Bill Gates: Professores precisam de verdadeiro 'feedback'

Até recentemente, muitos professores só tinham uma palavra como 'feedback' durante o ano: "satisfatório". E sem 'feedb...

Até recentemente, muitos professores só tinham uma palavra como 'feedback' durante o ano: "satisfatório". E sem 'feedback', sem orientação, não há forma de melhorar. Bill Gates sugere que até mesmo ótimos professores podem ficar melhores com um 'feedback' dinâmico -- e expõe um programa de sua fundação para colocar isso em toda sala de aula.


Todos nós precisamos de um treinador. Não importa se você é um jogador de basquete, de tênis, um ginasta, ou um jogador de bridge. (Risos)



Minha treinadora de bridge, Sharon Osberg, diz que ela tem mais fotos da parte de trás de sua cabeça do que qualquer outra pessoa no planeta. (Risos) Desculpe, Sharon. Aqui vamos nós.

Todos nós precisamos de alguém que nos dê feedback. É isso que nos faz melhorar. Infelizmente, existe um grupo de pessoas que não recebem quase nenhum feedback para ajudá-las a melhorar o seu trabalho, e essas pessoas têm um dos trabalhos mais importantes do mundo. Estou falando dos professores. Quando Melinda e eu descobrimos o quanto de feedback útil a maioria dos professores recebe ficamos espantados. Até pouco tempo, mais de 98% dos professores recebiam apenas uma palavra de feedback: Satisfatório. Se tudo que minha treinadora de bridge já me tivesse dito fosse que eu era "satisfatório", eu jamais teria esperança de melhorar. Como eu saberia quem foi o melhor? Como eu saberia o que fiz de diferente? Hoje, os distritos estão reformulando a forma que avaliam os professores, mas ainda damos a eles quase nenhum 'feedback' que realmente os ajude a melhorar sua prática. Nossos professores merecem mais. O sistema que temos hoje não é justo para com eles. Não é justo para com os estudantes, e está colocando a liderança dos Estados Unidos em risco. Então, hoje quero falar de como podemos ajudar todos os professores a conseguir as ferramentas para os aperfeiçoamentos que eles querem e merecem.

Vamos começar perguntando quem está indo bem. Bom, infelizmente não há tabelas internacionais de classificação para sistemas de feedback aos professores. Assim, olhei para os países cujos estudantes têm um bom desempenho acadêmico e observei o que estão fazendo para auxiliar seus professores a melhorar. Considere a classificação para proficiência em leitura. Os Estados Unidos não são o número um. Não estamos nem mesmo entre os 10 primeiros. Estamos empatados com a Islândia e a Polônia, em 15º. Bem, de todos os lugares que estão melhor que os E.U.A. em leitura, quantos deles têm um sistema formal para auxiliar os professores a melhorar? 11 de 14. Os E.U.A. estão empatados em 15º em leitura, mas estamos em 23º em ciências e 31º em matemática. Então, só existe, na verdade, uma única área onde estamos perto do topo, e essa é deixar de fornecer aos nossos professores o auxílio que necessitam para desenvolver suas capacidades.

Vamos olhar para o melhor desempenho acadêmico: a província de Xangai, na China. Bem, eles estão em primeiro lugar no ranking geral, em leitura, matemática e ciências, e um dos pontos chave do incrível sucesso de Shangai é a forma como ajudam professores a continuar melhorando. Eles se certificam de que os professores mais jovens tenham a chance de observar os mestres no trabalho. Eles têm grupos de estudos semanais, em que os professores se reúnem e conversam sobre o que funciona. Até mesmo solicitam a cada professor que observe e dê feedback a seus colegas.

Você pode se perguntar: por que um sistema assim é tão importante? É porque há muita variação na profissão de lecionar. Alguns professores são muito mais eficazes que outros. De fato, há professores pelo país que estão ajudando seus alunos a ter ganhos extraordinários. Se o professor mediano de hoje pudesse tornar-se tão bom como aqueles professores, nossos estudantes estariam deixando para trás o restante do mundo. Portanto, precisamos de um sistema que ajude todos nossos professores a serem tão bons quanto os melhores.

Como seria esse sistema? Bem, para descobrir isso, nossa fundação está trabalhando com 3.000 professores, em distritos pelo país, em um projeto chamado "Medidas do Ensino Eficaz". Tivemos observadores para assistir a vídeos de professores na sala de aula e avaliar como eles se saíram em uma série de práticas. Por exemplo, fizeram aos alunos perguntas desafiadoras? Encontraram diversas formas de explicar uma ideia? Também tivemos alunos que respondem pesquisas com questões como: "Seu professor sabe quando a classe entende uma lição?" "Você aprende a corrigir seus erros?"

E o que descobrimos é muito animador. Primeiro, os professores que foram bem nessas observações tinham resultados muito melhores dos alunos. Portanto, isso nos diz que estamos fazendo as perguntas corretas. Segundo, professores no programa nos disseram que esses vídeos e essas pesquisas dos estudantes eram ferramentas de diagnóstico muito úteis, porque indicavam pontos específicos em que eles podiam melhorar. Quero mostrar como é esse vídeo do "MEE" em ação.

(Música)

(Vídeo)

Sarah Brown Wessling: Bom dia a todos. Vamos falar sobre o que vamos fazer hoje. Para começar, vamos fazer uma revisão por pares, ok? Uma aula de revisão por pares, e nosso objetivo ao final da aula é que você seja capaz de determinar se precisa ou não fazer alterações em seu trabalho.

Meu nome é Sarah Brown Wessling. Sou uma professora de inglês no ensino médio, na Johnston High School, em Johnston, Iowa.

Junte-se ao colega ao seu lado. Diga-lhe o que você pensa que eu quero dizer quando falo de alterações no trabalho. Falei sobre.

Penso que há uma diferença para os professores entre o abstrato de como vemos nossa prática e a realidade concretizada dele.

Ok, eu gostaria, por favor, que apresentassem seus trabalhos.

Acho que aquilo que o vídeo nos oferece é um certo grau de realidade. Você não pode contestar o que vê no vídeo, e há muito a aprender disso, e existem muitas maneiras através das quais podemos crescer como profissionais quando realmente assistimos a isso. Tenho apenas uma câmera e um tripé e investi nesta pequena objetiva grande-angular. No início da aula, eu a instalo no fundo da classe. Não é uma filmagem perfeita. Ela não pega cada coisinha que está acontecendo. Mas posso ouvir os sons. Posso ver muito. E consigo aprender muito com isso. Então, na verdade, ela tem sido uma ferramenta simples mas poderosa na minha reflexão.

Certo, vamos dar uma olhada no mais longo primeiro, ok?

Quando termino de gravar, passo para meu computador, depois examino e dou uma olhada. Se não escrevo as coisas, não me lembro delas.

Então fazer anotações é parte do meu processo de reflexão e vou descobrindo o que percebo enquanto escrevo. De fato, tenho usado isso para meu próprio crescimento pessoal e reflexões pessoais sobre estratégias de ensino, metodologia e gerenciamento da classe, e todas aquelas facetas diferentes da sala de aula.

Estou satisfeita por realmente termos feito o processo antes porque podemos meio que comparar o que funciona, o que não funciona.

Acho que esse vídeo expõe tanto do que é intrínsico a nós como professores, de maneiras que nos ajudam a aprender e entender, e ajuda nossa comunidade mais ampla a entender o que é realmente esse trabalho complexo. Acho que é uma forma de exemplificar e ilustrar coisas que não podemos transferir para um plano de aula, coisas que não conseguimos transmitir em um padrão, coisas que você não consegue, muitas vezes, transmitir em um livro de pedagogia.

Certo, pessoal, tenham um ótimo fim de semana. Até mais.

[Todas as classes poderiam ser como essa]

(Aplausos)

Bill Gates: Um dia, gostaríamos que todas as salas de aula nos E.U.A. fossem algo assim. Mas ainda temos um trabalho a fazer. Diagnosticar áreas em que o professor precisa melhorar é apenas metade da batalha. Temos também que dar a eles as ferramentas que necessitam para agir no diagnóstico. Se você sabe que precisa melhorar a forma como ensina frações, você deveria conseguir ver um vídeo da pessoa que melhor ensina frações no mundo.

Portanto, construir este feedback de ensino e um sistema de aperfeiçoamento completos não será fácil. Por exemplo, sei que alguns professores, de imediato, não se sentem confortáveis com a ideia de uma câmera na classe. É compreensível, mas nossa experiência com o "MEE" sugere que se os professores administram o processo, se reunirem os vídeos de suas classes, e escolherem as aulas que querem entregar, muitos deles estarão dispostos a participar.

Construir esse sistema também exigirá um investimento considerável. Nossa fundação estima que custaria até cinco bilhões de dólares. Bem, é um número grande, mas para colocá-lo em perspectiva, é menos de 2% do que gastamos todo ano com salários de professores.

O impacto para os professores seria fenomenal. Finalmente teríamos uma forma de dar-lhes feedback, bem como os meios para agir sobre isso.

Mas esse sistema teria um benefício mais importante para nosso país. Ele nos colocaria a caminho de ter certeza de que todos nossos estudantes tenham uma ótima educação encontrem uma profissão que seja compensadora e tenham uma chace de viver seus sonhos. Isso não faria de nós apenas um país de mais sucesso. Também nos tornaria mais justos.

Estou entusiasmado com a oportunidade de dar a todos nossos professores o suporte que eles querem e merecem. Espero que vocês estejam também.

Obrigado.

(Aplausos)

[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: Bill Gates: Professores precisam de verdadeiro 'feedback'
Bill Gates: Professores precisam de verdadeiro 'feedback'
http://1.bp.blogspot.com/-5aupQveJjJM/UnBRxQUZ_SI/AAAAAAAAW5M/mAf4ZzoT_Gg/s400/gatesTed.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-5aupQveJjJM/UnBRxQUZ_SI/AAAAAAAAW5M/mAf4ZzoT_Gg/s72-c/gatesTed.jpg
Brasil Acadêmico Draft
http://draftbracad.blogspot.com/2013/10/bill-gates-professores-precisam-de.html
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2013/10/bill-gates-professores-precisam-de.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy