Uma introdução à impressão 3D

É uma realidade hoje que você pode baixar produtos da Web - produtos em forma de dados, melhor dizendo - talvez modificar e personalizar con...

É uma realidade hoje que você pode baixar produtos da Web - produtos em forma de dados, melhor dizendo - talvez modificar e personalizar conforme sua preferência e gosto, e enviar esta informação para um máquina de mesa que irá fabricar a peça para você no local.

Nós podemos construir para você, muito rapidamente, um objeto material. E a razão de podermos fazer isto é através de uma tecnologia emergente chamada fabricação aditiva, ou impressão 3D.



Esta é uma impressora 3D. Elas apareceram há quase 30 anos, o que é um tanto fantástico de se pensar, mas elas estão apenas começando a se infiltrarem na área pública. E normalmente, nós pegaríamos dados, como os dados de uma caneta aqui, que seriam a representação geométrica desse produto em 3D, e nós poderíamos passar esses dados com o material para uma máquina. E um processo que poderia acontecer na máquina construiria o produto camada a camada. E podemos pegar o objeto físico, pronto para usar, ou talvez, para montar outro objeto.

Mas se estas máquinas existem há quase 30 anos, por que não sabemos delas? Porque basicamente elas têm sido ineficientes, inacessíveis, não suficientemente rápidas, e muito caras. Mas hoje, está se tornando realidade que elas agora estão tendo êxito. Muitas barreiras estão caindo. Isto significa que vocês logo terão acesso a uma destas máquinas, se não já. Isto mudará e romperá o panorama da manufatura, e certamente nossas vidas, nossos negócios e a vida de nossas crianças.

Então, como isso funciona? Tipicamente lê os dados CAD que são dados do modelo do produto criado por programas profissionais de design. Veja um engenheiro -- poderia ser um arquiteto ou um projetista profissional -- criando um produto em 3D. E estes dados são enviados para uma máquina que fatia os dados em representações bidimensionais do produto todo -- quase como fatiar um salame. E esses dados, camada por camada, passam pela máquina, começando pela base do produto depositando o material, camada sobre camada, fundindo a nova camada na camada anterior num processo aditivo. E este material que é depositado ou vem na forma líquida ou na forma de pó. e o processo de junção pode acontecer por fundição e depósito ou depósito e fundição. Aqui podemos ver uma máquina de sinterização a laser desenvolvida pela EOS. Ela está, na verdade, usando um laser para fundir a nova camada de material sobre a antiga camada. E com o passar do tempo -- bem rápido, em algumas horas -- podemos construir o produto físico, pronto para ser retirado da máquina e usado. Esta é uma idéia extraordinária, mas é uma realidade hoje.

Portanto todos estes produtos que vemos na tela foram feitos da mesma forma. Todos foram impressos em 3D. Como podem ver, variam de sapatos, anéis feitos de aço inoxidável, capas de telefones de plástico, até implantes de coluna, por exemplo, que foram feitos de titânio para uso médico e partes de um motor. Mas o que notarão em todos estes produtos é que são muito, mas muito detalhados. O projeto é extraordinário. Pois estamos tomando estes dados em 3D, fatiando os antes passar na máquina, podemos na verdade criar estruturas que são mais complexas do que qualquer outra tecnologia de fabricação -- ou, de fato, são impossíveis de serem construidas de outra forma. E podemos criar partes com componentes móveis, dobradiças, partes dentro de partes.

Em alguns casos, podemos abolir totalmente a necessidade de trabalho manual. Parece ótimo. É ótimo. Podemos ter impressoras 3D hoje que constroem estruturas como estas. Isto tem quase três metros de altura. e foi construido depositando arenito artificial camada sobre camada em camadas de mais ou menos 5 a 10mm de espessura -- construindo aos poucos essa estrutura. Isto foi criado por uma firma de arquitetura chamada Shiro. Na verdade você pode andar dentro dela. No outro extremo temos esta microestrutura. Criada por depósito de camadas de mais ou menos 4 microns. Realmente a resolução é inacreditável. O detalhe que se consegue hoje é espantoso.

Então, quem está usando isto? Principalmente, porque podemos criar produtos rapidamente, está sendo usado por projetistas, ou qualquer um que queira criar protótipos de produtos e rapidamente criar ou repetir um modelo. Realmente o que é espantoso sobre esta tecnologia é que você pode criar produtos sob medida em massa. Há pouca economia de escala. Daí você pode criar peças únicas facilmente. Arquitetos, por exemplo, eles querem criar um protótipo de um prédio. Novamente podem ver, este é um prédio da Universidade Livre de Berlim E foi projetada por Foster e Associados. De novo, impossível de ser construído de outra jeito. e muito difícil de ser criado mesmo a mão.

Agora isto é um componente do motor. Foi desenvolvido por uma companhia chamada Within Technologies e 3T RPD. É um projeto muito, muito detalhado por dentro. Agora a impressão 3D pode quebrar muitas barreiras em projetos que desafiam as restrições da produção em massa. Se nós fatiamos este produto que aqui está, vocês podem ver uma série de canais de refrigeração que passam através dele, o que significa que é um produto mais eficiente. Não conseguimos criá-lo com as técnicas usuais de fabricação mesmo que tentemos fazê-lo a mão. É mais eficiente porque podemos criar todas estas cavidades dentro do objeto que refrigeram o fluído. E é usado por aeronaves e automotivos. É uma peça mais leve e gera menos resíduos. Daí seu desempenho e eficiência geral excede o padrão dos produtos produzidos em massa.

Então pegando esta ideia da criação de uma estrutura muito detalhada, nós podemos pôr-la em estruturas parecidas com favos de mel e usá-las em implantes. Normalmente um implante é mais eficiente dentro do corpo se for mais poroso, pois os tecidos de nosso corpo vão envolvê-lo. Haverá uma chance menor de rejeição. Mas é muito difícil criar isso de forma convencional. Com a impressão 3D, vemos hoje que podemos criar implantes muito melhores. De fato, como podemos criar produtos sob medida em massa, exclusivos, podemos criar implantes que são específicos para cada indivíduo.

Como podem ver, esta tecnologia e a qualidade do que é produzido pelas máquinas é fantástico. Estamos começando a vê-la em uso para produtos finais. De fato, como os detalhes estão aumentando, a qualidade está aumentando, o preço das máquinas está caindo e estão ficando mais rápidas. Elas também estão ficando pequenas o suficiente para serem colocadas em mesas. Vocês podem comprar uma máquina hoje por $300 que você pode criar você mesmo, o que é inacreditavel.

Mas então fica uma pergunta, por que todos nós não temos uma em casa? Porque, simplesmente, a maioria de nós aqui hoje não sabemos como criar os dados que a impressora 3D lê. Se eu lhe desse uma impressora 3D, vocês não saberiam como comandá-la a fazer o que vocês desejam. Mas há mais e mais tecnologias, software e processos hoje em dia que estão derrubando essas barreiras. Acredito que estamos em um ponto crítico onde isso agora é algo que não podemos evitar. Esta tecnologia irá romper o panorama da manufatura e, acredito, causar uma revolução na manufatura.

Então hoje, vocâ pode baixar os produtos da Web -- qualquer coisa que tiver na sua mesa, como canetas, apitos, espremedores de frutas. Podem usar software como Google SketchUp para criar produtos do zero facilmente. A impressão 3D também pode ser usada para baixar peças sobressalentes da Web. Imagine que tenha, digamos, um aspirador Hoover em casa e ele quebrou. Voce precisa de uma peça sobressalente, mas descobre que a do Hoover não é mais fabricada. Você imagina em ficar online -- isto é uma realidade -- e achar a tal peça em uma base de dados de geometrias de um produto descontinuado e baixando essa informação, esse dado, e assim fazer o produto em sua casa, pronto para usar, a seu pedido? De fato, porque podemos criar essas peças, as máquinas estão literalmente criando elas mesmas. Você tem máquinas que se fazem. Essas são peças de uma máquina RepRap, que se parece com uma impressora de mesa.

Mas o que mais interessa para a minha empresa é que vocês possam criar produtos únicos em massa. Não há necessidade de produzir milhares de milhões ou enviar o produto para ser moldado por injeção na China. Você pode tê-lo fisicamente bem ali. O que significa que nós podemos apresentar ao público o futuro da personalização. Isto é algo que agora é possível, que você pode personalizar diretamente a aparência de seus produtos,

Estamos todos familiarizados com a idéia de adaptar ou personalizar. Marcas como a Nike estão fazendo isto. Por toda Web. De fato, todo grande fabricante está permitindo que você interaja com seus produtos diariamente -- desde os carros Smart a Prada até Ray Ban, por exemplo. Mas isto não é realmente personalização em massa; isto é conhecido como produção variante, variações de um mesmo produto. O que você pode fazer agora é realmente influir e manipular o formato de seu produto.

Não sei vocês, mas eu tive experiências de entrar numa loja sabendo exatamente o que eu queria e revirar a loja a procura da luminária perfeita que eu sabia onde colocar em casa e não consegui encontrar o que desejava, ou a jóia perfeita para dar de presente ou para mim. Imagine que agora você pode entrar em contato com uma marca, e interagir, de forma a passar seus atributos pessoais aos produtos que você está comprando.

Você pode hoje baixar um produto com um software deste, ver o produto em 3D. Esse é o tipo de dados 3D que a máquina lerá. Esta é a luminária. Você pode começar a copiar o projeto. Você pode escolher a cor do produto, talvez o material. E também, você pode manipular o formato do produto, dentro de limites seguros. Pois as pessoas obviamente não são projetistas profissionais. O software tomará conta para que o projeto fique dentro dos limites do realizável. E quando alguém estiver pronto para comprar o produto do seu projeto personalizado, ele clica em 'Enter' e é feita a conversão dos dados no formato que a impressora 3D lê passando-os para a impressora 3D, Talvez já na mesa de alguém.

Mas não pense que é assim imediato. Não acho que isto acontecerá logo. O que deve acontecer, e o que vemos hoje, é que os dados são enviados para um centro de manufatura local. Isto quer dizer menos pegadas de carbono. Nós agora, em vez de enviarmos um produto pelo mundo, estamos enviando dados pela Internet. Aqui está o produto sendo feito. Você pode ver, isso saiu da máquina em uma peça e a eletrônica é instalada depois. Esta é a luminária, como vocês podem ver. Portanto desde que tenham os dados, vocês pode criar a peça conforme a necessidade.

E você não precisa usar isto só por questões estéticas, você pode usar para questões funcionais, escaneando partes do corpo e criando coisas que se encaixem. Podemos usar isto em próteses, altamente especializadas para uma deficiência. Ou podemos criar próteses bem específicas para aquele indivíduo. Escaneamento de dentes hoje, seus dentes podem ser escaneados e uma jaqueta ou coroa feita dessa forma para você. Enquanto você espera no dentista, a máquina vai criando isto para você pronta para ser colocada no dente.

A ideia de criar implantes, escaneando os dados, em uma ressonância magnética de alguém pode ser convertida em dados 3D e podemos criar implantes bem específicos. E usar isto com o objetivo de construir o que temos em nossos corpos. Você sabe, este é um par de pulmões e os brônquios. É muito intricado. Não conseguiríamos criar ou simular isto de outra forma. Mas com os dados da ressonância magnética, podemos construir o produto, como podem ver, com muito detalhe. Usando este processo, os pioneiros da área estão criando camadas de células hoje. Um dos pioneiros, por exemplo, Dr. Anthony Atala, tem trabalhado em depositar células para criar partes do corpo -- bexigas, válvulas, rins. Agora isto não é algo pronto para o público, mas está progredindo.

Para finalizar, somos todos indivíduos. Temos preferências únicas, necessidades diferentes. Gostamos de coisas diferentes. Temos tamanhos diferentes e nossas empresas também. Negócios querem coisas diferentes. Sem dúvida nenhuma, acredito que esta tecnologia irá causar uma revolução na manufatura e mudará o panorama da manufatura como o conhecemos.

Obrigada.

(Aplauso)
[Via BBA]

Comentários

Nome

A divulgar Abelha acessibilidade acessório Acidente Acidentes Acústica Adágios Adestramento Administração adulto Aerodinâmica Aeronáutica África Agência Brasil Agropecuária AIDS Alcoolismo Alemanha Alerta Algoritmo Alimento Alzheimer Amazon Amazônia Análise Combinatória Anatomia Android Animação Animais de Estimação Animal Antropologia apagão Apicultura Apobec App Apple Apresentação aquário Argentina Arqueologia arquitetura Arte Astrobiologia Astronomia Ativismo Áudio Audio FX Áustria Autismo Auto-ajuda Automobilismo Automóvel aventura Aviação Aviônica Bahia Balonismo Banco de Dados Beber e Dirigir biblioteconomia Bicicleta Biografia Biologia Biologia Marinha bioquímica Biotecnologia Blog Blogger Boato Bomba borderô de desconto Botânica Brasil Brasília BRIC Browser Bugs CAD Calor Câmera lenta Campanha câncer cardiologia carreira Casemods Caso Isabella Nardoni Caso Snowden Celebridades celular Células-Tronco Cérebro Charge China Cibercultura Ciclovia Cidadania Ciência Cinema Clip Cliparts Cloud computing Comédia competência Complemento de dois Comportamento Computação Computação em grade Computação forense Computação Gráfica Computação Móvel Comunicação e Marketing Concurso Concurso Cultural de Natal Concursos Público Concursos Públicos Conectômica Conspiração Consumidor Consumismo contabilidade Contos Copa do Mundo Cordel Coreia do Norte Coreia do Sul Corpo Coruja cosmética cosmologia Criança Crime Crime Digital crise crise econômica crônica crônicas Cronologia CSS Cuba Culinária Cultura Curiosidades custos fixo custos variáveis Dança DAO Darwin Decoração demência Demografia Denúncia Dermatologia Desastre Natural Descoberta desconto duplicatas Desenho instrucional Desenvolvimento de jogos Design Dia das Mães Dia do professor diabetes Dica Dicas Didática Dieta diplomacia Direito Direito Eleitoral Direito Internacional Direito Tributário Direitos Humanos Disney Distrito Federal Documentário Doutorado download Drogas e-Book e-governo Ecologia economia Editoração Eletrônica Educação Educação a Distância educação física Educação sexual Efeitos Sonoros Egiptologia Eleições Eleições 2014 Eletricidade eletrônica empreendedorismo enciclopédia endocrinologia Enem Energia Energia Alternativa Energia Nuclear Engenharia Engenharia Civil Engenharia de materiais Engenharia de Software Engenharia Genética Engenharia Mecânica Enretenimento Ensino a Distância Ensino Superior Entomologia Entretenimento Entrevista Epidemiologia Equador Escândalo Escritório Espaço Espanha Espanhol Espeleologia Espetáculo Espionagem Esporte Estação Estágio Estatísticas estrutura de dados Ética EUA Evento Evolução Exercícios físicos Exobiologia experiência fábulas Facebook Farmacologia Favo featured Feminismo Férias Ferramentas FIFA Filantropia Filmes Filosofia Firefox Física Física Quântica Fisiologia Fisioterapia Flagrante Flamengo Folclore Fome Fonoaudiologia Fotografia Fotos em 360 graus França Francês frases Fraude Freeware Futebol Futurologia gadget Gafe Gastroenterologia Gastronomia Geek Genética Geofísica Geografia Geologia Geometria geopolítica Geriatria Gestão de Configuração Gestão de Projetos Gestão do conhecimento Ginecologia Glass Google Governo GPS Gradiente gramática Gravidez Grécia Grécia Antiga Guerra Guinness H2 Haiti hardware História HIV homenagem Horologia HPV HTML Humor Humor Negro IBM ICIJ Idioma IHC ilo ilusão ilusão de óptica ilusão de ótica ilusionismo Imagem 3D Imagens Imagine Cup Império Romano Imprensa Impressora 3D Incêndio Inclusão digital Índia Índios Infectologia Infográfico Informática Inglaterra Inglês Inovação Inteligência Artificial interativo Interface Interface Homem-Computador Interfaces Hápticas Internacional Internacionalização da Amazônia Internet Inundação Invenção Inventos iPad IPEA iphone Irã Iraque Israel Japão Java Java. jogos Jogos educativos Jogos Olímpicos Jornalismo Justiça Kinect Le Monde Diplomatique Brasil Letras Lexicografia Liderança Life Hacking Linguística Literatura Livro Lógica Logística Lua Maçonaria Malásia Malvinas Malware Mapa Mapas Marte Mastologia Matemática Matemática Financeira maternidade Mecânica Mecânica dos Fluidos Mecatrônica Medicina Medicina Esportiva Medicina Veterinária Meio Ambiente Mel melanoma Memória memorização Mente Mercado de Trabalho mercosul Mestrado meteorologia Metodologia Científica México Microbiologia Microsoft Mídia Social Militar Mineralogia Mistério MIT Mitologia Mobilidade Mobilidade Urbana MonaVie Montanhismo Moodle Mossad Motivação MSF Mudança Climática Mulher Multimídia museu Música MVC Nanotecnologia Nasa Natação Natal Natureza Negócios Neurociência Neurologia Nordeste Noruega notícias Novidades Novo Enem Números Nutrição Obama Obesidade Observatório da Imprensa Obstetrícia Oceanografia odontologia Offshore Leaks oftalmologia Olimpíadas oncologia ONU Opinião Óptica Oracle Oriente Médio Orkut Ornitologia ortografia Ortopedia ótica Otorrinolaringologia Paginadores paleontologia Paquistão Pará Paraguai parkinson Passeio virtual Patinação Pediatria Pensamentos performance Periférico Pesca Pesquisa Petição Petrobrás Petróleo Photoshop Pirataria planilha de custo Playstation 3 Plebiscito Pneumologia Podcast Poesia Poítica Política Portugal português Pós-graduação prazo médio Pré-sal Prêmio Nobel primatologia privacidade produtividade professor Hamilton Alves Programa Gratuito Programação Projeto Truco Promoção Propaganda Psicanálise Psicologia Psicologia Animal Psiquiatria Pública publicidade Publieditorial Quadrinhos Quads Qualidade Qualidade de Vida quimica química realidade aumentada realidade diminuída Realidade Virtual Reconhecimento de imagem Reconhecimento de voz Recorde Redação redes Referência Referendo Reforma Política Relacionamento Relações Internacionais Religião Responsabilidade Social Retrospectiva Rio 2016 Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul robótica Roda Viva Roma roteiro RSA Rússia Samsung Sanitarismo Santa Catarina São Paulo saúde Savant Segunda Guerra Mundial Segurança Segurança da Informação Seleção Natural serviço Serviço Online Sexologia sexualidade Show SIGGRAPH Simulação Sismologia Sistema operacional Sistemas de Numeração Sites de Busca Sociedade Sociologia Software Software Livre Sol Sono Sony SOPA Suécia Sugestão de presentes Sun supercomputadores Sustentabilidade Tabagismo Talento precoce taxa de juros efetiva taxa de juros nominal Taxas Equivalentes Taxidermia Teatro Técnicas de Estudo Tecnologia Tecnologia da Informação TED TedMed TEDx Rio+20 TEDxAmazônia TEDxAsaSul Telefonia Televisão Temas Tempo Tendências Teologia teoria das supercordas Terremoto Terrorismo Testes Tipologia Tomada de Decisão tradução Trânsito transporte tributo Trigonometria Tubarão Turismo Tutorial Twitter UFG ufologia UFRJ universidade Urbanismo Urologia USP Utilidade Pública Utilitário Vale Vaticano Ventriloquismo Verão vestibular Vestimenta Vida Digital Vida Moderna Vida Selvagem Vídeo Videogame Vídeos Vídeos 360 Violência Vírus Visão Computacional Vôlei Vulcanologia Watergate Política Web 2.0 Web Application Web Semântica Web Seminar webdesign Webinar widget WikiLeaks Wikipedia Windows Xadrez YouTube Zoologia
false
ltr
item
Brasil Acadêmico Draft: Uma introdução à impressão 3D
Uma introdução à impressão 3D
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSDuAcw9ogtwlCrKE8foDCQ0-POqxvzjwCnTSeZ7VVrSYJ0-dCRMbuP5c9u1lCBbq2vVN92CZHDBTFsJ-C1_xHQMZk2oqRzXiPuamioKfsg8FTwLB29XdbjnsoBqectQ6IWJQhOo9LsWEl/s400/imp3D.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSDuAcw9ogtwlCrKE8foDCQ0-POqxvzjwCnTSeZ7VVrSYJ0-dCRMbuP5c9u1lCBbq2vVN92CZHDBTFsJ-C1_xHQMZk2oqRzXiPuamioKfsg8FTwLB29XdbjnsoBqectQ6IWJQhOo9LsWEl/s72-c/imp3D.jpg
Brasil Acadêmico Draft
http://draftbracad.blogspot.com/2013/08/uma-introducao-impressao-3d.html
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/
http://draftbracad.blogspot.com/2013/08/uma-introducao-impressao-3d.html
true
7742307559183522523
UTF-8
Nenhuma artigo encontrado. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos Indicado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS ARTIGOS Nenhum artigo corresponde ao critério procurado Ir para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este conteúdo é PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy