura, a exceção foi o Amapá, contando ainda com representantes de 17 países, além do Brasil, essa edição do CIAED teve em sua abertura os seguintes apresentadores:

Anna Beatriz Waehneldt – SENAC DN
Benhur Gaio – Grupo UNINTER
Paula Martini - SENAI DN
Stavros Panagiotis Xanthopoylos - FGV OnLine
Senador Walter Pinheiro (PT/BA) – Membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal
Ângelo Agnolin – Presidente da Comissão de Educação Técnica, Profissionalizante e de Educação a Distância da Câmara dos Deputados
Jorge Khoury Hedaye - Secretário de Educação do Município de Salvador
Osvaldo Barreto Filho – Secretário de Educação do Estado da Bahia
Luíz Roberto Liza Cury - CNE - Conselho Nacional de Educação
Ricardo Holz – Presidente ABE-EAD

Vídeos
Abertura 1/6, Abertura 2/6Abertura 3/6Abertura 4/6Abertura 5/6Abertura 6/6

No Fórum de EAD do Judiciário, que se realizou entre os dias 28 e 30 de novembro em Brasília, o representante da FGV Online, Stavros Xanthopoylos, informou que houve uma procura expressiva dos representante de outros países para participarem dessa edição do CIAED. O que mostra a relevância crescente que esses encontros no Brasil estão adquirindo.

No campo das relações internacionais, foram assinados termos de cooperação entre a ABED e Organização dos Estados Americanos (OEA) e a OpenCourseWare Consortium (OCW).

Houve uma farta distribuição de brindes como bolsa, canetas e até cursos para quem achasse o prêmio na cartela da raspadinha (que invariavelmente estava premiada). Quem participou do evento recebeu gratuitamente alguns livros sobre Educação a Distância, entre eles o Censo que mostra, em números, a situação da EAD no país.

Também ocorreu a entrega do prêmio ABED & ADOBE que escolheria cursos na modalidade a distância que mais se destacaram. Os finalistas foram:

“Curso de Cabelereiro” - Senac RJ
“Fundamentos do Excel” – Grupo Educacional Impacta Tecnologia
“Futebol nas ondas da história” – Expression SGI
“Mundo da Ciências” – Grupo Positivo



A Coordenadora de Tecnologia Educacional Cristiana Mattos do Colégio Bandeirantes (Colband), de São Paulo, fez o lançamento do primeiro relatório em português do Horizon Report. Em 11 anos, o documento, referência no uso das tecnologias aplicadas à educação, nunca havia sido publicado em português.

Traduzir o relatório para o português estende o alcance do documento para os países falantes da língua, além de dar uma maior visibilidade para a projeto.
Cristiana Mattos. Coord. de Tecnologia Educacional
O grupo que ajudou a elaborar o relatório foi composto por 51 especialistas em educação, tecnologia e futuro, além de escritores e pensadores. Eles foram reunidos pelo New Media Consortium (NMC) e pela Educase Learning Initiave, ambas organizações localizadas nos EUA e dedicadas ao estudo das tendências na educação, em uma projeção que mapeia até 2018.

Um enfoque maior foi dado na Edição Ensino Superior, embora o NMC também aborde outros aspectos educacionais.

Tecnologias

  • Moocs (1 ano) - Os Massive Open Online Courses se tornaram muito populares a partir do ano passado, com o lançamento de grandes players nessa área como o edX, Coursera e Udacity.
  • Tablet computing (1 ano) - Como esses aparelhos são portáteis, baratos, facilitam o acesso à internet, permitem baixar apps customizados e o compartilhamento de documentos, terão um importante papel na educação.
  • Gaming e Gamificação (2 a 3 anos) - Nas edições anteriores do Horizon Report, essa dimensão vinha sendo chamada de educação baseada em jogos, mas foi ampliada na medida em que, além de incluir as ferramentas necessárias para apoiar o aprendizado, essa tendência também está envolta em uma cultura e em um design específicos.

Os jogos atravessaram a esfera da recreação e se infiltraram nos mundos do comércio, produtividade e educação, provando ser uma ferramenta útil de treinamento e motivação.
Horizon Report - Edição Ensino Superior 2013
  • Learning analytics (2 a 3 anos) - Ferramenta usada para decifrar tendências e padrões a partir de big data disponível sobre o aprendizado dos alunos. Primeiro, o uso do analytics se restringia a alunos com dificuldades de aprendizado. Hoje, ele já se mostra um recurso mais generalizado e extremamente útil para fazer escolhas pedagógicas a partir da necessidade dos alunos. As universidades têm usado o analytics para fazer com que o processo de orientação dos estudantes se torne muito mais preciso.
  • Impressoas 3D (5 anos) - Elas oferecem uma forma muito mais barata e rápida de prototipação de projetos. No cenário educacional, essas ferramentas têm sido usadas em uma gama muito grande de pesquisas e laboratórios, especialmente de Stem (acrônimo que reúne áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática). A expectativa dos especialistas é que, em cinco anos, elas passem a ser amplamente usadas em outras áreas para criar modelos tridimensionais.
Impressora 3D: Tendência prevista para 2018 que ilustra a capa do Horizon Report.
  • Tecnologia para vestir (5 anos) - A chamada “wearable technology” integra equipamentos eletrônicos a roupas e acessórios. Muitas dessas tecnologias já têm aparecido no mercado e já mostram potencial para serem usadas no ensino e no aprendizado. Realidade aumentada e telas finas que podem ser acopladas a superfícies são exemplos que devem se desenvolver (alguém aí se lembrou do Google Glass?)

Principais Tendências

  • Abertura — conceitos como conteúdo aberto, dados abertos e recursos abertos, juntamente com noções de transparência e fácil acesso aos dados e às informações — estão se tornando um valor.
  • Cursos on-line abertos e massivos (MOOCs) estão sendo amplamente explorados como alternativas e complementos aos cursos universitários tradicionais.
  • A força de trabalho exige habilidades dos graduados universitários que são mais frequentemente adquiridos pelas experiências de aprendizagem informal do que nas universidades.
  • Há um crescente interesse na utilização de novas fontes de dados para personalizar a experiência de aprendizagem e para a medição de desempenho.
  • O papel dos educadores continua mudando devido aos amplos recursos disponibilizados aos estudantes via internet.
  • Os paradigmas da educação estão mudando para incluir a aprendizagem on-line, aprendizagem híbrida e os modelos colaborativos.

Desafios significativos

  • A formação do corpo docente ainda não reconhece o fato de que a literacia mediática digital continua sua ascensão em importância como uma habilidade fundamental em cada disciplina e profissão.
  • O surgimento de novas formas acadêmicas de autoria, publicação e pesquisa ultrapassam os suficientes e dimensionáveis modos de avaliação.
  • Muitas vezes são os próprios processos e práticas educacionais que limitam a absorção mais ampla de novas tecnologias.
  • A demanda pela aprendizagem personalizada não é adequadamente suportada pelas tecnologias ou práticas atuais.
  • Novos modelos de educação estão trazendo competição sem precedentes para os modelos tradicionais de ensino superior.
  • A maioria dos acadêmicos não estão usando novas tecnologias para a aprendizagem e ensino, e nem para a organização de suas próprias pesquisas.
Foi interessante perceber a participação em peso do MEC este ano, o que é bastante valoroso para o ideal do CIAED de dar mais credibilidade ao ensino à distância.Cristiana Mattos. Coord. de Tecnologia Educacional
Material de apoio (.rar)


Workshops

Destacamos alguns Workshops apresentados para que se tenha uma ideia do que foi apresentado (como não listaremmos todos, demos prioridade para aqueles que possuem material compartilhado):

“Avaliação de aprendizagem em um modelo educacional baseado nas competências”
Carlos Anibal Correa Granda - Instituto de Investigación y Pedagogía para la Educación a Distancia – IIPED
Flora Arévalo Malo - Dirección de Ordenamiento y Desarrollo de la EAD - Universidad Técnica Particular de Loja – Ecuador

Slides PPT
Vídeo 1/6, Vídeo 2/6, Vídeo 3/6, Vídeo 4/6, Vídeo 5/6, Vídeo 6/6



"EAD online: rumo a uma agenda de pesquisa para o Brasil”
Olaf Zawacki - Richter - University of Oldenburg -Alemanha



II Workshop de Immersive Learning e Gamification
  • Apresentação I - Liane Tarouco – UFRGS
  • Apresentação II - Andréia Correa Silva – EGAP FUNDAP (avatar: Aerdna Beaumont)
PPT
  • Apresentação III - Leonel Morgado e Fernando Cassol – Portugal
  • Apresentação IV - Romero Tori – USP / SENAC
  • Apresentação V - Isaura da Cunha Seppi – SENAC SP (avatar: Janjii Rugani)
  • Apresentação VI - Thaiane Oliveira – UFF
  • Apresentação VII - Rafael Kenski – Site Educacional
  • Apresentação VIII - Tiago Lopes – UNISINOS
  • Apresentação IX - Gpe-dU UNISINOS/CNPq
Coordenação: Eliane Schlemmer - Unisinos, Fernando Marson - Unisinos e Paula Carolei – Game Out/PUC-SP



“Método de Construção Coletiva de Conhecimento (CCC)
Ángel Humberto Facundo Díaz - Universidad Externado de Colombia - Colômbia

Material de apoio (.rar)



“Ensino da língua estrangeira: uma necessidade, uma realidade. Como a tecnologia pode ajudar a inovar?”
Piri Szabó - Pearson Education - Brasil



Inclusão Escolar no Ensino Superior a Distância: acessibilidade e apoio ao discente
Tatiana dos Santos da Silveira – UNIASSELVI
Elisabeth PenzlienTafner – UNIASSELVI



Colégios Militares
Uso de tecnologias digitais no sistema Colégio Militar de Manaus
Coordenação: Robson Santos Silva – CMM

Material de apoio (.rar)
Vídeo - 1/2  Vídeo - 2/2



Social Reading
Mario Pireddu - Universidade Roma Ter e Universidade IULM de Milão

Vista aérea do Centro de Convenções de Salvador

Apresentações Institucionais



SENAC: “Rede Nacional EAD do Senac: os desafios da implementação, desenvolvimento, oferta e manutenção da qualidade.”

Alcir Vilela – Ensino Superior
Sidinei Rossi - Cursos Técnicos
Denyze Cristina Lorenzon – Aprendizagem
Anderson Malgueiro – Formação Inicial e Continuada
Elizabete Batista
Mediadora: Anna Beatriz Waehneldt


CNI – SENAI – SESI – FIEB: “Experiências SENAI em EAD”
Paula Martini
PPT

Coordenação: Carla Madeira – Bee Educacional



“Pontes e Redes na EAD da Bahia”
Rodrigo Camargo Aragão - Governo do Estado da Bahia
PPT



“Os Novos Modelos Pedagógicos na EAD e seus Impactos na Revolução Educacional no Mundo”
Stravos Panagiotis Xanthopoylos - FGV Online

Coordenação: Ivete Palange - ABED



“Universidade Positivo Online: action learning na educação superior a distancia”
Carlos Longo - Universidade Positivo Online
PPT




“TOTVS e-Learning Suite LMS: Um novo conceito de ensino à distância”
Monica Restrepo e Tarcizio Pinto - TOTVS
PPT

Coordenação: Lucy Almeida – UNIP



“Para onde está caminhando o Ensino Superior”
Laércio Dona - Pearson

“Kroton Educacional e a paixão por educar”
Herminio Kloch - Kroton
PPT

Coordenação: Waldomiro Loyolla – UNIVESP / FMU




“Novas Tecnologias Via Satélite para EAD”
Guilherme Cavalcanti - STI Telecom
PPT



“Instituições de ensino e empresas - sinergias e diferenças na prática do EAD”
Dorian Lacerda Guimaraes - ISAT
PPT

Coordenação: Carla Madeira – Bee Educacional



“EAD no contexto da Educação Corporativa dos Correios”
Consuelo Aparecida Sielski Santos – Correios
Material de apoio (.rar)



“EAD Sebrae: estratégias de ensino aprendizagem em cursos online de larga escala”
Rodrigo Estrela de Freitas - SEBRAE
Material de apoio (.rar)



“Inovações na EAD Online”
Carina Maria Terra Alves - FMU
Material de apoio (.rar)



“A utilização dos AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) no ensino presencial: organização, comunicação e boas práticas pedagógicas”
José Francisco Vinci de Moraes - ESPM
PPT



“Portal Saber da Universidade Corporativa Sebrae: uma experiência de gestão do conhecimento por meio de um repositório corporativo”
Raquel Bentes - SEBRAE
PPT

Coordenação: Renato Bulcão - UNIP


Estande da Confederação Nacional da Indústria  (CNI)
mostra programa-conceito de realidade virtual.

Mesas Redondas

MR 01 “O uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem: no exemplo da utilização dos tablets na UFMA”

Othon de Carvalho Bastos Filho – UFMA
Leonardo de Castro – UFMA
Othon Bastos - Fundação Sousandrade
Eduardo Giraldez - VAT/IP.TV
Coordenação: Reinaldo Portal Domingo – UFMA
PPT



MR 03 “Soluções pedagógicas e tecnológicas inovadoras para o Moodle”
Natália Teles da Mota – ENAP

“Criação do Layout único na migração para o Moodle 2.3”
Silvia Helena de Campos Martins – TCU

“Ações pedagógicas no combate à evasão”
Kelly Ramos Bitencourt – ESAF

“O Moodle como ambiente de homologação integrado ao Repositório de Objetos de aprendizagem”
Clayton Tadeu Mota Damasceno – ANP

“Metaeventos como repositórios em plataformas Moodle”
Coordenação: Claudia Cristina Muller - ENAP



MR 04 “Televisão e educação: desafios e potencialidades dos meios digitais na produção audiovisual educacional”

Paulo Sérgio Cavalcanti Costa - TV Universitária da UESB
Antônio Couto D´Almeida Filho - TV Anísio Teixeira SEC/IAT
Coordenação: Geraldo Seara – SEC/IAT
PPT



MR 05 “RPG by Moodle: construindo aplicações para a EAD e educação OnLine”
Alfredo Eurico Rodrigues Matta – UNEB

Descrição e análise da proposta do RPG By Moodle
Sueli Cabalero – UNEB

Análise de questões de ensino-aprendizagem com RPG By Moodle
Ewerton Carneiro Pontes – UNEB

Aplicação do RPG no treinamento militar
Josete Ribeiro – UNEB

Aplicação do RPG para treinamento em segurança pública
Cleide Bittencourt – UNEB

Caracterização de Modelagem e Conceito do RPG By Moodle Versão 2.0
Coordenação: Alfredo Eurico Rodrigues Matta – UNEB
PPT



MR 07 “Social Reading. A leitura social como uma oportunidade para novos caminhos de aprendizagem”
Roberto Maragliano - Roma Tre - Itália
Mario Pireddu - Roma Tre - Itália
Iara Cordeiro de Melo Franco - PUC-MG e ECA-USP
Coordenação: Rita Maria de Lino Tarcia - UNIFESP
Material de apoio (.rar)



MR 08 “Uso de games em EAD”
Denio Di Lacio – SENAC SP
Atsusi Hirumi - University of Central Florida
Lynn Alves - UNEB
Coordenação: João Mattar - TIDD-PUC/SP e Anhembi Morumbi



MR 09 “A segunda década do século XXI e uma nova maneira de pensar a educação: desconstruir para construir o processo ensino-aprendizagem”

Elisa Maria Maçãs Fernandes de Castro Filgueira - UNIUBE
Fernando José Spanhol - UFSC
Larissa Kleis Pereira - DELINEA
Margarete Lazzaris Kleis - DELINEA
Coordenação: Gilmar Luis Mazurkievicz – Universidade do Contestado - SC
PPT




MR 11 “Formação e Inovação em EAD no Instituto Anísio Teixeira – SEC/BA”
José Renato Gomes – IAT
Rodrigo Camargo Aragão – IAT
Maria Rita de Santana Lima – IAT
Kátia Ramos – IAT
Elisangela Reis Oliveira – IAT
Léticia Machado dos Santos – IAT
Herminias Júnior - IAT
Coordenação: Rodrigo Camargo Aragão – IAT/UESC
Material de apoio (.rar)



MR 12 “Cultura digital no ensino superior”
José Augusto Ramos da Luz - UEFS
Lanara Guimarães de Souza - UNEB
Rodrigo Camargo Aragão – IAT/UESC
Coordenação: José Augusto Ramos da Luz – UEFS
Material de apoio (.rar)



MR 13 “Produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais”
Rodrigo Nejm – SaferNet
José Roberto Severino - UFBA
Yuri Bastos Wanderley - SEC/IAT
João Henrique Araujo Virgens
Coordenação: José Francisco Vinci de Moraes - ESPM
Material de apoio (.rar)



MR 15 “Cenários, desafios, tendências e impactos socioculturais da EAD no norte de Minas Gerais”
Antonio Carlos Martins - IFNMG
Janete Aparecida Gomes Zuba – UNIMONTES
Laura Pinheiro Leão - SEE /UNIMONTES
Coordenação: Marcelo de Miranda Lacerda- IFNMG
Material de apoio (.rar)



MR 16 “Docência Online independente: lutando pelo impossível?”
Ana Elisa Drummond Celestino Silva – SMED
Patrícia Rosa da Silva – UFBA
Olenêva Sanches Sousa – SEC / CENINT
Coordenação: Gilson Alves Lima - SEC BA
Material de apoio (.rar)



MR 17 “Games e tecnologias educacionais”
Sérgio Ricardo Santos da Silva - SESI-BA
Leonardo Silveira - Senai-BA
Rosalva Christina Dias Cruz - Senai-BA
Coordenação: Sueli Neide da Cunha Santos - SENAI-BA
Material de apoio (.rar)



MR 19 “Realidade virtual na educação”
Wellington Moscon - Eruga Educação e Squartz Realidade Aumentada
Hans Ulmer - Absolut Technologies
Coordenação: Ricardo Santos Lima – Senai BA
Material de apoio (.rar)



MR 20 “A EAD como instrumento para a consolidação da cidadania e efetivação dos direitos humanos - O caso do Portal do TBC”
Francisca de Paula Santos da Silva – UNEB
Helaine Pereira de Souza – UNEB
Luciana Conceição de Almeida Martins – UCSAL
Hildete Santos Costa - UNEB
Gesoaldo Guimarães – UNEB
Katiane Alves – UNEB
Coordenação: Alfredo Eurico Rodrigues Matta – UNEB
PPT



MR 23 “EJA e a EAD”
Eduardo Augusto Nunes Alves – Instituto Monitor
Taciane Cavalcanti da Silva Cunha Oliveira – SESI Paraíba
Ana Cirlene Ferreira de Faria - SESI Mato Grosso
Rosani Aparecida Dias Favretto - SESI Santa Catarina
Coordenação: Gisele Marcia de Oliveira Freitas - SESI BA
Material de apoio (.rar)



MR 24 “Gestão de Polo UAB: uma experiência presencial da EAD”
Lindamara Caires S. de Almeida - Polo UAB Itabuna/BA
Soraia Campos Santos - Polo UAB Vitória da Conquista/BA
Elisangela dos Reis Oliveira - IFBA-IAT
Roberto Magno – Polo UAB Alagoinhas - BA
Coordenação: Jussara Clement Ferreira - Polo UAB Ilhéus/BA
Material de apoio (.rar)



MR 26 “Hipertexto, hiperleitura e hipercomposição: fundamento para a expressão da Educação Online e a Distância”
Alfredo Eurico Rodrigues Matta – UNEB
Design Socioconstrutivista de ensino-aprendizagem para Hipertextos na WEB
Emanuel Nonato – UNEB
Hipertexto, Hiperleitura e Hipercomposição
José Carlos Gonçalves
Educação sem distância: presença na interação professor/alunos em AVA
Vilma Batista Barreto - UNEB
Hipertextos na teoria e na prática
Coordenação: Alfredo Eurico Rodrigues Matta - UNEB
Material de apoio (.rar)



MR 27 “Avaliação, supervisão e regulamentação da EAD”
Suzana Schwerz Funghetto – INEP
Cleunice Matos Rehem - SERES/MEC
Luiz Roberto Liza Curi – CNE
Claudia Maffini Griboski - INEP
Márcia Aparecida Figueiredo – Barão de Mauá
Coordenação: Susane Martinos Lopes Garrido – Universidade Estácio de Sá
Material de apoio (.rar)



MR 30 “EAD, Tecnologias e os Projetos Estruturantes da SEC/BA”
Nadja Amado – SEC/BA
Iraildes Sales – IAT/BA
Shirley Costa – IAT/BA
Ana Lúcia Paixão – IAT/BA
Ana Lúcia da Silva – SEC/BA
Coordenação: Irene Cazorla – IAT/UESC
Material de apoio (.rar)



MR 31 “O novo perfil do aluno da EAD”
Eduardo Barrére - JFJF
Miguel Carlos Damasco
Liamara Scortegagna – UFJF
Coordenação: Ivete Palange - ABED
PPT



MR 32 “Moocs: Teorias, História e Estudos de Caso”
João Mattar - TIDD-PUC/SP e Anhembi Morumbi
Carlos Souza - Veduca
Coordenação: João Mattar - TIDD-PUC/SP e Anhembi Morumbi
Material de apoio (.rar)



MR 33 “Evasão - processos de retenção da evasão na EAD - planejamento pedagógico e mineração de dados
educacionais - coleta de dados”
Eliane Schlemmer - Unisinos
Sandro Rigo - Unisinos
Coordenação: Simone Markenson – Estácio de Sá
PDF



MR 35 “Redes sociais na educação: usos do Facebook em EAD - Revisão da Literatura sobre o uso do
Facebook em Educação”
João Mattar - TIDD-PUC/SP e Anhembi Morumbi
Lafayette B. Melo - IFPB–NAV
Cíntia Regina Lacerda Rabello – UFRJ
Coordenação: Tatsuo Iwata - ESPM
Material de apoio (.rar)



MR 37 “Avaliação critério-referenciada em EAD e reflexos no aprendizado do estudante”
José Dutra de Oliveira Neto - USP
Aline Cazarini Felício - UNAERP
Amali de Angelis Mussi - UEFS
Coordenação: Dyjalma Antonio Bassoli - Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP
Material de apoio (.rar)



MR 38 “Educação Técnico Profissionalizante”
Katiane Almeida Batista - Sest/Senat
Jocelma Alves Rios - Senai
Sidinei Rossi – SENAC RS
Eduardo Alves – Instituto Monitor
Jocelma Almeida Rios - IFBA
Coordenação: Stela Cerri Aorki - UNICSUL
Material de apoio (.rar)



MR 39 “Direitos autorais”
Rodrigo Moraes – Procuradoria do Estado da Bahia
Maria Rafaela Junqueira Bruno Rodrigues – Fatec-Franca
Coordenação: Regina Machado Araujo Cardoso - SENAI BA
PPT



MR 40 “Prática de gestão e aprendizagem de um curso da UAB”
Gerusa Pinheiro - UNEB
Maria Auxiliadora de Oliveira Almeira - UNEB
Josenilda Mesquita - UNEB
Osvanildo Ferreira - UNEB
Caroline Duarte - UNEB
Luciana Martins - UNEB
Coordenação: Alfredo Eurico Rodrigues Matta - UNEB
PPT



MR 43 “Ensino do Direito na modalidade EAD: Pós-Graduação Lato Sensu e Graduação”
Nicolas Nord – Faculdade de Direito de Strasbourg – França
Alessandra Machado Brandão Teixeira – PUC-MG
Thiago Sayão – Damásio Educacional
Marco Antonio Araujo Junior – Damásio Educacional
George Augusto Niaradi – Comissão de Relações Internacionais da OAB-SP
Coordenação: Marco Antonio Araujo
PPT



MR 44 “Gestão da EAD: a dura face da política institucional”
José Wellington Marinho Aragão – UFBA
Rosa Arruda – Universidade Federal da Bahia – UFBA
Ezileide Santana – Secretara Municipal da Educação – SMED
Márcia Cordeiro – Escola de Gestores / UFBA
Coordenação: Francisco Lima Santos Junior – SEC
PPT



MR 45 “Moocs: uma abordagem do ponto de vista da tecnologia e a posição de algumas instituições europeias”
Roberto Maragliano - Roma Tre - Itália
Mario Pireddu - Roma Ter - Itália
Iara Cordeiro de Melo Franco - PUC Minas e ECA-USP
Coordenação: Enilton Ferreira da Rocha – WR3EAD
PPT



MR 46 “Flexibilizações na EAD: quais os limites?”
Benhur Gaio – Uninter
“Histórico das regulações a partir da LDB. Caminhos e descaminhos da EAD no Brasil recente”
Santiago Castillo Arredondo – UNED
“Mas de 40 años de EaD”
Coordenação: Erica Ruiz Veloso - UNINTER
PPT



MR 51 “Ensino médio com intermediação tecnológica: o desafio enfrentada pelo estado da Bahia”
Iêda Pinheiro Oliveira – SEC BA
Helisângela Acris Araujo – SEC BA
Carlos Antônio Neves Júnior – SEC BA
Coordenação: Letícia Machado dos Santos – SEC BA
Material de apoio (.rar)

EAD sem internet? Falha de infra-estrutura fez expositores
(e palestrantes) mostrarem vídeos gravados ao invés de demonstrações reais.

Encontros


ENCONTRO ESTRATÉGICO DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Edmilson dos Santos de Jesus - UCEE-EMBASA
Material de apoio (.rar)

Sônia Maria Figueiredo de Oliveira – CHESF
PPT

José Cláudio Caldas Calgaro – Unicorreios
Coordenação: Luciano Sathler Rosa Guimarães - Mackenzie


Sem gracinha: Livreiro vendia alguns títulos mais caro do que livrarias virtuais.
Não obstante, conseguiu reunir grande variedade de títulos da área.
(O que não vemos nem nas grandes livrarias brasileiras.)

Sessões Plenárias


“Lançamento do CensoEAD.BR 2012”
Ivete Palange - ABED
PPT

“Do deserto digital para o oceano digital”
John Behrens - Pearson – USA
PPT

“Rumo a um b-learning inclusivo no ensino superior”
José Alves Diniz - Universidade Técnica de Lisboa – Portugal
PPT

“Designs para facilitar o e-learning no século 21”
Atsusi Hirumi - University of Central Florida – USA
Material de apoio (.rar)

PRESIDENTE DE MESA: João Augusto Mattar - TIDD-PUC/SP e Anhembi Morumb



“A avaliação da aprendizagem e o controle de qualidade dos profissionais formados em educação a distância”
Carlos Anibal Correa Granda - IIPED-UTPL – Equador
PPT

“A “Estrutura Intelectual” da Educação a Distância Online - Rumo a uma Agenda de Pesquisa”
Olaf Zawacki-Richter - University of Oldenburg - Alemanha

“Inovar para Educar”
Ricardo Santos Lima – SENAI-BA
Material de apoio (.rar)

PRESIDENTE DE MESA: Rodrigo Camargo Aragão – IAT/SEC/BA



“A dinâmica na mudança da docência, pesquisa e projeção social na sociedade do conhecimento. O papel das tecnologias digitais na educação” - Tradução simultânea
Ángel Humberto Facundo Díaz - Universidad Externado de Colômbia – Colômbia
PPT


“A Maior Distância na Educação a Distância (e como reduzi-la)”
Antonio Simão Neto – Uninter – Brasil – 40’
PRESIDENTE DE MESA: Cristiana Matos Assumpção - Colband


Apresentações Especiais

“Neurociências e Cognição: Qual é a lógica?”
Susane Martinos Lopes Garrido – Estácio de Sá
Material de apoio (.rar)

“Uma leitura sobre aprendizagem profissional reflexiva e permanente: aspectos teóricos, políticos e práticos”
Elomar Christina Vieira Castilho Barilli - FioCruz
Material de apoio (.rar)

Coordenação: Márcio Luiz Bunte - UFMG



“Tendências da Aprendizagem Flexível”
Marcos Formiga – CNPq/UnB
PPT

Coordenação: Carlos Shinoda – Colégio Brasil-Japão



“Para onde caminhamos na EAD”
José Moran - Universidade Anhanguera-Uniderp
PPT

“Gestão de Educação a Distância: EAD na Era Digital”
Robson Santos Silva – CMM
PPT

“WebTV Senac – tecnologia educacional aplicada à formação sócio profissional”
Ana Paula Costa de Oliveira Kamizi - Senac PR
Material de apoio (.rar)

Coordenação: Dorian Lacerda Guimarães - ISAT



“Apresentação Edição de 2013 do CensoEAD.br - Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil”
Ivete Palange – ABED
PPT

Coordenação: Waldomiro Loyolla – UNIVESP / FMU



“Projetos da Unesco para Educação Superior e a Distância no Brasil”
Leda Maria Rangearo Fiorentini - Cátedra de Educação a Distância da UNESCO – Unesco Brasil
PPT



“Análise Setorial do Ensino Superior Privado – Cotejos entre ensino presencial e EAD, Números e perspectivas do mercado de EAD”
Alexandre Nonato – Grupo Hoper
PPT

“Aprendizagem EAD Senac – contribuindo com a formação profissional dos jovens aprendizes”
Ariete Terezinha Bueno Murbach – SENAC PR
PPT

Coordenação: Rosa Simone - CIEE



“O Desenvolvimento do Pensamento Crítico em Educação a Distância: Argumentação, Fatores Subjetivos e Interativos”
Laênio Loche – Grupo Hoper
PPT



“Elaboração de material didático para cursos superiores a distância: referenciais de qualidade”
Izabella Saadi Cerutti Leal Reis – Senac SP
Ariadiny Brasileiro Silva – Senac SP
Material de apoio (.rar)

“PBL e EAD: Desafios e perspectivas”
Karyne O. Coelho - UEGO
Paulo Braga - UEGO
PPT



“Plágio - Desafio para a Integridade Acadêmica
Fredric Michael Litto – ABED
PPT

“EAD Social - atendimento ao sistema carcerário” ou Educação profissional para apenados – o Senac atuando na inclusão social”
Roberson de Lima – Senac PR
Material de apoio (.rar)

Coordenação: Carlos Longo – Universidade Positivo



Tecnologia na educação – tendências e desafios
Ligia Cristina Bada Rubim – SENAC SP
PPT


“A utilização do SMS no reforço cognitivo do aluno de EAD, e seus efeitos no acompanhamento escolar e na diminuição da evasão”
Renato Bulcão de Moraes – UNIP
PPT
Coordenação: Lucy Almeida – UNIP



Autoria de Conteúdo para a Construção de E-Book
Manuela PierinaTagliaferro – Positivo
Kátia Ethiénne Esteves dos Santos – Positivo
Roberta Galon Silva – Positivo
Material de apoio (.rar)



Encontro Presencial em Cursos On-Line: Perspectivas de Inovação no Ensino e Aprendizagem de Adultos na Metodologia da Universidade Positivo
Dinamara Pereira Machado – Positivo
Paula Cristina dos Reis - (UFPR)
Material de apoio (.rar)



Design-BasedResearch – abordagem científica para a Educação do Século XXI: desenvolvendo soluções práticas científicas para a EAD
Alfredo Eurico Rodrigues Matta - UNEB
PPT



“Produção de conteúdo e autoria: discutindo aspectos relevantes na implementação de cursos a distância”
Carmem Lisiane Escouto de Souza – UNISINOS
Material de apoio (.rar)

Ketia Kellen Araújo da Silva – UFRGS
Nivia Maseri de Moraes - Senac SP
Izabella Saadi Cerutti Leal Reis – Senac SP

PPT

Coordenação: Norton Paim Moreira – FabriCo


Programação MEC


DIÁLOGO DA COMUNIDADE DE EAD COM O MEC 1ª. E 2ª PARTE
Denise Abreu e Lima - SeSu e CAPES (UAB)
Cleunice Matos Rehem - SERES
Carlos Artur de Carvalho Arêas – SETEC
PPT

José Guilherme Moreira Ribeiro – SEB e FNDE
Claudia Maffini Griboski - INEP
Luíz Roberto Liza Cury - CNE
Luíz Dourado - CNE

Coordenação: Carlos Roberto Juliano Longo – Grupo Positivo e Jucimara Roesler - UNIT


Oficinas

SEB

“Novo Portal do Professor”
Alexandre Mathias Pedro – SEB
Clarissa Stefani Teixeira – UFSC

Material de apoio (.rar)

Raquel Pereira da Silva - SEB
Ariovaldo Bolzan - UFSC



SERES “Como se credenciar para oferta de EAD para Educação Superior no Brasil”
Joana D’arc de Castro Ribeiro – SERES/MEC
PPT

De maneira geral, foi um bom congresso, com algumas práticas que vale a pena observar: a organização fazia sorteios de brindes apenas para quem chegou antes ou no horário estipulado para cada apresentação.  Tudo para estimular a pontualidade.
Algumas caixinhas com lanches foram distribuídas, brindes também foram sorteados entre os que foram em todos os estandes da área de expositores. Um selinho colecionável em uma cartela controlava a quantidade de visitas.
A nota ruim, ficou por conta da internet muito ruim que foi disponibilizado para os participantes. Não havia internet para os expositores. Não havia transmissão dos eventos pelo internet em tempo real.
Para um congresso de EaD, isso acaba sendo uma falha grave de organização. Todavia, segundo relatos de quem participou de congressos anteriores, a ABED vem se aprimorando a cada nova edição. Ainda bem.

Algumas fontes consultadas:
Colégio Bandeirantes. Horizon Report é publicado em português. Disponível em <http://colband.net.br/horizon-report-e-publicado-em-portugues/> Acesso em: 4/11/2013.
Porvir. Dissecando o ensino superior até 2018. Disponível em <http://porvir.org/porpensar/dissecando-ensino-superior-ate-2018/20130429> Acesso em: 4/11/2013.
ABED. Anais do 19° CIAED. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2013/trabalhos/Programacao_com_links_atividades.pdf> Acesso em: 4/11/2013.

[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: Resumo do 19° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
Resumo do 19° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirmXgEMDqxfwqWFCuLCbdkbP_KX2GJ9aftzQWdxPnSGDDMlWGW_ipGloIboRELmq5eJG4qSbcvO66MM7tOM8a5WFPtZLxi5fh0qx2bE72MdCCbbO3PS9_mddQDpPqOyGom3rs0We6NNGiO/s320/eadBahia.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirmXgEMDqxfwqWFCuLCbdkbP_KX2GJ9aftzQWdxPnSGDDMlWGW_ipGloIboRELmq5eJG4qSbcvO66MM7tOM8a5WFPtZLxi5fh0qx2bE72MdCCbbO3PS9_mddQDpPqOyGom3rs0We6NNGiO/s72-c/eadBahia.jpg
Brasil Acadêmico Draft
http://draftbracad.blogspot.com/2013/11/resumo-do-19-congresso-internacional.html
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2013/11/resumo-do-19-congresso-internacional.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy